Período (d.C.)TemaEvento
março, 1501Grandes Navegações / Portugal / ÍndiaParte de Lisboa a terceira frota portuguesa rumo à Índia, composta por quatro navios e comandada por João da Nova, fidalgo galego a serviço de Portugal. Nessa viagem são descobertas as ilhas de Ascensão e Santa Helena no Atlântico Sul.
maio de 1501 a setembro de 1502Grandes Navegações / Portugal / BrasilGaspar de Lemos, juntamente com Américo Vespúcio, comanda a primeira expedição exploratória do litoral brasileiro. Nessa viagem são descobertos o Arquipélago de Fernando de Noronha; a foz do Rio São Francisco; a Baía de Todos os Santos; a Baía de Guanabara; Angra dos Reis e a Ilha de São Vicente.
Gaspar de Lemos era o comandante do navio da frota de Cabral que retornou a Portugal com a carta de Pero Vaz de Caminha relatando o descobrimento do Brasil.
31 de julho, 1501Grandes Navegações / PortugalFrota de Pedro Álvares Cabral chega de volta a Lisboa. Dos treze navios que partiram em março de 1500, apenas quatro retornaram.
15 de fevereiro, 1502Grandes Navegações / Portugal / ÍndiaSegunda expedição de Vasco da Gama à Índia.
1503Grandes Navegações / Portugal / BrasilGonçalo Coelho comanda a segunda expedição exploratória do litoral brasileiro, que contou também com a participação de Américo Vespúcio.
1503 a 1507ArtesPeríodo provável em que foi pintado o quadro Mona Lisa (La Gioconda) de Leonardo da Vinci (1452-1519).
1505Grandes Navegações / Espanha / AméricaQuarta viagem de Cristóvão Colombo à América parte do porto de Cádis em maio de 1505 com quatro caravelas. Alcança a costa centro-americana, chegando ao território dos atuais Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.
20 de maio, 1506EspanhaCristóvão Colombo morre na cidade espanhola de Valladolid.
1506 a 1612PapadoConstrução da Basílica de São Pedro em Roma.
1508 a 1512ArtesPeríodo em que Michelangelo Buonarroti (1475-1564) pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano.
1509FilosofiaErasmo de Rotterdam (1466-1536), filósofo e teológo holandês, escreve "O Elogio da Loucura".
1509InquisiçãoChegam os primeiros inquisidores na América Espanhola.
1509 a 1547InglaterraReinado de Henrique VIII, filho de Henrique VII. Passou à História como um dos primeiros reis absolutistas e aquele que rompeu com a Igreja Católica, em 1534, fundando a própria igreja inglesa, a Anglicana.
A Igreja Anglicana apresenta muitos pontos de fé do protestantismo, mas mantém boa parte do ritual católico.
Henrique VIII ficou também famoso pelos seus seis casamentos: Catarina de Aragão; Ana Bolena; Jane Seymour; Ana de Clevres; Catarina Howard e Catarina Parr. Ana Bolena e Catarina Howard foram decapitadas, por ordem de Henrique VIII, acusadas de adultério.
1510 a 1511Grandes Navegações / Portugal / ÁsiaPortugueses colonizam Goa na Índia (1510) e Málaca na Malásia (1511)
março, 1513Grandes Navegações / Espanha / AméricaPonce de León, navegador espanhol, descobre a Península da Flórida, no sul do atual território dos Estados Unidos.
setembro, 1513Grandes Navegações / Espanha / AméricaVasco Nuñez de Balboa, fidalgo e explorador espanhol, cruza o Istmo do Panamá e se torna o primeiro europeu a avistar o Oceano Pacífico.
1514Ciência e TecnologiaAstrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) dá início à Astronomia moderna ao divulgar o modelo heliocêntrico do Sistema Solar que se contrapunha à teoria geocêntrica de Ptolomeu.
1515 a 1547FrançaReinado de Francisco I. Foi grande patrocinador das artes e difusor da cultura renascentista. Convidou Leonardo da Vinci para residir na França, o que ocorreu de 1516 até a morte do pintor em 1519.
Ficou célebre a frase irônica de Francisco I sobre o Tratado de Tordesilhas que estabelecia a divisão das terras descobertas e a descobrir entre portugueses e espanhóis: "Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que me exclui da partilha do mundo".
1515 a 1516Grandes Navegações / Espanha / AméricaJuan Díaz de Solis, em busca de uma ligação entre o Atlântico e o Pacífico, percorre parte da costa brasileira e do atual Uruguai, descobrindo o Rio da Prata, a quem chama de "Mar Dulce", por confundí-lo com um braço de mar.
1516FilosofiaThomas More (1478-1535), político e humanista inglês, publica "Utopia", escrito em latim, e que descreve uma ilha imaginária onde habitaria uma sociedade perfeita.
Thomas More foi decapitado por ordem de Henrique VIII por se negar a jurar o "Ato da Supremacia" em 1534, reconhecendo o rei como único chefe da igreja da Inglaterra.
1516LiteraturaLudovico Ariosto (1474-1533), poeta italiano, publica o poema épico "Orlando Furioso".
1516ChinaPortugueses se estabelecem em Macau, na China.
maio, 1516EspanhaCarlos de Habsburgo assume o trono como Carlos I.
31 de outubro, 1517Reforma ProtestanteMonge agostiniano alemão Martinho Lutero (1483-1546) dá início ao movimento religioso de rompimento com Roma ao afixar na porta da igreja do Castelo de Wittemberg 95 teses condenando os abusos da Igreja Católica, entre elas a venda de indulgências (documento que concedia perdão dos pecados e garantia de vida eterna para quem as adquirisse!).
Cabe lembrar que, por ocasião do início da Reforma Protestante, os estados por ela impactados eram de língua e cultura alemãs, mas ainda faziam parte do antigo Sacro Império Romano-Germânico (que oficialmente só seria extinto em 1806).
novembro, 1519Civilizações Pré-Colombianas / EspanhaConquistador espanhol Hernán Cortez se encontra com o imperador asteca Montezuma II. Em breve, teria início uma cruenta guerra que levaria ao extermínio dos astecas, uma das principais civilizações da América pré-colombiana.
Quando os espanhóis chegaram, o imperador Montezuma II presenteou Cortez com muitos adornos de ouro, julgando tratar-se do deus Quetzalcoatl. Em junho de 1520, ele foi morto, não se sabe se pelos espanhóis ou pelos próprios astecas, sendo sucedido por seu irmão Cuitlahuac que governou por apenas 80 dias, morrendo devido a uma epidemia de varíola trazida pelos espanhóis. O trono passou então para o sobrinho de Montezuma, Cuauhtemoc, último imperador asteca, que foi aprisionado, torturado e morto por Cortés (fevereiro de 1525).
1519 a 1522Grandes Navegações / EspanhaPrimeira viagem de circum-navegação marítima da Terra: Fernão de Magalhães, navegador português a serviço da Espanha, parte do porto espanhol de Sanlúcar de Barrameda com cinco navios, em setembro de 1519. Descobre a Terra do Fogo e o estreito que viria a se chamar Estreito de Magalhães em 1520. Em abril de 1521, a frota alcança as Filipinas, onde Magalhães é morto em uma luta com os nativos. A expedição foi concluída por Juan Sebastián Elcano que chega de volta à Espanha em setembro de 1522.
Frota de Fernão de Magalhães era composta pela nau-capitânia "Trinidad" e pelos navios "San Antonio", "Concepción", "Santiago" e "Victoria". Apenas essa última completou a viagem. 
1516 a 1555Sacro-Império Romano-Germânico / EspanhaCarlos V (1500-1558) da dinastia Habsburgo assume o trono espanhol em 1516 e, em 1519, é coroado imperador do Sacro Império. Considerando as colônias espanholas, principalmente na América, Carlos V foi o monarca detentor do mais vasto território no mundo. Seus principais inimigos foram o rei Francisco I da França e os protestantes na Alemanha. Cansado do poder, abdicou-se em 1555, retirando-se para um mosteiro.
1520Reforma ProtestantePapa Leão X condena os ensinamentos de Lutero em uma bula e estipula um prazo de dois meses para sua retratação. Lutero responde queimando o documento, em praça pública, o que ocasiona a sua excomunhão.
1520PortugalPedro Álvares Cabral morre esquecido, na cidade de Santarém, onde está sepultado.
1520 a 1566Império OtomanoReinado do sultão Solimão I (às vezes, chamado de Soleimão ou Suleimão) marca o apogeu otomano. Durante os 46 anos em que se manteve no poder, expandiu o Império Otomano levando-o à sua extensão máxima: Ásia Menor, Oriente Médio, norte da África e grande parte do leste europeu (seus domínios chegavam até bem próximo da cidade de Viena). Devido ao esplendor da sua corte em Constantinopla e suas grandes vitórias militares passou a ser conhecido como Solimão, o Magnífico.
1521PortugalMorte de D. Manuel, o Venturoso. Assume o trono seu filho D. João III que governa até 1557.
1521 ou 1522Grandes Navegações / Portugal / OceaniaProvável visita do navegador Cristóvão de Mendonça à costa oriental da Austrália.
1525 a 1594MúsicaVida do compositor italiano Giovanni Palestrina, o mais importante da Renascença. Entre suas obras, encontram-se missas, motetos, litanias e madrigais
1526 a 1857ÍndiaDinastia Mogol (mughal, em inglês): Babur (Baber), descendente de Tamerlão e Gengis Khan, invade a Índia e dá início a essa dinastia islâmica de cultura e língua persas que dura até o século XIX.
Essa dinastia recebeu o nome de "mogol", palavra persa para "mongol", diferenciando-a assim das conquistas mongóis do século XIII (Gengis Khan e Kublai Khan).
1527Civilizações Pré-Colombianas / IncasMorre o imperador Huayna Capac. Assume seu filho Huascar que, em breve, entra em luta contra seu meio-irmão Atahualpa que pretendia usurpar o trono. A violenta guerra civil que se estende de 1529 a 1532 deixa o Império Inca extremamente vulnerável, o que vem a facilitar a conquista espanhola.
1528InquisiçãoRealizado no México o primeiro auto-de-fé na América.
1530Reforma ProtestanteMelanchton, erudito professor e humanista alemão, elabora a Confissão de Augsburgo, documento que define a doutrina luterana.
1532Filosofia"O Príncipe", tratado político escrito pelo florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527), é publicado postumamente.
O livro "O Príncipe" expõe as idéias de Maquiavel sobre como um governante deveria agir para conquistar e manter o controle de um país. Segundo ele, o Estado moderno deveria estar acima de qualquer consideração moral ou religiosa, podendo o príncipe governante utilizar de qualquer meio para garantir a sua sobrevivência. A obra foi dedicada a Lourenço de Médici, o Jovem, com objetivo de motivá-lo a tentar a unificação da Itália.
novembro, 1532Civilizações Pré-Colombianas / IncasImperador inca Atahualpa é traido e aprisionado pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro na cidade de Cajamarca. Tem início a destruição da civilização inca, uma das mais importantes civilizações da América pré-colombiana.
Apesar de ter concordado em pagar um pesado resgate aos espanhóis (peças de ouro que cobrissem o aposento onde estava aprisionado), Atahualpa foi executado a mando de Pizarro, morrendo estrangulado em julho de 1533.
1532 a 1534LiteraturaFrançois Rabelais (1483-1553), escritor francês, publica suas duas obras principais: "Pantagruel" e "Gargântua".
1533 a 1584RússiaReinado de Ivan IV, o Terrível, primeiro governante russo a usar o título de czar. Foi um déspota extremamente cruel.
O título czar (o termo mais correto, em português, deveria ser tsar), assim como o alemão kaiser, se originou da palavra "césar" em latim, proveniente de Julio César.
1534EspanhaInácio de Loyola funda a Companhia de Jesus, cujos membros passam a ser conhecidos como jesuítas.
1534InglaterraParlamento aprova o Ato da Supremacia, segundo o qual o rei era o único chefe da igreja da Inglaterra. A não aceitação deste ato era considerado traição e passível de morte, o que ocorreu com Thomas More.
1534 a 1536Grandes Navegações / França / AméricaNavegador Jacques Cartier explora a costa da América do Norte e o Rio São Lourenço.
1536Reforma ProtestanteJoão Calvino (1509-1564), reformador francês, publica em Genebra, na Suiça, o livro "Instituições da Religião Cristã", texto básico do calvinismo, ramo do protestantismo que além da Suiça, se disseminou pela França (huguenotes), Holanda (igreja reformada), Escócia (presbiterianos) e Inglaterra (puritanos).
Havia muitas diferenças entre as doutrinas luterana e calvinista. Por exemplo, a religião de Calvino era mais próxima dos preceitos do Velho Testamento do que a de Lutero. Todas as formas de alegria ou divertimento eram proibidas: a dança, os jogos, as festas, o teatro, etc. As igrejas calvinistas, naquela época, eliminaram tudo o que pudesse lembrar o Catolicismo: rituais, vitrais, imagens, músicas litúrgicas, reduzindo-se a "quatro paredes nuas" e o sermão. O ponto central da teoria calvinista era a "predestinação", segundo a qual, Deus escolhia alguns para serem salvos, sendo os demais condenados ao inferno. Assim, nada que o homem fizesse poderia mudar sua situação, pois antes de nascer já estavam predestinadas.
maio, 1536Inquisição / PortugalBula papal autoriza a instalação do tribunal da Inquisição no país. O principal alvo eram os chamados "cristãos-novos".
1539Inquisição / PortugalCardeal D. Henrique, irmão de D. João III, nomeado inquisidor-mor.
1540Inquisição / PortugalPrimeiro auto-de-fé em Lisboa.
maio, 1541Grandes Navegações / Espanha / AméricaHernando de Soto descobre o Rio Mississipi.
1541 a 1542Grandes Navegações / Espanha / AméricaFrancisco de Orellana torna-se a primeira pessoa a viajar por toda a extensão do Rio Amazonas navegando desde a Cordilheira dos Andes até o Oceano Atlântico.
1541 a 1564SuiçaGoverno de Calvino em Genebra.
De 1541 até 1564, Calvino foi o chefe de um Conselho de Pastores que governava a cidade de Genebra. Foi um período de extremo rigor para a população que frequentemente era alvo de devassa em suas vidas particulares. Esse conselho impunha uma estrita observância dos preceitos da religião calvinista, controlando a conduta das pessoas, o vestuário, o comparecimento à igreja, etc. Mas oc comerciantes e homens de negócio encontraram boa acolhida nesta nova religião que não considerava pecaminosas as práticas comerciais.
setembro, 1542Grandes Navegações / Espanha / AméricaJoão Rodrigues Cabrilho, navegador português a serviço da Espanha, é o primeiro europeu a chegar ao atual estado da Califórnia.
1543 a 1567EscóciaReinado de Maria Stuart que, assumiu o trono com apenas uma semana de idade. Na sua menoridade, exerceu a regência sua mãe francesa pertencente à família Guise. Educada na França, casou-se com o futuro rei francês Francisco II. Ao ficar viúva em 1560, retornou à Escócia e combateu os protestantes. Em 1567, irrompeu uma forte revolta no país contra a influência francesa e o Catolicismo, o que forçou a rainha a abdicar em favor de seu filho Jaime VI (futuro rei Jaime I da Inglaterra).
Maria Stuart fugiu para a Inglaterra, mas foi aprisionada por ordem da rainha Elizabeth, sua prima em segundo grau. Ficou em cativeiro durante dezoito anos, ao final dos quais foi executada. Elizabeth temia que Maria Stuart pudesse tomar-lhe o trono e trazer o Catolicismo para a Inglaterra. Após a expulsão de Maria Stuart, um pastor calvinista, John Knox, conduziu um movimento para eliminar todos os vestígios do Catolicismo no país e implantou o Presbiterianismo (versão escocesa do Calvinismo) como religião oficial da Escócia.
1542 ou 1543Grandes Navegações / Portugal / JapãoPortugueses chegam ao Japão e introduzem as primeiras armas de fogo no país.
1543Ciência e TecnologiaPublicação do livro "Da Revolução das Órbitas Celestes" do astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543) expondo a teoria heliocêntrica. Esse livro causou grandes polêmicas, pois contrariava a teoria bíblica de que a Terra era o centro do Universo. Em 1616, foi colocado na lista dos livros proibidos pela Igreja Católica.
1545América Espanhola / BolíviaFundação pelos espanhóis da povoação de Potosí que se tornaria o maior centro de mineração de prata na América. Na primeira metade do século XVII, Potosí era a cidade mais populosa do mundo, com cerca de 200 mil habitantes, maior que Londres, Paris ou Madrid.
A cidade era tão rica que se criou a expressão em espanhol "vale um Potosí" significando que alguma coisa valia uma fortuna.
1545 a 1563PapadoConcílio de Trento: Igreja Católica se reúne nessa cidade italiana, ao longo de quase vinte anos, para estabelecer modificações em algumas de suas doutrinas e práticas (por exemplo, a venda de indulgências foi abolida) objetivando fortalecê-la contra o avanço protestante. Tem início o movimento denominado Contra-Reforma que, através de diversas medidas (pregações vigorosas, construção de igrejas, censura e perseguições), consegue trazer muitas pessoas de volta ao Catolicismo. Um dos principais instrumentos utilizados na Contra-Reforma foi a Inquisição.
1548 a 1600FilosofiaVida de Giordano Bruno, teólogo e filósofo italiano condenado pela Inquisição por heresia, devido às críticas que fazia a alguns dogmas católicos. Foi queimado vivo em Roma em 17 de fevereiro de 1600.
1549JapãoSão Francisco Xavier, missionário português da ordem dos jesuítas, inicia trabalho de cristianização no país.
1553 a 1558InglaterraReinado de Maria Tudor, cognominada a Sanguinária (Bloody Mary), devido à sua implacável perseguição ao Protestantismo. Filha de Henrique VIII com sua primeira esposa, Catarina de Aragão, tentou restabelecer o Catolicismo no país.
1555AlemanhaAssinado o tratado denominado Paz Religiosa de Augsburg que estabelece a liberdade de culto no país. Cada príncipe alemão passa a ter o direito de escolher livremente a religião de seus súditos.
janeiro, 1556ChinaTerremoto de Shaanxi mata mais de 800 mil pessoas, sendo o pior terremoto de todos os tempos.
1557 a 1598EspanhaReinado de Filipe II, filho de Carlos V, marca o início do absolutismo na Espanha e o apogeu dos Habsburgo espanhóis. Defensor intransigente do Catolicismo, foi um dos principais opositores da Reforma. Armou uma formidável marinha de guerra para enfrentar a Inglaterra, mas essa chamada "Invencível Armada" foi totalmente destruída no Canal da Mancha (1588).
1557 a 1578PortugalReinado de D. Sebastião, fanático religioso que sonhava em conquistar e reconquistar territórios mouriscos na África.
1558FrançaFranceses retomam a cidade de Calais que estava há mais de 200 anos (desde 1347 durante a Guerra dos Cem Anos) em poder dos ingleses.
1559 a 1603InglaterraReinado de Elizabeth I, filha de Henrique VIII com Ana Bolena. Seu governo marca o apogeu e, ao mesmo tempo, o fim da dinastia Tudor, já que Elizabeth, cognominada a Rainha Virgem, não deixou descendentes.
1559 a 1584EspanhaFilipe II ordena a construção do grandioso Palácio e Mosteiro de El Escorial próximo a Madrid.
1560FrançaCatarina de Médici, esposa de Francisco I, assume a regência do trono francês após a morte de seu filho Francisco II e a menoridade de seu segundo filho, Carlos IX. Tem início o absolutismo francês.
1564 a 1616LiteraturaVida de William Shakespeare, mais importante poeta e dramaturgo de língua inglesa, autor de muitas obras famosas, tais como "Romeu e Julieta" (1595); "Hamlet" (1600) e "Macbeth" (1606).
1568 a 1581HolandaGuerra da independência holandesa do domínio espanhol.
7 de outubro, 1571Império OtomanoBatalha naval de Lepanto: esquadra da Liga Sagrada (força conjunta, organizada pelo papa Pio V, composta por Espanha, Veneza, Estados Papais e outros estados católicos do Mediterrâneo), comandada por D. João da Áustria, derrota a frota turca-otomana na costa da Grécia.
1571Grandes Navegações / Espanha / ÁsiaEspanhóis fundam Manila e iniciam a colonização das Filipinas.
1572LiteraturaPublicação do poema épico "Os Lusíadas", uma das obras-primas da literatura portuguesa, escrito por Luís de Camões (1524-1580).
25 de agosto, 1572FrançaNoite de São Bartolomeu: massacre dos protestantes (huguenotes) que haviam ido a Paris para assistir ao casamento de Henrique de Navarra (Henrique IV) com Margarida de Valois, irmã do rei Carlos IX. A matança, consentida pelo rei, foi instigada por sua mãe Catarina de Médici e pelo Duque de Guise.
Conta-se que o massacre foi planejado para ter início quando os sinos da igreja Saint-Germain-l'Auxerrois, situada atrás do Palácio do Louvre, badalassem as três horas da madrugada. Além de Paris, onde se calcula que os soldados reais e a turba tenham matado cerca de 2 mil huguenotes, outras cidades francesas aderiram à carnificina. O número total de mortos não é preciso, variando muito dependendo da fonte: falou-se de 8 mil até 25 mil pessoas em todo o país.
1573 a 1603JapãoPeríodo Azuchi-Momoyama: inicia-se o processo de reunificação do país após um século de guerras civis.
1575Grandes Navegações / Portugal / ÁfricaPortugueses fundam Luanda e iniciam a colonização de Angola.
1578 a 1581InglaterraSegunda viagem de circum-navegação marítima da Terra realizada pelo almirante e corsário inglês Francis Drake (1540-1596) a bordo do navio "Golden Hind". (obs.:a primeira viagem de circum-navegação havia sido feita por Fernão de Magalhães e Sebastián Elcano em 1519-1522).
Francis Drake ficaria famoso também por ter sido um dos principais responsáveis pela destruição da célebre "Invencível Armada" espanhola em 1588.
4 de agosto, 1578PortugalBatalha de Alcácer-Quibir, no Marrocos: muçulmanos destroçam um mal-preparado exército português sob comando do rei D. Sebastião que, ao perceber a derrota iminente, adentra-se pelas hostes inimigas, nunca mais sendo visto.
Durante muito tempo, existiu a crença de que o rei não havia morrido e que retornaria para expulsar os usurpadores (período que Portugal esteve sob domínio espanhol) e restabelecer a glória portuguesa. Esse mito, que durou muito tempo, fez surgir diversos impostores fazendo se passar por D. Sebastião.
1579 a 1580PortugalReinado do cardeal D. Henrique, tio de D. Sebastião. Assume o trono, em virtude do desastre de Alcácer-Quibir. Seu curto reinado foi marcado pelas inúmeras manobras dos pretendentes ao trono, já que não havia descendentes da dinastia de Avis. Após sua morte, Portugal passa a ser governado pela Espanha.
1579América do NorteFrancis Drake explora o litoral da California chamada por ele de "New Albion".
1580FilosofiaPublicado o primeiro volume dos "Ensaios" de Michel de Montaigne, filósofo e ensaísta francês (1533-1592).
1580 a 1600ArtesEstilo Barroco: movimento artístico muito relacionado com a Contra-Reforma. Suas principais características foram o uso de ornamentos extravagantes visando comover as pessoas: objetos dourados e prateados, espelhos, mármores coloridos, etc.
Entre os principais artistas barrocos, podem ser citados o escultor italiano Bernini (1598-1680) e os pintores El Greco (1540-1614); Caravaggio (1573-1610); Rubens (1577-1640); Van Dick (1599-1641); Velasquez (1599-1660); Rembrandt (1606-1669); Murillo (1618-1682); Vermeer (1632-1675).
1580 a 1640PortugalDomínio espanhol: durante sessenta anos, a coroa espanhola reinou sobre Portugal, ocasião em que os dois países formaram a União Ibérica. O primeiro rei a acumular também o trono português foi Filipe II, neto materno de D. Manuel I (em Portugal, recebeu o título de Filipe I). Em seguida, reinaram Filipe III (Filipe II em Portugal) e Filipe IV (Filipe III em Portugal). Os reis espanhóis eram representados em Portugal por vice-reis.
1581LiteraturaTorquato Tasso (1544-1595), poeta italiano, publica o poema épico "Jerusalém Libertada".
1582ChinaJesuítas chegam ao país e começam seu trabalho missionário.
15 de outubro, 1582Ciência e TecnologiaComeça a vigorar o calendário gregoriano, instituído pelo Papa Gregório XIII.
A mudança do calendário juliano, então adotado, para o gregoriano exigiu que dez dias do ano de 1582 (5 a 14 de outubro) deixassem de existir. Assim, o dia seguinte a 4 de outubro foi o dia 15 de outubro, primeiro dia do novo calendário.
1585América do NorteNavegador inglês William Raleigh funda, na Ilha de Roanoke, o primeiro povoado em território norte-americano, dando-lhe o nome de Virginia, em homenagem à rainha Elizabeth I, a chamada "rainha-virgem". Esse núcleo, contudo, logo desapareceu, possivelmente destruído pelos indígenas.
1586 a 1588InglaterraCorsário Thomas Cavendish torma-se o terceiro homem a circum-navegar a Terra. As duas primeiras viagens foram as de Magalhães-Elcano (1519 a 1522) e a de Drake (1578 a 1581)
29 de julho, 1588InglaterraEsquadra inglesa, comandada por Francis Drake, derrota a chamada "Invencível Armada" espanhola no litoral sul da Inglaterra.
A famosa esquadra espanhola armada por Filipe II tinha como objetivos derrotar a frota inglesa no Canal da Mancha, depor a rainha Elizabeth e impor a supremacia espanhola nos mares. Era composta por 130 navios espanhóis e portugueses (nesta época, Portugal estava sob domínio da Espanha) e cerca de 30 mil homens. Partiu de Lisboa em março de 1588, sob comando do Duque de Medina-Sidônia. A caminho, uma violenta tempestade veio a causar muitos danos à esquadra. No dia da batalha, uma das principais estratégias adotadas pelos ingleses para vencer os inimigos foi a de atear fogo a seis pequenos barcos carregados de combustível e colocá-los a navegar para o centro da esquadra espanhola.
1589 a 1610FrançaReinado de Henrique IV, fundador da dinastia dos Bourbon. Henrique fora rei de Navarra, pequeno reino junto aos Pirineus. A partir de 1589, foi considerado rei da França, mas havia uma forte oposição interna pelo fato de Henrique ser protestante. Assim, em 1593, Henrique IV renunciou ao Protestantismo para assumir, de fato, o trono francês. Foi após suas núpcias com Margarida de Valois que ocorreu a cruel matança dos huguenotes no episódio conhecido como Noite de São Bartolomeu.
Conta-se que, antes de abjurar a religião protestante, Henrique teria pronunciado a famosa frase "Paris bem vale uma missa".
1595Holanda / IndonésiaHolandeses iniciam a colonização das Índias Orientais, atual Indonésia.
1598FrançaHenrique IV decreta o Édito de Nantes assegurando a tolerância religiosa na França.
Este édito viria a ser revogado por Luis XIV em 1685 trazendo como consequência a fuga de grande número de protestantes da França.
17 de fevereiro, 1600ItáliaFilósofo Giordano Bruno queimado vivo em Roma como herege.
c. 1600 a 1750MúsicaMúsica Barroca: surgem novos instrumentos como o cravo e o órgão. As formas musicais dominantes no período barroco são cantatas, suítes, oratórios, adágios e músicas de câmara. Os principais compositores do gênero são os alemães Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Georg Haendel (1685-1759) e o italiano Antonio Vivaldi (1678-1741). Outros compositores barrocos importantes foram: Dieterich Buxtehude (1637-1707); Johann Pachelbel (1653-1706); Arcangelo Corelli (1653-1713); Henry Purcell (1659-1695); Tomaso Albinoni (1671-1751); Georg Telemann (1681-1767); Domenico Scarlatti (1685-1757) e Pietro Locatelli (1695-1764).