Período (d.C.)TemaEvento
O século XVIII ficou conhecido como "Século das Luzes" ou "Idade da Razão", devido ao surgimento e expansão do Iluminismo, movimento intelectual que enfatizava o uso da razão e da ciência para explicar o Universo, combatendo os dogmas religiosos, a superstição e o fanatismo. Segundo o Iluminismo, "a razão era o único guia da sabedoria". Exerceu grande influência no pensamento moderno ocidental, tendo sido, certamente, a principal fonte teórica a nortear os ideais da Revolução Francesa.
Origem e disseminação do Iluminismo: as idéias iluministas foram inspiradas nas teorias racionalistas dos filósofos Descartes, Spinoza e Hobbes, mas a fundação do movimento é, normalmente atribuída a dois ingleses: o filósofo John Locke e o físico Isaac Newton. Os ideais do Iluminismo se disseminaram, em maior ou menor grau, por toda a Europa chegando, inclusive, a influenciar também a América. Além da Inglaterra, o país que mais propagou o Iluminismo foi a França. Paris era, sem nenhuma dúvida, o centro mais importante de difusão das idéias iluministas.
Principais pensadores e disseminadores do Iluminismo: França: filósofos Voltaire, Montesquieu, Rousseau, Diderot e d'Alembert (esses dois últimos foram os organizadores da famosa "Enciclopédia"); Inglaterra: além de Locke e Newton, o filósofo David Hume, o historiador Edward Gibbon e o economista Adam Smith; Alemanha: o filósofo Immanuel Kant.
O filósofo francês Voltaire (François-Marie Arouet) (1694-1778) foi, certamente, a pessoa que mais encarnou o espírito do Iluminismo, assim como Leonardo da Vinci o foi para a Renascença e Lutero para a Reforma Protestante.
1701PrússiaFrederico I Hohenzollern, Duque da Prússia, consegue transformar o ducado em reino, totalmente separado da Polônia. Surge assim o Reino da Prússia que desempenharia importante papel na política européia durante os séculos XVIII e XIX .
Foi a Prússia que liderou o processo de unificação dos estados germânicos para criação do Império Alemão em 1871.
1701 a 1714EspanhaGuerra da Sucessão Espanhola: disputa do trono espanhol em decorrência da morte de Carlos II sem deixar descendentes. As duas principais famílias reinantes da Europa - os Bourbon da França e os Habsburgo da Áustria - reividicam o trono, visto que Carlos II tinha ligação com ambas. Essa guerra colocou França e Espanha em luta contra uma coalização européia formada pela Inglaterra, Áustria (Sacro Império), Províncias-Unidas (Países Baixos) e Portugal. Ao final dos 13 anos de guerra, os Bourbon saem vitoriosos com a confirmação de Filipe V, neto de Luís XIV, no trono espanhol. O Tratado de Utrecht estabeleceu o fim dessa guerra (abril de 1713).
Carlos II foi o último rei Habsburgo da Espanha. A partir de então, a dinastia Bourbon assumiu o poder e, apesar de intervalos e restaurações, permanece no trono até os dias atuais (o rei Filipe VI é Bourbon).
maio, 1703RússiaFundação de São Petersburgo pelo czar Pedro, o Grande.
dezembro, 1703Inglaterra / PortugalTratado de Methuen: acordo comercial assinado entre os dois países com objetivo de facilitar o comércio dos tecidos ingleses em Portugal e o de vinhos portugueses na Inglaterra. Foi também conhecido como Tratado de Panos e Vinhos.
1707 a 1750PortugalReinado de D. João V.
Uma das principais obras do governo de D. João V foi o Palácio e Convento de Mafra, considerado a obra prima do barroco português. A construção chegou a empregar 52 mil trabalhadores levando 13 anos para ser concluída. A suntuosidade e riqueza do conjunto se deveu, em grande parte, ao fluxo de ouro proveniente do Brasil.
08 de julho, 1709Rússia / SuéciaBatalha de Poltava: russos derrotam os suecos na Grande Guerra do Norte.
1711ChinaIngleses estabelecem um posto comercial na cidade de Cantão (atual Guangzhou).
março e abril, 1713HolandaTratado de Utrecht estabelece as condições para o término da Guerra da Sucessão Espanhola.
1713 a 1740PrússiaReinado de Frederico Guilherme I, segundo rei da Prússia.
1715 a 1774FrançaReinado de Luís XV. Sucedeu a Luís XIV de quem era bisneto. Assumiu o trono com apenas cinco anos. Durante sua menoridade, houve dois regentes: inicialmente, Filipe, Duque de Orleans e, em seguida, o Duque de Bourbon. Casado com a rainha da Polônia, Maria Leszczynska, teve várias amantes, sendo as principais a Mme de Pompadour e a Mme du Barry. Durante seu reinado, ocorreu a Guerra dos Sete Anos, desastrosa para a França que veio a perder a hegemonia européia mantida durante o século XVII.
1719LiteraturaPublicação do livro "Robson Crusoe" do escritor inglês Daniel Defoe (1660-1731).
1723MúsicaPublicação do famoso concerto "As Quatro Estações" do compositor italiano de música barroca Antonio Vivaldi (1678-1741).
1728 a 1779Grandes Navegações / Inglaterra / OceaniaVida do navegador James Cook que explorou a Oceania e as ilhas do Pacífico em três grandes viagens.
1730InglaterraJohn Wesley (1703-1791), um pastor anglicano, juntamente com seu irmão Charles, dão início a um movimento visando renovar a igreja da Inglaterra. Como procuravam viver o verdadeiro Cristianismo com muita disciplina e método passaram a ser chamados de "metodistas". Na verdade, os Wesley não queriam fundar uma nova religião, mas o movimento tomou muita força, principalmente com a Independência dos Estados Unidos, o que culminou no surgimento dessa nova denominação cristã, o Metodismo.
1739FilosofiaPublicação do livro "Tratado da Natureza Humana", principal obra do filósofo escocês David Hume (1711-1776)
1740 a 1786PrússiaReinado de Frederico II, cognominado Frederico, o Grande. Expandiu o território da Prússia tornando-a uma grande potência européia. Considerado um dos "déspotas esclarecidos".
Despotismo esclarecido: forma de monarquia absolutista influenciada pela filosofia iluminista. Os chamados "déspotas esclarecidos" argumentavam que governavam visando a felicidade do povo. Entre seus principais representantes citam-se: Frederico II (Frederico, o Grande) (1740-1786) da Prússia; Catarina II, a Grande (1762-1796) da Rússia; José II (1765-1790) da Áustria (Sacro Império Romano-Germânico); Gustavo III (1771-1792) da Suécia; Carlos III (1759-1788) da Espanha e D. José I (1750-1777) de Portugal cujo governo foi exercido através de seu primeiro-ministro Marquês de Pombal (Sebastião José de Carvalho e Melo).
julho, 1741América do NorteExplorador dinamarquês Vitus Bering, a serviço da Rússia, descobre o Alasca. O primeiro ponto avistado pela expedição foi o cume do Monte St. Elias.
O Alaska permaneceria território russo até 1867 quando foi vendido aos Estados Unidos.
1748FilosofiaPublicação do livro "O Espírito das Leis", principal obra do filósofo e político francês Montesquieu (1689-1755).
c. 1750 a 1800MúsicaPeríodo da música erudita denominado Classicismo, cujos principais compositores foram Franz Haydn (1732-1809) e Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).
O notável Ludwig van Beethoven (1770-1827) foi um compositor de transição entre esse período Erudito Clássico e a fase seguinte da música denominada Romantismo ou Clássico Romântico.
janeiro, 1750Espanha / PortugalTratado de Madrid estabelece os limites entre as colônias espanholas e portuguesas na América do Sul, substituindo o Tratado de Tordesilhas que, há muito, já não era mais respeitado.
1750 a 1777PortugalReinado de D. José I, considerado um déspota esclarecido. Seu governo foi marcado pela política de seu primeiro-ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.
1751FrançaPublicado o primeiro volume da "Enciclopédia".
A Enciclopédia (Encyclopédie), organizada pelos filósofos franceses Diderot e d'Alembert, se propunha a ser um resumo de todo o conhecimento humano até então. Constituída por 28 volumes e contendo artigos de mais de 130 colaboradores, entre eles alguns expoentes do Iluminismo como Voltaire, Montesquieu e Rousseau. Sua publicação se estendeu até 1772.
01 de novembro, 1755PortugalTerremoto de Lisboa: grande parte da cidade é destruída por um violento abalo sísmico seguido de maremoto e incêndios em série. A catástrofe durou seis dias e causou cerca de 10 mil mortes.
1756 a 1763França / InglaterraGuerra dos Sete Anos: a causa deste conflito entre França e Inglaterra foi a disputa pela supremacia comercial na América do Norte e nas Índias. O confronto iniciado em território americano se alastrou por toda a Europa, onde os principais países se alinharam de um lado ou de outro. Espanha, Áustria e Rússia se colocaram a favor da França ao passo que a Prússia apoiou a Inglaterra. A guerra terminou com a vitória dos ingleses que assumiram a supremacia marítima mundial estabelecendo as bases para o seu futuro império colonial. A França perdeu a maior parte de suas possessões na América (Canadá, Lousiana e Caribe) e na Índia (áreas no sul e no oeste do país). O Tratado de Paris, assinado em 1763, encerrou oficialmente a guerra.
1756 a 1791MúsicaVida do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, um dos principais expoentes da música erudita clássica. Compôs mais de 600 obras entre concertos, sonatas, sinfonias, óperas, músicas de câmara.
1758Ciência e TecnologiaPublicação da décima edição da obra "Systema Naturae" do naturalista sueco Carlos Lineu (Carl Linnaeus) marca o início da classificação científica dos seres vivos. Lineu é considerado o criador da Taxonomia moderna.
3 de setembro, 1758PortugalAtentado contra a vida de D. José I desencadeia uma feroz represália que ficou conhecida como o Processo dos Távoras. Dezenas de nobres pertencentes à poderosa família Távora ou próximos a eles foram acusados de participarem na conspiração, sendo perseguidos, presos e executados de maneira cruel.
setembro, 1759PortugalDecreto do Marquês de Pombal determina a expulsão dos jesuítas de todos os territórios portuguêses.
1760 a 1860InglaterraPrimeira Revolução Industrial: fase inicial do processo de mecanização da produção marcada pela ampla utilização do ferro, carvão e máquinas a vapor. Os segmentos mais beneficiados nesse período foram a indústria têxtil (novas formas de fiação e tecelagem do algodão); a mineração e a metalurgia (uso do vapor no transporte de carvão e na extração de água das minas) e o transporte de cargas e passageiros (invenção do navio a vapor por Robert Fulton e da locomotiva por George Stephenson).
A Revolução Industrial foi um movimento caracterizado pela utilização de máquinas nos processos de produção em substituição aos antigos métodos artesanais, o que deu origem aos sistemas fabris. As fábricas daí surgidas propiciaram um enorme aumento na oferta de mercadorias, acarretando profundas transformações na economia e na sociedade. A Revolução Industrial costuma ser dividida em duas fases distintas: 1) Primeira Revolução Industrial (1760 a 1860), surgida na Inglaterra e, predominantemente localizada naquele país, tendo o ferro como matéria-prima básica e o carvão e o vapor como principais fonte de energia; 2) Segunda Revolução Industrial (1860 a 1914), atingindo outros países europeus e não-europeus (Estados Unidos, Japão), sendo o aço o material industrial mais difundido e a eletricidade e os derivados do petróleo como as fontes de energia predominantes.
1762FilosofiaPublicação do livro "O Contrato Social" do filósofo suiço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)
1762 a 1796RússiaReinado de Catarina II, a Grande, considerada uma "déspota esclarecida".
1768 a 1771Grandes Navegações / InglaterraPrimeira Viagem de Cook: a bordo do navio "Endeavour", James Cook mapeia a Nova Zelândia e chega à costa oriental da Austrália.
1770 a 1827MúsicaVida do compositor alemão Ludwig van Beethoven, um dos maiores gênios da música clássica de todos os tempos cuja obra marcou a transição entre o classicismo e o romantismo. Entre suas principais composições destacam-se 9 sinfonias (entre elas a "Heróica", a "Pastoral" e a "Nona"), 32 sonatas (entre elas, a "Sonata ao Luar", a "Patética"; a "Appassionata"), concertos para piano e inúmeras outras peças.
1772 a 1775Grandes Navegações / InglaterraSegunda Viagem de Cook: com dois navios, "Resolution" e "Adventure", James Cook se torna o primeiro europeu a cruzar o Círculo Polar Antártico (latitude 70º).
dezembro, 1773América do NorteBoston Tea Party: colonos americanos disfarçados de índios atacam três navios ingleses ancorados no porto de Boston e jogam toda a carga de chá proveniente da China ao mar. Esse ato foi um protesto contra a medida imposta pela Inglaterra de que os americanos só poderiam comprar chá (e outros bens) através da Companhia Inglesa das Índias Orientais, prejudicando os comerciantes locais que negociavam esses produtos sem intermediários.
O Boston Tea Party foi um dos principais acontecimentos que deram início à Guerra da Independência dos Estados Unidos.
maio, 1774FrançaSobe ao trono, Luís XVI, neto de Luís XV. Casado com Maria Antonieta da Áustria, ficou tristemente célebre por ter sido guilhotinado durante a Revolução Francesa (21 de janeiro, 1793).
abril, 1775Guerra Independ. Est. UnidosPrimeiros choques militares entre as tropas britânicas e os colonos americanos em Massachusetts (Lexington e Concord).
maio, 1775Guerra Independ. Est. UnidosRepresentantes das treze colônias britânicas reunem-se em Philadelphia no chamado Segundo Congresso Continental.
junho, 1775Guerra Independ. Est. UnidosGeorge Washington (1732-1799) escolhido líder das tropas rebeldes americanas.
junho, 1775Guerra Independ. Est. UnidosBatalha de Bunker Hill, em Massachusetts, vencida pelos ingleses.
4 de julho, 1776Guerra Independ. Est. UnidosAssinada em Philadelphia, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, redigida por Thomas Jefferson. Os rebeldes americanos recebem apoio militar da França e Espanha e a guerra contra os ingleses continua até 1783.
1776 a 1779Grandes Navegações / InglaterraTerceira Viagem de Cook: nesta sua última viagem, James Cook parte também com dois navios, "Resolution" e "Discovery". Descobre as Ilhas do Havaí (que na época foi chamado de Ilhas Sandwich), navega pela costa ocidental da América e atravessa o Estreito de Bering que separa a Ásia da América, atingindo o Ártico. Ao retornar ao HavaÍ, Cook é morto em um confronto com nativos na Baía de Kealakekua (14 de fevereiro, 1779). Seu navio, o "Resolution" foi conduzido de volta à Inglaterra pelo capitão William Blich que ficaria famoso, anos mais tarde, devido ao episódio do motim do navio "Bounty".
1776EconomiaAdam Smith (1723-1790), economista escocês, publica "Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações" livro que estabelece as bases para o liberalismo econômico. Essa obra viria a ficar mais conhecida como "A Riqueza das Nações".
setembro a outubro, 1777Guerra Independ. Est. UnidosBatalha de Saratoga vencida pelos americanos foi um marco decisivo para o sucesso da causa revolucionária.
outubro, 1777Espanha / PortugalTratado de Santo Ildefonso estabelece a posse espanhola da Colônia de Sacramento (atual Uruguai), em troca da devolução a Portugal dos territórios ocupados pela Espanha no sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
1781FilosofiaPublicação do livro "Crítica da Razão Pura", uma das principais obras do filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804).
outubro, 1781Guerra Independ. Est. UnidosExército inglês se rende em Yorktown (Virginia), marcando o fim dos confrontos militares.
setembro, 1783Guerra Independ. Est. UnidosInglaterra reconhece a independência das treze colônias americanas através do Tratado de Paris.
fevereiro, 1787FrançaAssembleia dos Notáveis: Luís XVI reúne as principais lideranças do reino nesta assembleia para expor a difícil situação financeira do país e obter consentimento das classes privilegiadas em aceitar uma parte da carga tributária, já que era imprescindível, naquele momento, um aumento dos impostos. Contudo, nem o clero nem a nobreza aceitaram perder seus privilégios de isenção. Assim, começam a se delinear as causas que desencadearam a Revolução Francesa.
setembro, 1787Estados UnidosAprovada em Philadelfia, a Constituição do novo país.
18 de janeiro, 1788OceaniaChega à Austrália, no local denominado Botany Bay (atual cidade de Sydney), a primeira frota inglesa ("First Fleet") levando colonos para New South Wales (Nova Gales do Sul, hoje um estado australiano). Essa frota, composta de 11 navios, havia zarpado de Portsmouth, na Inglaterra, em 13 de maio de 1787. Era comandada pelo capitão Arthur Phillip que ia a bordo do navio-capitânea, o "Sirius" e levava cerca de 1300 pessoas, das quais 736 condenados.
Essa expedição tinha como objetivo principal aliviar a situação carcerária da Inglaterra, pois com a recente independência das colônias americanas (1776), a superpopulação de presidiários tinha ficado ainda mais grave.
Entre agosto e setembro de 1787, essa frota esteve no Rio de Janeiro de onde seguiu para o sul da África.
26 de janeiro, 1788OceaniaCapitão Arthur Philip da First Fleet funda uma colônia penal britânica no local denominado Sydney Cove, uma pequena baía que hoje faz parte do porto de Sydney.
Essa data foi estabelecida como o início da colonização da Austrália, sendo um feriado nacional: o Australia Day.
agosto, 1788FrançaCom o fracasso da Assembleia dos Notáveis, Luís XVI decide convocar os Estados Gerais, assembleia constituída por representantes das três classes (clero, nobreza e povo), com o propósito de se chegar a uma decisão de consenso sobre como agir face à crise financeira.
É interessante comentar que essa assembleia estava em pleno desuso, já que há mais de 170 anos ela não se reunia. A última vez que os Estados Gerais foram convocados havia sido em 1614.
28 de abril, 1789OceaniaMotim do navio "Bounty": alguns membros da tripulação do navio inglês "Bounty", em viagem com destino à Jamaica levando mudas de fruta-pão do Taiti, se rebelam contra o capitão William Bligh e o abandonam em um bote, juntamente com 18 marinheiros leais a ele.
Desfecho do motim: William Bligh conseguiu a façanha de conduzir o bote até a Ilha de Timor, distante 3 mil milhas do local em que ocorreu o motim, após 48 dias de navegação. Quanto aos marinheiros amotinados, liderados por Fletcher Christian, esses se refugiaram na Ilha de Pitcairn, na Polinésia, onde puseram fogo ao "Bounty" (23 de janeiro, 1790) e passaram a viver, constituindo familias com mulheres taitianas.
Esse episódio foi bastante explorado, tanto na literatura (Júlio Verne e Mark Twain foram alguns dos autores que escreveram livros sobre esse motim), como no cinema (Hollywood produziu filmes sobre esse tema em 1935, em 1962 e em 1984).
30 de abril, 1789Estados UnidosGeorge Washington inicia o mandato como primeiro presidente norte-americano, permanecendo no cargo até 1797.
Fim da Idade Moderna.