Período (d.C.)TemaEvento
1926 a 1989JapãoPeríodo Showa do imperador Hirohito, último a exercer poder político no país. Entre os principais fatos desse período está a formação da aliança com Alemanha e Itália (Eixo) para lutar contra os aliados na II Guerra Mundial. Depois da derrota e da devastação provocada pelas duas bombas atômicas, iniciou-se a recuperação econômica do Japão.
28 de maio, 1926PortugalGolpe militar instala a II República Portuguesa, tendo como ministro das Finanças Antonio de Oliveira Salazar que, em 1932, assumiria todo o poder político, governando o país de maneira autocrática até 1968.
20 a 21 maio, 1927AviaçãoCharles Lindbergh, piloto norte-americano, faz a primeira travessia aérea do Atlântico Norte, sem escalas, voando de Nova York a Paris em 33 horas e meia. O avião desta proeza chamava-se "The Spirit of Saint Louis".
14 de setembro, 1927CelebridadeIsadora Duncan, bailarina norte-americana, morre tragicamente em Nice, França, quando a echarpe que usava se enroscou nas rodas de um carro conversível.
1928Ciência e TecnologiaAlexander Fleming (1881-1955), bacteriologista escocês, descobre a penicilina, abrindo caminho para o tratamento de infecções através de antibióticos.
1928CinemaLançamento do primeiro filme sonoro: "Luzes de Nova York" (Lights of New York)
maio a agosto, 1928EsporteIX Jogos Olímpicos realizados em Amsterdam, Holanda.
maio, 1929CinemaSolenidade de entrega do primeiro prêmio Oscar ao filme "Asas"(Wings) de 1927. Esse prêmio passa a ser concedido anualmente pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences dos Estados Unidos.
29 de outubro, 1929EconomiaCrash da Bolsa de Nova York: neste dia, chamado de Terça-Feira Negra (Black Tuesday), os preços das ações despencaram em função dos maciços movimentos de venda e a falta de compradores, gerando um pânico que logo tomou conta do mercado. Em poucas horas, fortunas foram perdidas, levando alguns investidores ao suicídio. Tinha início a Grande Depressão dos Anos 30, a mais forte e duradoura crise do sistema capitalista.
Causas da Crise: após o fim da Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se tornaram o país mais rico do mundo. A prosperidade econômica norte-americana acabou levando a um forte movimento especulativo nas bolsas de valores que se estendeu até 1928. Nesse ano, teve início uma retração nas atividades econômicas acarretando queda do crescimento. A euforia das bolsas de valores cessou em setembro de 1929. Especuladores e investidores mais argutos se desfizeram de seus títulos antevendo a turbulência iminente. Em 24 de outubro de 1929, a chamada Quinta-Feira Negra, o pregão fechou com acentuada baixa. Finalmente, em 29 de outubro, a Terça-Feira Negra, ocorreu o colapso da Bolsa de Nova York.
década de 30EconomiaGrande Depressão dos Anos 30 (também conhecida como Crise de 1929) foi a violenta recessão econômica que abalou o país e todo o mundo capitalista a partir do Crash da Bolsa de Nova York e que durou até o final da década de 30. Milhares de empresas faliram; o desemprego atingiu volumes alarmantes, a produção industrial e todas atividades econômicas se reduziram drasticamente.
anos 30 e 40MúsicaEra do Swing (uma modalidade de jazz) e das orquestras de jazz denominadas "big bands". Entre as mais famosas dessas bandas estavam as de Glenn Miller; Duke Ellington; Artie Shaw; Benny Goodman; Count Basie; Eddy Duchin e Tommy Dorsey.
julho, 1930EsportePrimeira Copa do Mundo de Futebol realizada no Uruguai. O país anfitrião foi campeão derrotando na final a Argentina por 4 a 2.
abril, 1931EspanhaO resultado das eleições leva o rei Alfonso XIII a abdicar ao trono, sendo então proclamada a II República Espanhola. Esse regime se estenderia até abril de 1939, quando termina a Guerra Civil Espanhola com a derrota dos republicanos. (obs.: a I República havia ocorrido em 1873 tendo durado apenas onze meses).
setembro, 1931ChinaInvasão da Manchúria: militares japoneses praticam um ato de sabotagem contra uma própria ferrovia japonesa na Manchúria, criando um pretexto para invasão daquela província chinesa. Esse fato, chamado de Incidente de Mukden, dá origem à Segunda Guerra Sino-Japonesa que duraria até 1945.
1932LiteraturaPublicação do livro "O Admirável Mundo Novo" do escritor inglês Aldous Huxley.
junho de 1932 a junho de 1935América do SulGuerra do Chaco: conflito armado entre Paraguai e Bolívia pelo controle da região do Chaco, estrategicamente importante devido ao acesso ao Rio Paraguai e também porque se supunha que era rica em petróleo. O litígio terminou com a vitória paraguaia que ficou com a maior parte da região.
julho a agosto, 1932EsporteX Jogos Olímpicos realizados em Los Angeles.
março, 1933Estados UnidosFranklin Roosevelt assume a presidência. Foi o único presidente norte-americano com mais de dois mandatos. Governou até sua morte em 1945, quando estava no início do seu quarto mandato.
março, 1933EconomiaPresidente Roosevelt anuncia o "New Deal", um programa de intervenção do governo na economia norte-americana para vencer a violenta recessão desencadeada em 1929. Esse plano foi baseado nas teorias econômicas de John Maynard Keynes.
O "New Deal" foi um pacote econômico-social bastante abrangente que incluía desde agências governamentais para ajuda social aos desempregados e suas famílias até a viabilização de inúmeros projetos de construção de estradas, pontes, represas, etc com objetivo de gerar empregos a milhões de americanos que se encontravam na penúria. Um dos projetos mais importantes foi a criação da TVA (Tennessee Valley Authority), uma empresa de desenvolvimento regional voltada para alavancar a economia de uma das áreas mais afetadas pela Grande Depressão: o vale do Rio Tennessee. Envolvia obras para permitir a navegação, irrigação, controle de enchentes, geração de energia elétrica, produção de fertilizantes, etc.
maio, 1932AviaçãoAmelia Earhart, aviadora norte-americana, torna-se a primeira mulher a sobrevoar o Atlântico sozinha, voando de Newfoundland, no Canadá até a Irlanda do Norte em quatorze horas. Em 1935, conseguiu o mesmo feito voando sobre o Pacífico.
Amelia Earhart desapareceu sobre o Pacífico em julho de 1937 quando fazia um vôo ao redor do mundo acompanhada do navegador Fred Noonan.
janeiro, 1933AlemanhaAdolf Hitler, líder do partido nazista, é nomeado chanceler alemão, cargo correspondente a chefe do governo.
1933PortugalAntonio Salazar cria o chamado "Estado Novo", um regime autoritário de ultra-direita. Salazar foi ditador de Portugal até 1968, quando se retirou por motivo de doença.
1934LiteraturaPoeta português Fernando Pessoa (1888-1935) publica "Mensagem", um dos seu principais livros de poesias.
maio a junho, 1934EsporteII Copa do Mundo de Futebol realizada na Itália. O país anfitrião foi campeão derrotando na final a Tchecoslovaquia por 2 a 1.
1 de agosto, 1934CinemaInaugurado o festival de cinema de Veneza, tendo como prêmio máximo o "Leão de Ouro".
agosto, 1934AlemanhaMorre o presidente Paul von Hindemburg. Adolf Hitler assume o posto de Führer (líder) da Alemanha e para legitimar seu poder convoca um plebiscito cujo resultado é uma maciça aprovação de seu nome pelos eleitores.
outubro de 1934 a outubro de 1935ChinaLonga Marcha: deslocamento das tropas comunistas do sul do país até o norte para escapar do exército nacionalista de Chiang Kai-Shek. Esta retirada consolidou a posição de Mao Tse-Tung como líder da Revolução Comunista Chinesa.
A Longa Marcha envolveu mais de 100 mil pessoas entre soldados, mulheres e crianças que percorreram cerca de 10 mil quilômetros durante um ano. Milhares morreram pelo caminho, principalmente, de fome e exaustão, sendo que apenas 20 mil chegaram ao final.
janeiro, 1935ChinaMao Tse-Tung é escolhido secretário-geral do Partido Comunista Chinês permanecendo neste posto até sua morte em setembro de 1976.
fevereiro, 1935Ciência e TecnologiaFísico inglês Watson-Watt faz uma demonstração para o governo demonstrando o funcionamento do radar para detecção e localização de aviões. O sucesso dessa experiência deu início à instalação de um sistema de radares que foi de extrema utilidade para a Inglaterra e aliados durante a II Guerra Mundial.
outubro de 1935 a maio de 1936EtiópiaSegunda Guerra Ítalo-Etíope: forças italianas invadem a Etiópia e anexam o país à Itália. Nessa campanha, os italianos utilizaram armas químicas (gás de mostarda), sendo por isso severamente censurados pela comunidade internacional.
1936EconomiaPublicação de "Teoria Geral do Emprego, do Juro e do Dinheiro" do economista inglês John Maynard Keynes. Nessa obra, Keynes defendia a intervenção do Estado na economia para corrigir as imperfeições do sistema.
1936 a 1939Guerra Civil EspanholaConflito que dividiu a Espanha durante três anos, dizimando cerca de meio milhão de pessoas numa das mais sangrentas guerras civis dos tempos modernos. A contenda colocou os republicanos, que estavam no poder desde 1931, contra uma frente rebelde liderada pelo general Francisco Franco e constituída por forças conservadoras, como monarquistas, falangistas do antigo ditador Primo de Rivera, oficiais do exército descontentes e grupos clericais. Ao final, os republicanos foram derrotados e Franco assumiu o poder como ditador em um regime que durou até sua morte em 1975.
A Guerra Civil Espanhola é considerada um ensaio para a II Guerra Mundial: de um lado, os republicanos, ou "legalistas", ajudados pela União Soviética, além de muitas milícias formadas por voluntários de diversos países; de outro, os rebeldes, ou "nacionalistas" amplamente apoiados pelos nazistas da Alemanha e fascistas da Itália, os quais fizeram das operações militares na Espanha um campo de teste para as armas que estavam preparando para o iminente conflito internacional.
fevereiro, 1936Guerra Civil EspanholaFrente Popular, uma coalização de centro esquerda (socialistas, comunistas, anarquistas, sindicalistas), vence as eleições derrotando a Frente Nacional que reunia as forças direitistas. Esse resultado acirra as hostilidades entre os dois campos, conduzindo, em breve, o país a uma luta fratricida.
17 de julho, 1936Guerra Civil EspanholaGeneral Francisco Franco levanta o exército contra o governo republicano dando início à Guerra Civil que se estenderia até abril de 1939.
agosto, 1936EsporteXI Jogos Olímpicos realizados em Berlim.
Essas Olimpíadas ficaram marcadas na História pelo seu contexto político. Abertos por Adolf Hitler, os jogos de Berlim deveriam ser explorados pelo partido nazista como demonstração da superioridade da raça ariana. Mas isso não veio a ser confirmado no decorrer da competição. A maioria das provas de atletismo, principal modalidade dos Jogos Olímpicos, foram vencidas por atletas negros, entre os quais se destacou o norte-americano Jesse Owens, ganhador de quatro medalhas de ouro.
19 de agosto, 1936Guerra Civil EspanholaPoeta espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936) é executado pelos chamados "nacionalistas" do general Franco.
dezembro, 1936InglaterraEduardo VIII, filho de Jorge V, abdica ao trono após um reinado de apenas um ano, para poder se casar com Wallis Simpson, uma norte-americana sem qualquer título de realeza. Assume o trono seu irmão Jorge VI que reina até sua morte em 1952.
26 de abril, 1937Guerra Civil EspanholaBombardeio aéreo de Guernica, na região basca, por 24 aviões alemães e italianos destrói a maior parte da cidade e causa inúmeras mortes entre a população civil.
O bombardeio de Guernica tornou-se um dos símbolos dos horrores da Guerra Civil Espanhola e inspirou Picasso a pintar um dos seus mais famosos quadros: o painel "Guernica" que, atualmente, se encontra no Centro de Arte Moderna Reina Sofia em Madri.
6 de maio, 1937AviaçãoDirigível "Hindenburg", procedente da Alemanha, pega fogo ao descer em Lakehurst, próximo a New York, matando 36 dos 97 ocupantes da aeronave (obs.: esse acidente pôs fim à era dos dirigíveis no transporte de passageiros).
março, 1938ÁustriaTropas alemãs invadem o país e Hitler anuncia a anexação da Áustria à Alemanha, o chamado "Anschluss", que significa "anexação" em língua alemã.
junho, 1938EsporteIII Copa do Mundo de Futebol realizada na França. A Itália derrota a Hungria na final por 4 a 2 sagrando-se bicampeã do mundo.
setembro, 1938AlemanhaAcordo de Munique, assinado pela Alemanha (Hitler), França (Daladier), Inglaterra (Chamberlain) e Itália (Mussolini), aprova a pretensão alemã de ocupar a região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, onde havia uma grande população de língua alemã.
1 de outubro, 1938Tchecoslo-váquiaTropas alemãs ocupam a região dos Sudetos.
30 de outubro, 1938RádioInvasão dos Marcianos: transmissão radiofônica da emissora norte-americana CBS simula invasão da Terra por marcianos espalhando pânico no país. O programa foi dirigido por Orson Welles (diretor do clássico filme "Cidadão Kane") e baseado no romance "A Guerra dos Mundos", escrito pelo inglês H. G. Wells em 1898.
9 de novembro, 1938AlemanhaNoite de Cristal (Kristallnacht): noite de violência anti-semita em toda a Alemanha e na Áustria com agressões a judeus e inúmeros atos de vandalismo contra sinagogas, lojas e residências praticados por membros da polícia política nazista (SA).
1 de abril, 1939Guerra Civil EspanholaGeneral Francisco Franco anuncia o fim da guerra civil com a derrota dos republicanos. Tem início a ditadura franquista que duraria até 1975.
23 de agosto, 1939Alemanha / URSSPacto Molotov-Ribbentrop: tratado de não-agressão germano-soviético assinado em Moscou por Molotov (URSS) e von Ribbentrop (Alemanha).
setembro de 1939 a agosto de 1945II Guerra MundialConflito que opôs os Aliados (França, Inglaterra, Estados Unidos, União Soviética, Canadá, Austrália, Brasil e muitos outros) às forças do chamado Eixo (Alemanha, Itália, Japão). Essa guerra provocou mais vítimas e destruição do que qualquer outra da História, durando seis anos de intensos combates em todo o mundo.
Principais causas da Segunda Guerra Mundial: a) calamitosa situação econômica da Alemanha provocada pelas vultosas reparações de guerra impostas pelos aliados ao final da Primeira Guerra e agravada pela Crise de 1929; b) desejo alemão de se vingar das humilhações sofridas pela derrota na guerra e, pelas severas cláusulas do Tratado de Versalhes; c) ascensão do partido nazista, impulsionado pelos motivos anteriores e, também pelo apoio recebido da classe dominante receosa de uma possível revolução comunista no país; d) tomada do poder na Itália pelo partido fascista de Mussolini e sua aliança com os nazistas alemães; e) política de apaziguamento adotada pela Inglaterra e França em relação a Hitler, pois esses países desiludidos com a Grande Guerra queriam evitar um novo conflito a todo custo.
1 de setembro, 1939II Guerra MundialTropas alemãs invadem a Polônia dando início a um novo conflito mundial.
A causa imediata da deflagração da guerra foi a disputa pela cidade de Danzig (atual Gdansk) e do chamado "corredor polonês", faixa de terra criada pelo Tratado de Versalhes (1919) que passou a separar a Alemanha da Prússia Oriental, uma de suas províncias. A recusa polonesa em devolver este território foi a justificativa alemã para a invasão. A existência do pacto com os soviéticos veio a contribuir para esta ação alemã pois garantia a não-interferência dos russos em uma possível defesa da Polônia.
3 de setembro, 1939II Guerra MundialInglaterra e França declaram guerra à Alemanha nazista. Rapidamente, outros países fazem o mesmo: Austrália, Nova Zelândia, Índia e Canadá.
27 de setembro, 1939II Guerra MundialTropas alemãs tomam Varsóvia obrigando a rendição da Polônia.
8 de novembro, 1939II Guerra MundialHitler escapa de um atentado preparado por um trabalhador alemão chamado Georg Elser, em uma cervejaria de Munique.
dezembro, 1939CinemaLançado o filme "E o Vento Levou" de Victor Fleming, um dos maiores sucessos de bilheteria de todos os tempos.
17 de dezembro, 1939II Guerra MundialBatalha do Rio da Prata: encouraçado alemão "Admiral Graf Spee" enfrenta três cruzadores ingleses na costa do Uruguai. Avariado, seu comandante provoca a explosão e afundamento do navio para que não viesse a cair nas mãos dos inimigos.
fevereiro, 1940II Guerra MundialExército russo ultrapassa a linha de defesa finlandesa (Linha Mannerheim) e invade o país.
9 de abril, 1940II Guerra MundialAlemanha invade a Dinamarca e a Noruega.
10 de maio, 1940II Guerra MundialAlemanha invade a Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Neste início de guerra, a Alemanha adotava a tática denominada Blitzkrieg ("guerra relâmpago" em língua alemã) que consistia de ataques rápidos e de surpresa visando pegar o inimigo desprevenido e impossibilitado de defesa.
11 de maio, 1940InglaterraPrimeiro-ministro Neville Chamberlain renuncia e Winston Churchill assume o cargo.
12 de maio, 1940II Guerra MundialTanques de batalha alemães, os chamados panzer, penetram em território francês.
25 de maio a 4 de junho, 1940II Guerra MundialBatalha de Dunkerque: tropas anglo-francesas são encurraladas pelos tanques alemães nesta região da fronteira da França com a Bélgica. Uma enorme operação de retirada consegue transportar mais de 300 mil soldados para a Inglaterra, cruzando o Canal da Mancha em navios de guerra, barcos mercantes, pesqueiros, chatas e até iates. Este episódio ficou conhecido como Retirada de Dunkerque.
14 de junho, 1940II Guerra MundialTropas alemãs ocupam Paris.
22 de junho, 1940II Guerra MundialGeneral Philippe Pétain, herói da Primeira Guerra e chefe de estado francês, assina um armistício com os alemães que divide o país em duas partes: o norte sob domínio alemão e, no sul, um estado colaboracionista: a França de Vichy.
1 de julho, 1940II Guerra MundialFrança instala o Governo de Vichy, tendo como capital a cidade do mesmo nome.
A França de Vichy era um estado fantoche dos nazistas e que se opunha à Resistência Francesa, movimento que não aceitava a capitulação do país. A Resistência era liderada pelo general Charles de Gaulle que fugiu para Londres e de lá, através de transmissões radiofônicas, exortava os franceses a continuar a luta contra os nazistas.
julho a setembro, 1940II Guerra MundialBatalha da Inglaterra: nome como ficou conhecida a guerra aérea travada neste período, em combates quase diários, entre as forças aéreas alemã (Luftwaffe) e inglesa (RAF - Royal Air Force). Os ataques da Luftwaffe tinham como objetivo destruir as defesas inglesas e preparar uma invasão das ilhas britânicas pelo mar.
20 de agosto, 1940II Guerra MundialWinston Churchill, primeiro-ministro inglês, profere, em discurso na Câmara dos Comuns, a célebre frase sobre os pilotos da RAF: "nunca tantos deveram tanto a tão poucos".
20 de agosto, 1940MéxicoLeon Trotsky é assassinado na Cidade do México por Ramón Mercader, agente da polícia secreta do Partido Comunista Soviético, a mando de Joseph Stalin.
7 a 15 de setembro, 1940II Guerra MundialMaciços ataques noturnos da Luftwaffe causam grandes estragos em Londres, mas a destreza da aviação inglesa apoiada pelos sistemas de radar consegue impedir a destruição da cidade, o que leva Adolf Hitler a adiar a invasão da Inglaterra.
novembro, 1940II Guerra MundialNazistas começam a construir o Gueto de Varsóvia para isolar os judeus da capital polonesa.
janeiro, 1941II Guerra MundialAlemães enviam tropas motorizadas, chamadas de Africa Korps, para o norte da África, sob o comando do general Erwin Rommel, que ficaria depois conhecido como "a Raposa do Deserto".
4 de abril, 1941II Guerra MundialTropas alemãs do Africa Korps derrotam os ingleses na Líbia e tomam a cidade de Bengazi.
maio, 1941CinemaComeça a ser exibido o filme "Cidadão Kane" do diretor Orson Welles, considerado pela crítica um dos melhores filmes de todos os tempos.
27 de maio, 1941II Guerra MundialEncouraçado alemão "Bismarck" é afundado por navios de guerra ingleses.
22 de junho, 1941II Guerra MundialAlemanha lança grande ofensiva militar contra a Rússia. As forças alemãs somavam cerca de 4 milhões de soldados, mais de 3 mil tanques e 5 mil aviões.
6 de setembro, 1941II Guerra MundialJudeus passam a ser obrigados a usar a Estrela de David em todos os territórios dominados pelos alemães. Começa oficialmente o Holocausto, nome pelo qual ficou conhecido o massacre perpetrado pelos nazistas contra judeus e outros grupos considerados inferiores ou indesejados.
A ideologia nazista e sua máquina de propaganda apregoava a superioridade da raça ariana (germânica) e a necessidade de exterminar as "raças inferiores" (judeus, ciganos, eslavos, negros) e grupos indesejados (comunistas, homossexuais, deficientes, sindicalistas, ativistas políticos). Dentre todos, os judeus eram o principal alvo dos nazistas que os consideravam fonte de todos os males que afetavam a Alemanha, motivo pelo qual desencadearam seu brutal extermínio em toda a Europa conquistada. As execuções eram, geralmente, realizadas pelas tropas de choque do partido nazista, a SS, que prendiam os judeus, amontoavam-nos em trens fechados e os encaminhavam para os terríveis campos de concentração (Auschwitz, Treblinka, Dachau e outros), onde a grande maioria morria pelos maus-tratos ou asfixiados nas câmaras de gás. Calcula-se em seis milhões o número de judeus mortos pelos nazistas durante o chamado Holocausto.
2 de outubro, 1941II Guerra MundialBatalha de Moscou: exército alemão inicia ataque a Moscou. Esta campanha só terminaria em janeiro de 1942.
7 de dezembro, 1941II Guerra MundialJapão ataca, de surpresa, a base norte-americana de Pearl Harbor no Havaí, destruindo inúmeros navios e aviões e provocando a morte de mais de 2 mil militares. Este ataque marca a entrada dos Estados Unidos na guerra e o início das operações no Pacífico.
17 de dezembro, 1941II Guerra MundialEstados Unidos declaram guerra ao Japão.
janeiro, 1942II Guerra MundialTermina a Batalha de Moscou. Os russos impedem a queda de sua capital e iniciam violento contra-ataque ao exército alemão.
Essa vitória mostrou que os nazistas não eram imbatíveis. O rigoroso inverso russo também contribuiu para a derrota alemã, repetindo o ocorrido duas vezes no passado: em 1708 com o exército sueco na Grande Guerra do Norte e em 1812 na Campanha Russa de Napoleão.
4 a 5 de junho, 1942II Guerra MundialBatalha de Midway: forças aeronavais norte-americanas derrotam os japoneses no Atol de Midway, próximo ao Havaí. A perda de navios importantes (4 porta-aviões e um cruzador), além de cerca de 200 pilotos navais, enfraquece bastante o poderio militar japonês no mar e no ar. Começa a supremacia dos Estados Unidos na guerra do Pacífico.
17 de julho, 1942 a 2 de fevereiro, 1943II Guerra MundialBatalha de Stalingrado: considerada uma das mais sangrentas batalhas da guerra, tendo a luta se desenrolado encarniçadamente casa a casa, prédio a prédio, rua a rua. Durou cerca de seis meses, colocando frente a frente os alemães sob o comando do general Friedrich von Paulus e os russos do general Georgy Zhukov. Ao final, a vitória coube aos russos que capturaram cerca de 110 mil soldados alemães.
Estima-se que em torno de 2 milhões de pessoas (militares e civis) tenham morrido nesta batalha que assinalou um ponto de reversão na guerra com o início da derrocada alemã.
agosto, 1942 a fevereiro, 1943II Guerra MundialBatalha de Guadalcanal: tropas terrestres, aéreas e navais aliadas, principalmente norte-americanas, derrotam forças japonesas em Guadalcanal, uma ilha do arquipélago das Ilhas Salomão, no Pacífico.
23 de outubro a 3 de novembro, 1942II Guerra MundialBatalha de El-Alamein no norte da África: tropas britânicas e de outros países da Commonwealth (Austrália, Nova Zelândia, Índia e África do Sul), comandadas pelo general Bernard Montgomery derrotam o Africa Korps do general Erwin Rommel.
1943FilosofiaJean-Paul Sartre (1905-1980), filósofo francês, publica "O Ser e o Nada", uma de suas obras mais importantes. Em 1964, Sartre ganharia o Prêmio Nobel de Literatura.
10 de julho, 1943II Guerra MundialExércitos aliados desembarcam na Sicilia e iniciam a invasão da Itália.
25 de julho, 1943II Guerra MundialDitador italiano Benito Mussolini apresenta sua demissão ao rei Vitório Emanuel III e é preso, sendo libertado dois meses depois por paraquedistas alemães.
3 de setembro, 1943II Guerra MundialRendição da Itália: novo governo assina um armistício.
janeiro a maio, 1944II Guerra MundialBatalha de Monte Cassino: aliados lutam para desalojar os alemães deste monte no sul da Itália, que obstruía a passagem das tropas aliadas para Roma.
4 de junho, 1944II Guerra MundialAliados ocupam Roma.
6 de junho, 1944II Guerra MundialDia D: desembarque maciço de tropas aliadas, provenientes de diversos pontos da Inglaterra, em praias da região da Normandia, no norte da França. Essa gigantesca operação militar marcou o início da Batalha da Normandia que se estenderia até o final de julho de 1944.
As tropas desembarcadas na Normandia eram formadas por soldados norte-americanos, ingleses, canadenses e de diversas outras nações aliadas. O comandante geral da operação era o general norte-americano Dwight Eisenhower, mas diversos outros generais participaram da batalha, entre eles o general inglês Bernard Montgomery. Calcula-se em mais de 2 milhões o número dos que tomaram parte nesta invasão, que envolveu também cerca de 12 mil aviões e 5 mil embarcações. A batalha se estendeu até o final de julho, quando a resistência alemã já bem enfraquecida permitiu que os aliados consolidassem suas posições.
julho, 1944EconomiaConferência e Acordo de Bretton Woods: delegados das nações aliadas reunidos na localidade de Bretton Woods, no estado norte-americano de New Hampshire, assinam um acordo para o estabelecimento de uma nova ordem econômica mundial para o pós-guerra. Foram definidas as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países signatários e criados duas importantes organizações: o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento), que posteriormente se tornaria no Banco Mundial.
20 de julho, 1944II Guerra MundialFracassa atentado para assassinar Adolf Hitler em um dos seus principais quartéis-general, a chamada "Toca do Lobo" (Wolfsschanze). O complô, articulado por oficiais do exército descontentes com o ditador, foi conduzido pelo coronel Claus von Stauffenberg que levou para a sala de reunião uma maleta contendo uma bomba. A explosão causou a morte de quatro participantes da reunião, mas Hitler sofreu apenas ferimentos leves.
A represália ao atentado foi violenta. Estima-se que cerca de 5 mil pessoas tenham sido presas, sendo 200 sumariamente executadas.
31 de julho, 1944LiteraturaDesaparece no Mediterrâneo o avião pilotado por Antoine de Saint-Exupéry, escritor e aviador francês, autor do famoso "O Pequeno Príncipe", livro filosófico publicado em 1943.
25 de agosto, 1944II Guerra MundialAliados entram em Paris e libertam a cidade.
14 de outubro, 1944II Guerra MundialGeneral Erwin Rommel, acusado de ter conhecimento do plano para assassinar Hitler e de não tê-lo denunciado, é obrigado a se suicidar ingerindo veneno.
25 de novembro, 1944 a 21 de fevereiro, 1945II Guerra MundialBatalha e Tomada do Monte Castelo: tropas brasileiras e norte-americanas, após três meses de luta e seis ofensivas, conseguem tomar o Monte Castelo (21 de fevereiro) fortemente guarnecido por uma divisão da infantaria alemã.
O Monte Castelo está localizado no norte da Itália, a cerca de 60 km da cidade de Bolonha.
15 de dezembro, 1944MúsicaDesaparece no Canal da Mancha o avião que conduzia o músico de jazz e bandleader Glenn Miller. Ele voava da Inglaterra para Paris, onde sua banda tocaria para os soldados que acabavam de libertar a cidade.
Entre as muitas hipóteses para o desaparecimento de Glenn Miller está a de que seu pequeno avião havia sido, inadvertidamente, bombardeado por aviões ingleses que regressavam de um ataque à Alemanha.
30 de janeiro, 1945II Guerra MundialNavio alemão Wilhem Gustloff com mais de 10 mil pessoas a bordo entre refugiados e tripulantes, fugindo do avanço do exército soviético, é atingido por três torpedos e afunda no Mar Báltico. Em torno de 9.600 pessoas, a maioria crianças (cerca de 5 mil), morrem neste terrível desastre, considerado a maior catástrofe naval de todos os tempos. O número de vítimas deste naufrágio equivale a seis vezes os mortos do Titanic.
fevereiro, 1945II Guerra MundialConferência de Ialta: presidente norte-americano Franklin Roosevelt, líder da URSS Joseph Stalin e primeiro-ministro inglês Winston Churchill se reúnem nesta cidade balneária do Mar Negro, na região da Crimeia (Ucrânia) para decidirem sobre a divisão das zonas de influência Leste-Oeste após o fim da II Guerra Mundial.
fevereiro a março, 1945II Guerra MundialBatalha de Iwo Jima: tropas norte-americanas derrotam os japoneses e assumem o controle desta ilha do Pacífico, de grande importância estratégica para o Japão.
12 de abril, 1945Estados UnidosFalece o presidente Franklin Roosevelt. Assume seu vice Harry Truman.
abril a junho, 1945II Guerra MundialBatalha de Okinawa, no Pacífico: foi o último grande confronto da Segunda Guerra. Envolveu combates aéreos, marítimos e terrestres, sendo vencida pelos norte-americanos. Além das baixas de combatentes de ambos os lados, mais de cem mil civis morreram nesta campanha.
28 de abril, 1945II Guerra MundialBenito Mussolini e sua companheira Clara Petacci são capturados e fuzilados, em Milão, por membros da resistência italiana.
30 de abril, 1945II Guerra MundialAdolf Hitler e sua companheira Eva Braun se suicidam em seu abrigo subterrâneo em Berlim.
7 de maio, 1945II Guerra MundialRendição da Alemanha e fim da da guerra na Europa.
Participação brasileira na Segunda Guerra: Para apoio às forças aliadas na Campanha da Itália, o Brasil havia enviado um contingente militar aero-terrestre denominado Força Expedicionária Brasileira (FEB) constituído por cerca de 25 mil pessoas e comandado pelo marechal Mascarenhas de Morais. O número de baixas foi de 459 militares (454 soldados e 5 pilotos) que, inicialmente, foram sepultados no Cemitério da cidade de Pistoia, na região da Toscana. Em 1960, os restos mortais desses combatentes foram transferidos para o "Monumento aos Mortos da Segunda Guerra" no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
julho, 1945Estados UnidosDetonada a primeira bomba atômica da História na região de Alamogordo, no estado norte-americano do Novo México.
julho a agosto, 1945AlemanhaConferência de Potsdam: líderes aliados se reúnem nesta cidade para decidir sobre a forma de governo a ser adotada na Alemanha pós-guerra. A cidade de Berlim, que se situava na zona ocupada pelos russos, foi dividida em quatro setores: norte-americano, britânico, francês e russo. Os três primeiros depois se fundiram formando a Berlim ocidental, um enclave dentro da Alemanha Oriental.
6 de agosto, 1945II Guerra MundialBomba atômica em Hiroshima: Estados Unidos lançam a primeira bomba atômica sobre o Japão tendo como alvo a cidade de Hiroshima. O ataque causa imensa devastação e a morte de mais de 140 mil pessoas, algumas de imediato, outras nos dias posteriores. Nos anos seguintes, o efeito daquela radiação iria causar dezenas de milhares de outras mortes.
O lançamento desta bomba atômica gerou muitas polêmicas, pois os analistas acreditavam que o Japão estava prestes a se render, sendo desnessária essa ação. Contudo, o presidente americano, Harry Truman, afirmou que a decisão foi tomada para se evitar a invasão do Japão que, certamente, envolveria um número muito maior de vítimas.
O avião de bombardeio B-29 que lançou esta primeira bomba atômica foi batizado de "Enola Gay", nome da mãe do piloto. A bomba foi apelidada de "Little Boy".
9 de agosto, 1945II Guerra MundialBomba atômica em Nagasaki: Estados Unidos lançam uma segunda bomba atômica sobre o Japão; desta vez o alvo foi a cidade de Nagasaki, onde morreram, na hora ou em dias posteriores, cerca de 80 mil pessoas.
A bomba que atingiu Nagasaki foi apelidada de "Fat Man".
15 de agosto, 1945II Guerra MundialRendição do Japão marca o fim da Segunda Guerra Mundial.
Conseqüências da Segunda Guerra Mundial: o número de vítimas em torno de 70 milhões de pessoas, entre combatentes e civis, fez da II Guerra Mundial a mais sangrenta da História. O país mais sacrificado foi a União Soviética que perdeu mais de 20 milhões de pessoas. O mapa europeu também sofreu muitas mudanças como, por exemplo, a incorporação dos países bálticos, Letônia, Lituânia e Estônia, à União Soviética e a anexação da maior parte da província alemã da Prússia Oriental à Polônia. A guerra fez com que países europeus colonialistas, como Inglaterra, França e Holanda, abrissem mão de seus domínios em território africano e asiático. Quanto às estruturas de poder, surgiram duas superpotências: os Estados Unidos e a União Soviética.
setembro, 1945CinemaLançamento do filme "Roma, Cidade Aberta" do diretor Roberto Rossellini marca o início do movimento cinematográfico italiano denominado "neo-realismo" que procura retratar a realidade sócio-econômica do país no pós-guerra, mostrando as dificuldades que enfrenta a população pobre e operária. Além de Rossellini, outros importantes diretores desta corrente foram: Vittorio De Sica, Lucchino Visconti e Michelangelo Antonioni.
24 de outubro, 1945ONUFundada a Organização das Nações Unidas (ONU) em San Francisco, Califórnia contando, inicialmente, com 51 países-membro. A ONU foi a sucessora da Liga das Nações, criada pelo Tratado de Versalhes, após a Primeira Guerra e dissolvida, no início dos anos 40, em virtude do fracasso em impedir um novo conflito mundial.
O primeiro Secretário-geral da ONU foi o norueguês Trygve Lie que ficou no cargo até 1952, sendo substituído pelo sueco Dag Hammarskjöld.
20 de novembro, 1945 a 1 de outubro, 1946II Guerra MundialJulgamentos de Nuremberg: vinte e quatro importantes líderes nazistas, acusados de inúmeros crimes de guerra, são julgados nesta cidade alemã por um tribunal militar internacional.
março, 1946Política InternacionalWinston Churchill, primeiro-ministro inglês, ao discursar em uma cidade do estado norte-americano do Missouri, cita, pela primeira vez, a expressão "Cortina de Ferro" ao se referir à área de influência política da União Soviética na Europa, ou seja, os países do leste europeu.
Além da União Soviética, fazia parte da chamada "Cortina de Ferro", os seguintes países: Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Romênia e Bulgária. A partir de 1949, a recém-criada Alemanha Oriental passaria a integrar o grupo que durou até 1991, quando foi desfeito em razão da dissolução da União Soviética.
1946Ciência e TecnologiaO primeiro computador eletrônico, ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) é desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
junho, 1946ChinaReinício da guerra civil entre o exército nacionalista de Chang Kai-shek e o Exército de Libertação Popular (nome adotado pelas forças comunistas) de Mao Tse-Tung.
setembro, 1946CinemaPrimeira realização do festival de cinema de Cannes, na França, cujo prêmio máximo é a "Palma de Ouro".
dezembro, 1946 a julho, 1954Sudeste AsiáticoGuerra da Indochina: conflito que, durante mais de sete anos, opôs as forças do corpo expedicionário francês no extremo oriente às tropas da Frente de Independência do Vietnam, movimento apoiado pelos comunistas.
A Indochina Francesa era uma antiga colônia da França que abrangia os atuais territórios do Vietnam, Laos e Camboja. Na época, a região do Vietnam era dividida em três partes: Tonkim (norte), Annam (centro) e Cochinchina (sul).
março, 1947Política InternacionalDoutrina Truman: em discurso no congresso norte-americano, o presidente Harry Truman assume o compromisso de defender o mundo contra a ameaça comunista dando início à chamada Guerra Fria.
Guerra Fria: nome dado ao conflito ideológico entre capitalismo (Estados Unidos e aliados) e socialismo (União Soviética e aliados), que se estendeu até a dissolução da União Soviética em 1991. Foi um período marcado por tensões, riscos de guerra atômica e extrema competição entre as duas superpotências e suas respectivas zonas de influência.
junho, 1947Estados UnidosPlano Marshall: Estados Unidos anunciam um plano de ajuda financeira e recuperação econômica aos países da Europa ocidental arrasados pela guerra.
O plano recebeu este nome por ter sido uma iniciativa do secretário de Estado norte-americano George Marshall que viria a ser laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1953.
agosto, 1947ÍndiaO país obtém a sua independência da Inglaterra, sendo dividido em dois Estados separados: a Índia, propriamente dita, de cultura hindu e o Paquistão predominantemente muçulmano.
Jawaharlal Nehru foi primeiro-ministro indiano desta data até sua morte em 1964.
O Paquistão era formado por dois territórios, um a oeste da Índia, o Paquistão Ocidental, e outro a leste da Índia, o Paquistão Oriental. Em 1971, a parte oriental se tornou independente com o nome de Bangladesh.
1948LiteraturaGeorge Orwell (1903-1950), autor inglês nascido na Índia, publica o famoso livro "1984". Outro livro famoso do mesmo autor havia sido "A Revolução dos Bichos" publicado em 1945.
30 de janeiro, 1948ÍndiaMahatma Gandhi, um dos líderes do movimento pela independência da Índia e defensor da política de não-violência, é assassinado a tiros, em Nova Delhi, por um fanático hindu.
14 de maio, 1948IsraelTermina o mandato britânico sobre a região da Palestina. David Ben-Gurion, um dos líderes do sionismo, proclama a fundação do Estado de Israel.
O território da Palestina fez parte do Império Turco-Otomano de 1516 até o final da I Guerra Mundial. A partir de então, foi colocado sob mandato britânico, situação mantida até 1948 quando se criou o Estado de Israel. Além de Israel, a antiga Palestina abrangia também a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.
Sionismo: movimento político que defendeu a criação de um estado judaico na região da Palestina. Foi idealizado pelo jornalista Theodor Herzl em seu livro "O Estado Judaico", publicado em Viena em 1895.
junho, 1948AlemanhaBloqueio de Berlim: tropas soviéticas fecham todos os acessos rodoviários e ferroviários a Berlim ocidental, obrigando os Estados Unidos e aliados a criarem uma ponte aérea para abastecer os habitantes do lado ocidental. Este incidente foi uma das primeiras tensões da Guerra Fria.
julho a agosto, 1948EsporteXIV Jogos Olímpicos realizados em Londres. Foi a segunda vez que Londres sediou as Olimpíadas, sendo a primeira em 1908.
janeiro, 1949ChinaExército comunista entra em Pequim e as tropas nacionalistas se rendem. A Revolução Comunista Chinesa de Mao Tse-Tung sai vitoriosa do conflito.
Após a derrota, Chiang Kai-shek e seus partidários se refugiam na Ilha de Formosa e instalam o governo nacionalista da República da China ou Taiwan.
abril, 1949Política InternacionalEstados Unidos e alguns países europeus fundam a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para proteger a Europa ocidental da ameaça soviética.
maio, 1949AlemanhaCriada a República Federal da Alemanha (RFA), mais conhecida como Alemanha Ocidental, com capital na cidade de Bonn.
setembro, 1949AlemanhaKonrad Adenauer escolhido chanceler. Ocupa este cargo, correspondente a primeiro-ministro, até 1963. Nesse período, conseguiu reconstruir a economia do país e restaurar o respeito pela Alemanha. Aliou-se à França para viabilizar a Comunidade Européia
1 de outubro, 1949ChinaMao Tsé-Tung proclama a República Popular da China.
outubro, 1949AlemanhaCriada a República Democrática Alemã (RDA), mais conhecida como Alemanha Oriental, tendo como capital Berlim Oriental.
anos 50MúsicaRock-n'-Roll, gênero musical surgido nos Estados Unidos, rapidamente, se espalha pelo mundo. Em 1955, o cantor Elvis Presley (1935-1977), que viria a ser chamado de "rei do rock", desponta no cenário musical. Sua meteórica carreira impulsiona o novo estilo, caracterizado pelo ritmo dançante com acompanhamento de guitarra elétrica e bateria.
junho a julho, 1950EsporteIV Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil. A equipe uruguaia se sagra bicampeã do mundo (a primeira vez fora em 1930), derrotando o Brasil na final por 2 a 1, em pleno Estádio do Maracanã lotado.
junho de 1950 a julho 1953CoréiaGuerra da Coréia: conflito que opôs a Coréia do Sul e seus aliados, principalmente Estados Unidos, à Coréia do Norte, apoiada pela União Soviética e China. A guerra terminou com a assinatura de um tratado de paz em julho de 1953 que fazia cessar as hostilidades, mas mantinha a divisão do país, situação que vigora até os dias atuais. O número de mortos desta guerra fratricida não é preciso com números variando entre um 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas.
A Coréia fez parte do império japonês de 1910 até a rendição do Japão em agosto de 1945, quando, então, os Estados Unidos e a União Soviética propuseram a divisão do país em duas partes, separadas pelo paralelo 38: a Coréia do Norte como área de influência comunista e a Coréia do Sul como uma zona pró-ocidental.
A guerra teve início quando o exército norte-coreano invadiu a Coréia do Sul, avançando até sua capital Seul. As Nações Unidas reagiram e enviaram tropas, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur, para defender o sul. Após a libertação de Seul, o exército das Nações Unidas revidou, invadindo o território do norte até atingir sua capital, Pyongyang.
outubro, 1950ChinaTropas chinesas invadem o Tibete e o anexam à China.