Escala de Tempo (quantos anos antes da época presente)Era GeológicaPeríodo GeológicoÉpoca GeológicaPrincipais Eventos
4,5 bilhões a 542 milhõesFormação da Terra (4,54 bilhões de anos)
Pré-CambrianoSurgem a atmosfera, os oceanos e os continentes.
Surge a Lua: um planeta (Theia) do tamanho de Marte colide com a Terra e o material lançado ao espaço resultante desse impacto gigantesco dá origem à Lua (4,51 bilhões de anos).
Surge a vida na Terra através dos primeiros seres unicelulares (procariontes e bactérias) (c. 4,0 bilhões anos)
542 a 251 milhõesPaleozóico
542 a 488 milhõesCambrianoExpansão e diversificação de seres vivos (Explosão Cambriana). Predominância dos invertebrados marítimos, principalmente trilobitas. Surgem também outros grupos como equinodermos, anelídeos, moluscos, esponjas e artrópodes.
488 a 443 milhõesOrdovicianoInvertebrados marinhos. Surgem os primeiros vertebrados marinhos (peixes sem mandíbulas) e plantas primitivas (fungos e samambaias).
443 a 416 milhõesSilurianoSurgem os primeiros invertebrados e plantas terrestres.
416 a 359 milhõesDevonianoProliferação dos peixes (Era dos Peixes). Surgem os primeiros anfíbios. Vida terrestre dominada por artrópodes. Primeiras plantas altas.
359 a 299 milhõesCarboníferoMassas de terra se unem em um único supercontinente: Pangeia, que resistiu até a Era dos Dinossauros (Mesozoico). Proliferação dos animais terrestres, principalmente dos anfíbios (Era dos Anfíbios) e artrópodes. Surgem os primeiros répteis e os primeiros animais com capacidade de voar (insetos). Surgem muitas florestas, embora ainda predominem as samambaias e licopódios.
299 a 252 milhõesPermianoÚltimo período da Era Paleozoica. Predomínio dos répteis. Únicas criaturas voadoras eram os insetos (muitos deles semelhantes às libélulas atuais). Os trilobitas se extinguem nesta época. Ao final deste período, ocorre uma extinção em massa dos seres vivos, calculando-se em torno de 90% das espécies existentes (Extinção Permiana).
251 a 65 milhõesMesozóico
251 a 200 milhõesTriássicoNa fauna terrestre predominam répteis e anfíbios. Surgem os primeiros mamíferos e dinossauros de pequeno porte. Nas florestas, prosperam samambaias, coníferas (pinheiros, ciprestes) e gingkos.
200 a 145 milhõesJurássicoO clima quente e úmido faz com que as florestas se proliferem com grande diversidade de plantas. As plantas predominantes são: cicadáceas, ginkgos e coníferas gigantescas (sequoias). Neste período surgem as primeiras plantas com flores. Os dinossauros prevalecem na Terra. Surgem as primeiras espécies de aves. O supercontinente Pangeia se divide em dois: Gondwana no hemisfério sul (Antártica, América do Sul, África, Península Arábica, Índia, Austrália e Nova Zelândia) e Laurasia no hemisfério norte (América do Norte, Europa, Sibéria, China).
145 a 65 milhõesCretáceoAs plantas com flores (angiospermas) se espalham na Terra. O fim do Cretáceo foi marcado por um gigantesco cataclisma que provocou a extinção de todos os dinossauros bem como de 70% da vida na Terra. A causa provável desta catástrofe teria sido o violento desequilíbrio ecológico causado pela queda de um asteróide na região da Península de Yucatan no México.
65 milhões de anos até o presenteCenozóico
65 a 55 milhõesPaleogenoPaleocenoSurgem os primeiros grandes mamíferos que, com a extinção dos dinossauros, passam a ser os animais predominantes.
55 a 34 milhõesEocenoProliferam muitas espécies de mamíferos que depois desapareceram como os creodontes, condilartas, etc. Surgem formas ancestrais dos cavalos, rinocerontes, camelos, etc.
34 a 23 milhõesOligocenoCom o aquecimento do clima, ocorre uma grande diversificação da flora e fauna terrestres. Surgem os elefantes, cachorros, gatos, macacos.
23 a 5 milhõesNeogenoMiocenoEsfriamento global. Surge a camada de gelo da Antártica e grandes cordilheiras de montanhas. Aparecem os grandes primatas e os primeiros ancestrais do Homem.
5 a 1.8 milhõesPliocenoIntensificação da Idade Glacial. Rápida evolução dos primatas. Surge o Homo habilis.
1.8 milhões a 11 milPleistocenoExpansão e extinção de muitos mamíferos de grande porte. Surge o Homo sapiens.
10 mil até hojeHolocenoFim da mais recente Idade Glacial e surgimento da moderna civilização. Período histórico do Homem.