Período (d.C.)TemaEvento
março, 1801Estados UnidosThomas Jefferson é empossado como terceiro presidente do país, ficando no cargo até 1809.
março, 1801RússiaAssassinato do czar Paulo I, que reinava desde 1796. Foi sucedido por seu filho Alexandre I que ficou no trono até 1825.
1802 a 1885LiteraturaVida do romancista francês Victor Hugo, autor de "Notre Dame de Paris" ou "O Corcunda de Notre Dame" (1831) e "Os Miseráveis" (1862) entre outras obras.
agosto, 1802Era NapoleônicaNapoleão Bonaparte recebe o título de cônsul vitalício da França.
maio, 1803Era NapoleônicaFrança vende o território da Louisiana aos Estados Unidos.
A França recebeu 15 milhões de dólares por esta venda, valor que, em moeda atual, corresponde à expressiva quantia de cerca de 400 bilhões de dólares ! Deve-se, contudo, considerar, que a Louisiana, na época, era uma enorme extensão do território americano, muito superior ao atual estado da Louisiana. Possuía mais de 2 milhões de km quadrados, ou aproximadamente, 22% da área atual dos Estados Unidos.
janeiro, 1804AméricaHaiti declara independência da França, sendo o primeiro país da América Latina a se tornar livre do domínio europeu.
fevereiro, 1804Ciência e TecnologiaRichard Thevithick, inventor inglês, faz a demonstração de sua locomotiva a vapor. A máquina puxou dez vagonetes de uma mina no País de Gales, à velocidade de 8 km/hora.
março, 1804Era NapoleônicaEntra em vigor o código civil outorgado por Napoleão que ficou conhecido como Código Napoleônico.
maio, 1804Era NapoleônicaNapoleão instala o Império da França (depois chamado de Primeiro Império) que vem a substituir o Consulado.
As reformas efetuadas por Napoleão durante o Consulado beneficiaram bastante a burguesia, evitando a restauração da monarquia e o perigo de uma retomada do poder pelos revolucionários radicais. Entre os principais atos que favoreceram os burgueses podem ser citados: a manutenção das propriedades adquiridas durante a Revolução, a recuperação das Finanças, a reorganização administrativa e a expansão econômica.
2 de dezembro, 1804Era NapoleônicaNapoleão é coroado imperador da França na catedral de Notre Dame em Paris.
Na verdade, Napoleão retirou a coroa das mãos do Papa Pio VII e coroou a si próprio e à sua esposa Josefina. Esse ato foi interpretado como um sinal de que Napoleão não aceitaria nenhum poder acima do seu.
21 de outubro, 1805Era NapoleônicaBatalha Naval de Trafalgar: almirante inglês Horatio Nelson derrota a esquadra franco-espanhola na costa sul da Espanha, próximo a Gibraltar. Essa batalha acaba com as pretensões francesas de invasão da Inglaterra e garante a supremacia marítima dos ingleses.
2 de dezembro, 1805Era NapoleônicaBatalha de Austerlitz: Napoleão derrota austríacos e russos em Austerlitz na Morávia (atual República Tcheca).
31 de dezembro, 1805Era NapoleônicaFrança extingue o uso do calendário revolucionário, passando a adotar novamente o calendário gregoriano.
março, 1806Era NapoleônicaNapoleão nomeia seu irmão José Bonaparte, rei de Nápoles.
O Reino de Nápoles, fundado no século XIII, existiu até o século XIX. Abrangia diversas regiões do sul da Península Itálica. Em 1816, uniu-se ao Reino da Sicília, formando o Reino das Duas Sicílias que, por sua vez, foi incorporado ao Reino da Itália, em 1861, quando da unificação italiana.
junho, 1806Era NapoleônicaNapoleão nomeia seu irmão Luís Bonaparte, rei da Holanda.
6 de agosto, 1806Era NapoleônicaExtinção do Sacro Império Romano-Germânico: após as vitórias militares de Napoleão, o imperador Francisco II abdica do trono. Esse ato marca oficialmente a dissolução do Império criado em 962.
Com o fim do Sacro Império, os estados que o compunham foram reorganizados: o Arquiducado da Áustria, um dos principais do extinto Império, foi transformado no Império Austríaco enquanto que os diversos estados alemães passaram a constituir a Confederação do Reno (1806 a 1813), tendo como capital a cidade de Frankfurt.
O primeiro imperador do Império Austríaco foi o próprio Francisco II do Sacro Império, que passou a ser Francisco I da Áustria. Em 1867, o Império Austríaco viria a se transformar no Império Austro-Húngaro que existiu até o final da Primeira Guerra Mundial.
14 de outubro, 1806Era NapoleônicaBatalha de Iena (Jena): Napoleão derrota os prussianos, comandados pelo imperador Francisco Guilherme III, na cidade de Iena, região da Turíngia.
21 de novembro, 1806Era NapoleônicaNapoleão assina o Decreto de Berlim que estabelece o Bloqueio Continental à Inglaterra.
Esse tratado proibia qualquer tipo de comércio ou relacionamento do Império Napoleônico com a Inglaterra. Por exemplo: as mercadorias inglesas encontradas seriam confiscadas; toda correspondência seria destruída; qualquer cidadão inglês se tornaria prisioneiro de guerra; qualquer navio que tivesse atracado em porto britânico seria alvo de apreensão; nenhum navio inglês poderia ancorar em portos do continente.
1807ChinaChega ao país, o primeiro missionário protestante, o escocês Robert Morrison.
1807FilosofiaPublicado o livro "Fenomenologia do Espírito" do filósofo alemão Georg Hegel.
A "dialética hegeliana" com suas três etapas (tese, antítese e síntese) muito influenciou o pensamento de Karl Marx e a sua visão do "materialismo histórico".
agosto, 1807Era NapoleônicaNapoleão nomeia seu irmão Jerônimo Bonaparte, rei da Vestfália, um dos reinos da Confederação do Reno.
agosto, 1807Ciência e TecnologiaViagem inaugural do primeiro barco movido a vapor no mundo, o "North River Steamboat". O navio, projetado pelo inventor norte-americano Robert Fulton, subiu o Rio Hudson fazendo o percurso de Nova York até à cidade de Albany em dois dias.
outubro, 1807Era NapoleônicaNapoleão e o rei espanhol Carlos IV assinam o Tratado de Fontainebleau que permite a passagem das tropas francesas pela Espanha a fim de invadir Portugal, único país a não aderir ao bloqueio contra a Inglaterra.
outubro, 1807Era NapoleônicaTropas francesas, comandadas pelo general Jean-Andoche Junot, entram na Espanha a caminho de Portugal.
novembro, 1807Era NapoleônicaTropas francesas invadem Portugal.
Esse fato assinalou o início da chamada Guerra Peninsular, uma série de atos de resistência da população portuguesa e espanhola contra a presença das tropas napoleônicas na região. Marcada por atos de guerrilha, emboscadas e sabotagem, essa luta não-convencional se estenderia até 1814 quando, espanhóis e portugueses, com apoio britânico, conseguiram expulsar os franceses da Península Ibérica.
27 de novembro, 1807Era NapoleônicaD. João VI, príncipe-regente, sua família e toda a corte portuguesa embarcam para o Brasil fugindo da invasão napoleônica.
1808LiteraturaPublicação da primeira parte da peça "Fausto" do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe.
fevereiro, 1808Era NapoleônicaNapoleão nomeia o marechal Joachim Murat representante francês na Espanha.
fevereiro, 1808 a setembro, 1809Rússia / SuéciaGuerra Finlandesa: confronto entre Suécia e Rússia pelo domínio do território finlandês. A derrota sueca transformou a Finlândia em um grão-ducado ligado ao Império Russo.
maio, 1808Era NapoleônicaRei espanhol Carlos IV e seu filho Fernando são convocados para comparecerem à cidade de Bayonne (sul da França, divisa com a Espanha) e obrigados a assinarem uma carta de abdicação. Quando a notícia chega a Madri, o povo se rebela e ataca as forças francesas comandadas por Murat que reagem com incrível brutalidade.
junho 1808Era NapoleônicaNapoleão nomeia rei da Espanha seu irmão José Bonaparte, que até então era rei de Nápoles. O Marechal Murat assume o trono do Reino de Nápoles.
1809 a 1849LiteraturaVida de Edgard Allan Poe, escritor norte-americano de histórias de terror e contos fantásticos.
março, 1809Estados UnidosJames Madison empossado como quarto presidente do país. Fica no cargo até 1817.
maio, 1809Era NapoleônicaBatalha de Aspern-Essing: tropas austríacas derrotam Napoleão nos arredores de Viena.
julho, 1809Era NapoleônicaNapoleão é excomungado pelo papa Pio VII e, em represália, aprisiona o papa em Roma.
julho, 1809Era NapoleônicaBatalha de Wagran: Napoleão derrota os austríacos ao norte de Viena.
abril, 1810Era NapoleônicaNapoleão se casa com Maria Luisa da Áustria, após se divorciar de Josefina de Beauharnais.
Maria Luisa era filha de Francisco I, imperador da Áustria (o mesmo Francisco II, último imperador do Sacro Império) e irmã de Maria Leopoldina, imperatriz do Brasil (esposa de D. Pedro I). Era também sobrinha-neta de Maria Antonieta, rainha da França, guilhotinada na Revolução Francesa.
maio, 1810América EspanholaNo movimento denominado Revolta de Maio tem início o processo de independência da Argentina. Mas, somente em julho de 1816, o país se liberta efetivamente do domínio espanhol.
Esse acontecimento marcou o início da emancipação das colônias espanholas nas Américas. Na época, a América Espanhola era dividida em 4 vice-reinos (Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Prata), além de 4 unidades de menor importância, denominadas capitanias-gerais (Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile).
setembro, 1810América EspanholaComeça a guerra pela independência do México que iria durar onze anos, só terminando em setembro de 1821.
1811InglaterraUm movimento chamado ludista (nome derivado do seu líder Ned Ludd) se levanta contra as mudanças trazidas pela Revolução Industrial, invadindo fábricas e destruindo máquinas. Os participantes deste movimento afirmavam que as máquinas estavam tomando seus empregos, por isso queriam eliminá-las.
maio, 1811América EspanholaParaguai se torna a primeira colônia espanhola a se emancipar, sendo Pedro Juan Caballero o líder militar do movimento.
23 de junho, 1812Era NapoleônicaExército de Napoleão cruza o Rio Niemen, marcando o início da Campanha Russa.
A invasão da Rússia foi uma represália contra a decisão russa de furar o Bloqueio Continental. Para esta campanha, Napoleão reuniu um enorme exército de 600 mil soldados aliados.
7 de setembro, 1812Era NapoleônicaBatalha de Borodino: foi a mais sangrenta das batalhas da Era Napoleônica, durando cerca de 16 horas. Ao final, as tropas napoleônicas saíram vitoriosas sobre o exército russo comandado pelo general Kutuzov. Estima-se que cerca de 80 mil soldados tenham perdido a vida nesta batalha. (obs.: Borodino é o nome de uma vila perto da cidade de Mojaisk, a cerca de 100 km de Moscou)
14 a 18 de setembro, 1812Era NapoleônicaTropas de Napoleão ocupam Moscou, mas encontram a cidade incendiada pelos próprios russos.
outubro, 1812Era NapoleônicaApós cinco semanas aguardando, em vão, a rendição do czar Alexandre I, Napoleão ordena o retorno de seu exército.
26 a 28 de novembro, 1812Era NapoleônicaPassagem do Berezina: foi um dos mais dramáticos episódios da Campanha da Rússia, quando os soldados de Napoleão ficaram encurralados, tendo as águas semi-congeladas do Rio Berezina à frente (os russos destruíram a ponte que possibilitaria a travessia) e as tropas do general Kutuzov na retaguarda. Esse fato marca o fim do sonho de Napoleão em conquistar o Império Russo.
Estima-se que, nessa passagem, cerca de 40 mil homens do exército de Napoleão tenham morrido. O desastre só não foi maior graças a uma ponte improvisada, construída pelo corpo de engenharia, que permitiu que algumas tropas conseguissem escapar.
A Campanha da Rússia marcou o início da derrocada de Napoleão. Seu grande exército (la grande armée) foi dizimado, não só pelas tropas inimigas (aí incluídos os destemidos cavaleiros cossacos), mas, principalmente, pelo violento inverno, falta de suprimentos, fome, fadiga, doenças e deserções. Dos 600 mil que invadiram o território russo, somente cerca de 50 mil retornaram.
março, 1813Era NapoleônicaPrússia declara guerra ao império napoleônico.
maio, 1813Era NapoleônicaBatalha de Lützen: Napoleão derrota uma coligação de austríacos e russos.
agosto, 1813América EspanholaSimon Bolívar, militar venezuelano, ocupa a cidade de Caracas, dando continuidade à sua luta pela emancipação dos países americanos sob domínio espanhol,
No início de 1813, ao ocupar a cidade de Mérida, na Venezuela, Simon Bolívar recebeu o título de "Libertador" que, daí para frente, passaria a estar sempre associado ao seu nome. Bolívar participou ativamente da independência dos seguintes países latino-americanos: Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador, Peru e Bolívia. Outro destacado líder da emancipação contra o império espanhol foi o argentino José de San Martin que, além de ser o principal líder da independência de seu país, se destacou também no Chile (com Bernardo O'Higgins) e no Peru (com Simon Bolívar).
16 a 19 de outubro, 1813Era NapoleônicaBatalha de Leipzig (ou Batalha das Nações): Napoleão é derrotado por uma coligação dos exércitos da Prússia, Áustria, Rússia e Suécia nas proximidades da cidade alemã de Leipzig.
1814Ciência e TecnologiaGeorge Stephenson, engenheiro inglês, constrói sua primeira locomotiva a vapor para o transporte de carvão. Stephenson viria a ser o pioneiro das estradas de ferro para passageiros.
31 de março, 1814Era NapoleônicaTropas da coligação anti-napoleônica entram em Paris.
6 de abril, 1814Era NapoleônicaNapoleão abdica e é exilado na Ilha de Elba, na costa da Itália. A França restaura a monarquia com o rei Luís XVIII, irmão de Luís XVI.
2 de maio, 1814Era NapoleônicaLuís XVIII entra em Paris para dar início a um governo monárquico constitucional.
setembro, 1814Dinamarca e NoruegaReino da Dinamarca e Noruega, existente desde 1536, é desfeito.
A partir de então, tem início um período em que a Noruega, embora um reino independente com constituição própria, ficou sujeita ao rei da Suécia. Essa união de Suécia e Noruega sob um mesmo monarca durou até outubro de 1905.
outubro, 1814 a junho, 1815Era NapoleônicaCongresso de Viena: grande conferência realizada em Viena, durante quase um ano, reunindo representantes das principais potências europeias para decidir sobre o futuro do continente após a derrota de Napoleão.
Os principais objetivos do Congresso de Viena foram a reorganização do mapa europeu, a restauração das monarquias destronadas durante o período napoleônico e o estabelecimento de um sistema de alianças que garantisse a paz e a estabilidade política. 
O grande líder dessa conferência foi o príncipe austríaco Metternich que buscou exercer sua influência entre os participantes para garantir a implantação de medidas conservadoras e a eliminação das manifestações liberais, nacionalistas ou revolucionárias. Outros importantes representantes foram: Lord Castlereagh e, posteriormente, o Duque de Wellington, pela Inglaterra; Talleyrand pela França; o czar Alexandre I pela Rússia e o príncipe von Hardenberg pela Prússia.
1 de março, 1815Era NapoleônicaNapoleão foge da Ilha de Elba, desembarca no sul da França (Golfe-Juan na Côte d'Azur) e retoma o poder. Tem início o Governo dos 100 Dias (1 de março a 18 de junho de 1815).
20 de março, 1815Era NapoleônicaNapoleão chega a Paris.
8 de junho, 1815AlemanhaCriada durante o Congresso de Viena a Confederação Germânica, uma entidade política reunindo os diversos estados de língua alemã. Essa confederação veio a suceder ao Sacro Império Romano Germânico, extinto em 1806 e à Confederação do Reno instituída, em seguida, por Napoleão.
9 de junho, 1815Era NapoleônicaEncerramento do Congresso de Viena com a assinatura de um documento denominado Ato Final, formalizando as diretrizes e as modificações estabelecidas.
Cabe observar que o Congresso de Viena foi encerrado nove dias antes da capitulação final de Napoleão em Waterloo.
18 de junho, 1815Era NapoleônicaBatalha de Waterloo: Napoleão é derrotado pelos exércitos anglo-prussianos em Waterloo, na Bélgica. Os ingleses eram comandados pelo Duque de Wellington e os prussianos pelo general Blücher.
22 de junho, 1815Era NapoleônicaNapoleão abdica pela segunda vez, sendo enviado prisioneiro para a Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul.
26 de setembro, 1815FrançaAssinatura, em Paris, do tratado que cria a Santa Aliança, um pacto entre as principais potências européias com objetivo de garantir a aplicação das medidas estabelecidas no Congresso de Viena.
Esse tratado, proposto pelo czar Alexandre I, incluía, inicialmente, Áustria, Prússia, Rússia, Inglaterra e França. A Santa Aliança dava o direito de intervenção em qualquer região do continente onde uma monarquia estivesse sendo ameaçada por algum movimento liberal, nacionalista ou revolucionário. Tornou-se um forte instrumento do conservadorismo e da manutenção da aristocracia.
julho, 1816América EspanholaArgentina declara sua independência na cidade de Tucumán, após uma longa campanha iniciada pela Revolução de Maio de 1810. O herói do movimento foi o general argentino José de San Martin, que também teve participação importante na independência do Chile e do Peru.
fevereiro, 1817América EspanholaTropas do general argentino San Martin reunidas às do líder militar chileno Bernardo O'Higgins derrotam os espanhóis na Batalha de Chacabuco, localidade próxima a Santiago. Essa batalha foi decisiva para a independência do Chile.
março, 1817Estados UnidosJames Monroe assume como quinto presidente do país, permanecendo no cargo até 1825. Ficou famoso nos países da América por ser o autor da chamada Doutrina Monroe de 1823.
fevereiro, 1818América EspanholaBernardo O'Higgins proclama a independência do Chile.
1819LiteraturaPublicação do romance "Ivanhoe" do escritor inglês Walter Scott (1771-1832).
fevereiro, 1819Estados UnidosEspanha cede a Flórida aos Estados Unidos, pelo Tratado de Adams-Onis.
maio a junho 1819Ciência e Tecnologia"Savannah" torna-se o primeiro navio a vapor a cruzar o Atlântico. A travessia durou 29 dias. Partindo do porto de Savannah na Georgia, Estados Unidos, em 22 de maio, o navio chegou a Liverpool na Inglaterra, em 20 de junho.
dezembro, 1819América EspanholaCongresso de Angostura cria a Grã-Colômbia, país formado com territórios do vice-reino de Nova Granada e capitania geral da Venezuela. Existiu até 1830, quando foi desmembrado.
1820ÁfricaEstados Unidos fundam a Libéria, na costa ocidental da África, com objetivo de ser uma pátria para escravos norte-americanos recém-libertados ou já nascidos livres.
agosto, 1820PortugalComeça a Revolução Liberal (também conhecida como Revolução Constitucionalista) na cidade do Porto. Entre suas reivindicações estavam a instauração de uma monarquia constitucional no país e o imediato retorno da Corte portuguesa que estava no Brasil desde 1808.
setembro, 1821América EspanholaÚltimo vice-rei da Nova Espanha assina o Tratado de Córdoba, estabelecendo a independência do México.
1821 a 1829GréciaGuerra da Independência: em março de 1821 o bispo ortodoxo Germanos de Patras inicia a revolta dos gregos contra o Império Turco-Otomano, hasteando a bandeira grega no monastério de Agia Lavra no Peloponeso. Simultaneamente, em toda a Grécia, começam as rebeliões. Mas, disputas internas entre facções gregas permitem que os turcos recuperem o terreno. Inglaterra, França e Rússia entram na guerra a favor dos gregos e, em outubro de 1827, destroem a esquadra turca na Batalha de Navarino. As lutas continuam até 1829 quando, estando as tropas russas já na entrada de Constantinopla (Istambul), o sultão acaba aceitando a independência grega (Tratado de Adrianópolis).
5 de maio, 1821FrançaNapoleão Bonaparte morre na Ilha de Santa Helena, onde estava aprisionado.
1822FrançaJean-François Champollion, sábio francês, comunica haver decifrado os hieróglifos do Antigo Egito.
A chave para a decifração dos hieróglifos foi uma pedra achada pelos soldados de Napoleão em 1799, na localidade de Rosetta, próximo a Alexandria, Egito. Essa pedra de granito negro do período ptolomaico continha um mesmo texto em três versões: antigo egípcio em escrita hieroglífica, antigo egípcio em escrita demótica e grego. Atualmente, essa pedra, conhecida como Pedra de Rosetta, se encontra no British Museum em Londres.
julho, 1822MéxicoAgustin de Iturbide é proclamado imperador constitucional do país, recebendo o título de Agustin I.
1823ChinaPrimeira publicação da Bíblia em língua chinesa.
julho, 1823América Espanhola
Forma-se a Provincias Unidas de Centro-América, depois denominada República Federal de Centroamérica. Esse país sobreviveu até a guerra civil de 1838 a 1840, quando se desintegrou dando origem a Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.
dezembro, 1823Estados UnidosPresidente James Monroe envia mensagem ao Congresso defendendo os interesses da América contra o colonialismo europeu manifestado, principalmente, no tratado da Santa Aliança. A Doutrina Monroe, como passou a ser conhecida, se resume no lema "a América para os americanos".
setembro, 1824FrançaMorte do rei Luís XVIII. Assume o trono seu irmão Carlos X, de postura ultra-conservadora, que reinou até 1830, quando foi obrigado a abdicar.
dezembro, 1824América EspanholaGeneral venezuelano Antonio de Sucre derrota as tropas do vice-rei espanhol na Batalha de Ayacucho e consolida a independência do Peru, que já havia sido proclamada, anteriormente, em julho de 1821, pelo general argentino San Martin.
20 de outubro, 1827GréciaBatalha naval de Navarino: esquadras inglesa, francesa e russa derrotam a frota turco-otomana, marcando o fim da Guerra de Independência Grega.
1829LiteraturaComeçam a ser publicados os romances e contos da grande obra "A Comédia Humana" do escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850). São mais de 100 livros que procuram retratar a sociedade francesa da época.
1830América EspanholaGrã-Colômbia é dissolvida dando origem a quatro países: Colômbia, Venezuela, Equador e Panamá.
julho, 1830FrançaRevolução Liberal: o rei Carlos X, com o apoio da aristocracia, extingue a Assembléia e toma diversas outras medidas reacionárias visando cercear os movimentos liberais e restaurar a monarquia absolutista. Esses fatos desencadeiam uma forte revolta popular que acaba por forçar a abdicação do rei, último monarca da dinastia Bourbon.
agosto, 1830FrançaLuís Felipe de Orleans, liberal e ligado aos interesses burgueses, é escolhido como monarca constitucional. Foi chamado de "o rei burguês". Reinou até a Revolução de 1848.
15 de setembro, 1830Ciência e TecnologiaInauguração da ferrovia ligando o porto de Liverpool à cidade industrial de Manchester (56 km), na Inglaterra. Era a primeira estrada de ferro para passageiros, com horários estabelecidos e trens puxados por locomotivas a vapor. Uma delas era a "Rocket", construída por George Stephenson.
27 de dezembro, 1831Ciência e TecnologiaNaturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) inicia a sua famosa viagem de cinco anos ao redor do mundo no navio "Beagle". Essa expedição daria os elementos básicos para Darwin elaborar a sua Teoria Evolucionista.
1832Ciência e TecnologiaSamuel Morse anuncia, nos Estados Unidos, a invenção da telegrafia, um processo para envio de textos à distância através de fios utilizando-se de um código de sinais (código Morse).
1835 a 1836MéxicoRevolução Texana: Texas declara a independência do México e cria a República do Texas, de curta duração, pois em 1845 foi incorporada aos Estados Unidos.
Um dos mais famosos episódios da Revolução Texana foi a Batalha do Forte Álamo. Rebeldes texanos tomaram o forte e resistiram durante duas semanas ao cerco imposto pelas tropas mexicanas. Ao final, o forte foi recapturado e, praticamente, todos os revoltosos exterminados (fevereiro de 1836).
1837LiteraturaPublicação do romance "Oliver Twist" do romancista inglês Charles Dickens (1812-1870). Em 1849, seria publicado outro famoso romance do autor: "David Copperfield".
1837 a 1901InglaterraReinado da Rainha Vitória: a longa duração de seu governo (64 anos) marcou o apogeu do colonialismo britânico, a chamada "Era Vitoriana".
1838InglaterraSurgem os primeiros sindicatos (trade union ou labor union).
1838 a 1840América EspanholaGuerra civil leva à desintegração da República Federal de Centroamérica, dando origem a cinco países: Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica.
1839FrançaLouis Daguerre anuncia a invenção do daguerreótipo, o primeiro processo fotográfico disponibilizado no mercado.
1839 a 1842China / InglaterraPrimeira Guerra do Ópio: a causa principal do conflito foi a ordem do imperador chinês de confiscar e destruir os estoques desse entorpecente que eram contrabandeados para a China por comerciantes ingleses através do porto de Cantão. A guerra terminou com a vitória da Inglaterra, graças à sua grande superioridade naval. O Tratado de Nankin, que pôs fim a essa guerra, obrigou os chineses a pagarem uma pesada indenização de guerra, além de serem forçados a abrir alguns portos ao comércio britânico e a cederem Hong-Kong aos ingleses.
fevereiro, 1840Nova ZelândiaTratado de Waitangi assinado entre a Inglaterra e os maoris (nativos da Nova Zelândia) permite a criação deste novo país que passa a ser colônia britânica.
maio, 1840InglaterraSurge o primeiro selo postal, conhecido como "one penny black", um selinho preto valendo um penny.
1841 a 1873ÁfricaMédico, missionário e explorador escocês David Livingstone (1813-1873) cruza a África, durante mais de 30 anos, com o objetivo principal de difundir o Cristianismo naquele continente. De 1853 a 1856, ele empreendeu uma longa viagem de costa-a-costa, partindo de Luanda no oeste até a foz do Rio Zambeze no leste africano. Nessa jornada, ele descobriu as Cataratas de Victoria (1855). Foi também o primeiro europeu a chegar ao Deserto de Kalahari, ao Lago Niassa, dentre outros acidentes geográficos do continente africano.
Quando Livingstone estava em busca da nascente do Rio Nilo, o mundo ficou muito tempo sem notícias do explorador, o que ocasionou especulações sobre sua morte. Um jornal americano, New York Herald, enviou o jornalista Henry Morton Stanley para procurá-lo. Em 10 de novendro de 1871, às margens do Lago Tanganica, o jornalista encontrou Livingstone e fez a célebre pergunta: "Dr. Livingstone, I presume?".
março, 1842Ciência e TecnologiaMédico norte-americano Crawford Long realiza, pela primeira vez no mundo, uma cirurgia utilizando anestesia geral.
Apesar de seu feito ter sido atestado por vários médicos, a experiência de Crawford Long não foi relatada oficialmente até 1849. Por esse motivo se atribui a William Morton o pioneirismo nesse tipo de procedimento. Em outubro de 1846, Morton utilizou anestesia em uma operação de extração de tumor, no Massachussets General Hospital, em Boston.
maio, 1844Ciência e TecnologiaInstalação da primeira linha telegráfica do mundo, ligando Washington a Baltimore, nos Estados Unidos.
1845 a 1849IrlandaGrande fome da batata: violenta praga destrói as plantações desse tubérculo, principal alimento do povo irlandês, provocando cerca de um milhão de mortes e uma fuga em massa do país, a chamada "diáspora irlandesa". Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham emigrado na ocasião, rumando para diversos países, principalmente, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos e Austrália.
1845Estados UnidosTexas é anexado aos Estados Unidos.
O Texas havia declarado sua independência do México na Revolução Texana de 1835-1836.
1846 a 1848Estados Unidos / MéxicoA anexação do Texas aos Estados Unidos desencadeou a Guerra Mexicano-Americana, pois o México não aceitava a independência texana. Com a vitória dos Estados Unidos, o México perdeu, aproximadamente, metade do seu território de então que incluía a Califórnia; Nevada; Novo México; Arizona; Utah e oeste do Colorado (Tratado de Guadalupe Hidalgo - fevereiro de 1848).
1848EuropaRevoluções de 1848: em decorrência da difusão de idéias liberais e nacionalistas, diversas revoluções se espalharam pelo continente nesse ano. Na França, a crise econômica e o crescimento do proletariado urbano favoreceram o avanço dos movimentos socialistas e o aumento das reivindicações trabalhistas. Na Itália e na Alemanha, ocorreu o fortalecimento das organizações nacionalistas que buscavam a unificação de seus territórios sob governos constitucionais.
janeiro, 1848Estados UnidosDescoberta de ouro na Califórnia dá início à chamada "Corrida do Ouro"(California Gold Rush) que dura até 1855. Nesse período, estima-se que, cerca de 300 mil pessoas tenham se deslocado de várias partes dos Estados Unidos e do exterior para o território californiano.
fevereiro, 1848FilosofiaKarl Marx (1818-1883), filósofo e economista alemão, juntamente com Friedrich Engels (1820-1895), filósofo alemão, publicam o "Manifesto Comunista", um tratado político que viria a exercer grande influência no mundo.
A frase final do Manifesto Comunista: "trabalhadores de todo o mundo, uni-vos" tornou-se uma palavra de ordem dos movimentos comunistas e foi a base ideológica da Revolução Russa de 1917.
fevereiro, 1848FrançaApós três dias de revolta da população parisiense, o rei Luís Felipe de Orleans é obrigado a abdicar em favor de seu neto, Felipe, Conde de Paris. Contudo, o movimento revolucionário não aceita a manutenção do regime e extingue a Monarquia para a instauração da Segunda República.
A Primeira República ocorreu entre os anos de 1792 (período da Convenção, terceira fase da Revolução Francesa) e 1804, quando Napoleão Bonaparte foi coroado imperador.
dezembro, 1848Império AustríacoFrancisco José sucede a seu tio Fernando I permanecendo no trono austríaco até 1916, sendo um dos mais longos reinados da História. Foi casado com a princesa Elizabeth da Baviera, mais conhecida como Sissi.
dezembro, 1848FrançaLuís Napoleão, sobrinho de Napoleão Bonaparte, é eleito presidente da Segunda República.