Período (d.C.)TemaEvento
1851LiteraturaPublicação do romance "Moby Dick" do autor norte-americano Herman Melville (1819-1891).
dezembro, 1851FrançaLuís Napoleão dissolve a Assembléia Legislativa.
1851 a 1860AustráliaCorrida do ouro na região de Victoria.
1852LiteraturaPublicação do romance "A Cabana do Pai Tomás", escrito pela norte-americana Harriet Beecher Stowe (1811-1896).
Esse livro, mostrando a crueldade da escravidão, exerce grande impacto na sociedade do norte dos Estados Unidos a qual passa a se posicionar fortemente contra o regime escravocrata.
novembro, 1852FrançaAtravés de plebiscito, os franceses apoiam a instituição do Segundo Império com Luís Napoleão o qual passa a se intitular Napoleão III.
1853 a 1856EuropaGuerra da Crimeia: conflito travado entre a Rússia e uma aliança composta por França, Inglaterra e Império Turco-Otomano. A guerra termina com a derrota russa. Pelo Tratado de Paris, assinado em 30 de março de 1856, os russos tiveram que devolver vários territórios tomados aos otomanos, além de outras sanções.
Origem: essa guerra, cuja maior parte dos embates ocorreu na Península da Crimeia teve como estopim a disputa pela supremacia no controle dos lugares santos do Cristianismo em territórios otomanos, principalmente em Jerusalém. Tanto a Rússia, que defendia a igreja Grega Ortodoxa, como a França, protetora da comunidade católica, advogavam esse direito. Quando o sultão turco aceitou a tese francesa, os russos deram início à guerra atacando e destruindo uma frota turca no Mar Negro (Batalha de Sinop - 30 de novembro de 1853). Esse fato foi o pretexto para França e Inglaterra declararem guerra à Rússia e, assim, tentarem impedir o expansionismo russo pelos territórios turco-otomanos.
A Guerra da Crimeia foi a primeira guerra coberta pelo telégrafo. Foi também nessa guerra que a enfermeira inglesa Florence Nightingale ganhou grande destaque com seu trabalho humanitário de ajuda aos feridos, principalmente durante o cerco da cidade de Sebastopol.
1854JapãoComandante da marinha dos Estados Unidos Matthew Perry força os japoneses a abrir alguns de seus portos ao comércio norte-americano (Tratado de Kanagawa).
1856Ciência e TecnologiaInaugurada na cidade romena de Ploiesti, região da Valáquia, a primeira grande refinaria de petróleo do mundo.
1856 a 1860China / InglaterraSegunda Guerra do Ópio: este segundo conflito começou após um incidente em que oficiais chineses abordaram o navio "Arrow" de bandeira inglesa. A França apoiou as operações militares inglesas. Em 1860, tropas anglo-francesas invadiram Pequim e incendiaram dois importantes palácios. A China, novamente derrotada, foi obrigada a aceitar os termos da Convenção de Pequim, que concedia vários privilégios aos ocidentais: abertura de outros portos ao comércio internacional, autorização para instalação de embaixadas em sua capital, legalização da importação de ópio, etc.
1857LiteraturaPublicação do romance "Madame Bovary" do escritor francês Gustave Flaubert (1821-1880). Esse livro causou grande escândalo na sociedade pela forma como o tema "adultério" foi abordado, o que levou o autor a ser julgado por "ofensas à moral".
1858ÍndiaGoverno do país entregue à Coroa britânica.
1859ItáliaInício do movimento de libertação e unificação do território italiano.
Unificação da Itália: após o fracasso da revolução de 1848 na Itália, o ideal de unificação do país ressurgiu forte no final da década de 1850. Nestsa época, o território italiano ainda estava bastante fragmentado com pequenos estados, como o Reino das Duas Sicilias, o Reino do Piemonte-Sardenha, o Reino Lombardo-Vêneto, os Estados Papais, diversos ducados, etc. A situação ainda era agravada pelo fato de alguns desses estados estarem sob o domínio austríaco. Contudo, graças à atuação de alguns importantes movimentos nacionalistas (Risorgimento, liderado pelo Conde de Cavour, primeiro-ministro do Piemonte e os camisas-vermelhas comandados por Giuseppe Garibaldi), o processo de unificação pode ser concluído em 1870.
novembro, 1859Ciência e TecnologiaCharles Darwin publica "A Origem das Espécies", um dos livros de maior impacto no campo da Biologia e Antropologia. Nele, o naturalista inglês expõe a sua "Teoria da Evolução das Espécies" através da seleção natural. Essa doutrina evolucionista gerou (e ainda gera) grandes controvérsias, por chocar-se com a visão bíblica da Criação.
1860 a 1914Revolução IndustrialSegunda Fase: o aço substitui o ferro como matéria-prima mais importante e a eletricidade e os derivados de petróleo sobrepujam o vapor como fonte de energia. Nessa nova fase, a Revolução Industrial se expande por outros países da Europa (Bélgica, França, Alemanha, Itália), além de atingir também os Estados Unidos e o Japão. O capitalismo passa a ser monopolista, com cartéis de empresas controlando os preços e o mercado. Entre as invenções fundamentais desse período estão o Processo de Bessemer que possibilita a transformação do ferro em aço dando grande impulso à siderurgia e o motor a combustão, aperfeiçoado por Rudolf Diesel, que permite a utilização do petróleo em navios e locomotivas e abre caminho para a invenção do automóvel e do avião.
março, 1861Estados UnidosAbraham Lincoln é empossado como o 16º presidente do país, governando até 1865 quando foi assassinado.
17 de março, 1861ItáliaVitório Emanuel II, rei do Piemonte-Sardenha, é coroado primeiro monarca da Itália unificada. Seu reinado se estende até 1878.
abril, 1861 a abril, 1865Estados UnidosGuerra Civil Americana (ou Guerra da Secessão): conflito que dividiu os Estados Unidos durante quatro anos. De um lado, os estados do norte fiéis à União e, do outro, os estados sulistas que se rebelaram e proclamaram um novo país denominado Estados Confederados da América. Em termos gerais, pode-se afirmar que essa guerra foi um conflito entre duas sociedades bastante diferentes: a nortista, cuja economia se baseava na manufatura e empregando trabalhadores livres e a sulista, fortemente agrária (principalmente algodão, tabaco, cana-de-açúcar), voltada para exportações e com intenso uso de mão-de-obra escrava.
Causas: embora existissem diversos pontos de discórdia entre os interesses dos nortistas e sulistas (tarifas de importação; preço das novas terras conquistadas aos índios ou compradas da França ou do México; valor do dinheiro, etc), o motivo principal que desencadeou a guerra foi, sem dúvida alguma, a questão da escravidão. O norte se horrorizava com as crueldades perpetradas pelos fazendeiros sulistas contra os escravos, o que veio a mobilizar a opinião pública e provocar acalorados debates políticos.
12 de abril, 1861Estados Unidos / Guerra CivilForças confederadas atacam o Forte Sumter na Carolina do Sul dando início à guerra.
janeiro, 1862MéxicoIntervenção estrangeira: a suspensão do pagamento de empréstimos contraídos junto a países europeus, acarreta a invasão do México pela França de Napoleão III, apoiada por Inglaterra e Espanha. O presidente Benito Juarez é deposto.
setembro, 1862AlemanhaOtto von Bismarck é nomeado primeiro-ministro do Reino da Prússia, tendo como objetivo principal a unificação dos estados alemães em um único país, sob a liderança da Prússia.
Nesta época, os estados alemães constituíam a Confederação Germânica, um conglomerado de 38 unidades políticas (reinos, principados, ducados, etc), criado no Congresso de Viena.
outubro, 1862ParaguaiMorre o presidente Carlos Antonio Lopez. Seu filho, Francisco Solano Lopez, é nomeado presidente por um período de dez anos.
outubro, 1862ArgentinaEleito presidente Bartolomé Mitre que fica no governo até 1868.
1863LiteraturaPublicado "Cinco Semanas em um Balão", um dos primeiros livros do escritor francês Júlio Verne (1828-1905), considerado o precursor da ficção científica. Depois vieram outros romances também famosos, como "Viagem ao Centro da Terra" (1864); "Da Terra à Lua" (1865); "Vinte Mil Léguas Submarinas" (1869) e "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (1873).
julho, 1863Estados Unidos / Guerra CivilExército nortista derrota as tropas confederadas comandadas pelo general Robert Lee, em Gettysburg na Pensilvânia, ponto mais setentrional atingido pelos sulistas.
1864Ciência e TecnologiaLouis Pasteur (1822-1895), químico francês, descobre o processo que possibilita a eliminação de micro-organismos nocivos à saúde presentes em alimentos (pasteurização).
março, 1864Estados Unidos / Guerra CivilPresidente Abraham Lincoln nomeia o general Ulisses Grant comandante geral de todos os exércitos da União.
Ulisses Grant se tornaria, posteriormente, o 18º presidente dos Estados Unidos, governando de 1869 a 1877.
1864AlemanhaGuerra dos Ducados: Prússia e Áustria derrotam a Dinamarca em disputa pela região do Schleswig-Holstein. Essa guerra foi o primeiro passo rumo à unificação alemã.
junho, 1864 a maio, 1867MéxicoImpério Mexicano: com o apoio de conservadores mexicanos e de potências européias, o México se transforma numa monarquia, tendo como imperador o arquiduque Maximiliano de Habsburgo, irmão do imperador austríaco Francisco José. Maximiliano I reinou de 1864 a 1867, quando foi capturado pelos republicanos e fuzilado (19 de junho de 1867).
setembro, 1864InglaterraKarl Marx (1818-1883), filósofo e economista alemão, organiza a I Internacional Comunista (Associação Internacional do Trabalho), reunindo representantes de partidos de esquerda e sindicatos de trabalhadores com o objetivo de lutar pelos ideais comunistas.
Comunismo é a doutrina política e econômica que preconiza uma sociedade sem classes baseada em um sistema no qual não haveria propriedade privada. Os meios de produção seriam coletivos e a riqueza distribuída de forma igualitária segundo as necessidades de cada indivíduo.
dezembro, 1864 a março, 1870América do SulGuerra do Paraguai: Brasil, apoiado pela Argentina e Uruguai, derrota as forças do ditador Solano Lopez pondo fim às ambições expansionistas dos paraguaios.
(obs.: vide detalhes dessa guerra, na cronologia "Reino Unido e Império" da História do Brasil)
Fora do Brasil, esta guerra é conhecida como Guerra da Tríplice Aliança. No Paraguai é chamada de Grande Guerra.
9 de abril, 1865Estados Unidos / Guerra CivilGeneral Robert Lee, comandante geral das tropas confederadas, apresenta a rendição dos sulistas ao general Ulisses Grant, em Appomattox, na Virginia. Contudo, somente no final de junho as últimas tropas sulistas se renderam.
Consequências: a Guerra da Secessão acarretou um forte impacto na história dos Estados Unidos deixando, por mais de um século, profundas cicatrizes na sociedade. O número de mortos dos dois lados em conflito foi extremamente alto. Estima-se que mais de 600 mil americanos tenham morrido durante os combates, o que excede em muito as perdas americanas em outras guerras. (Por exemplo, na Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos perderam cerca de 300 mil soldados).
14 de abril, 1865Estados UnidosPresidente Abraham Lincoln é alvejado por John Wilkes Booth, um ator teatral e fanático defensor da causa confederada, enquanto assistia a uma peça no Teatro Ford em Washington, DC. Viria a falecer no dia seguinte (15 de abril), sendo o primeiro presidente norte-americano a ser assassinado durante seu mandato.
27 de abril, 1865Estados UnidosNaufrágio do vapor Sultana, no Rio Mississippi, próximo à cidade de Memphis, no Tennessee, causa a morte de cerca de 1700 pessoas, a grande maioria soldados do exército nortista que retornavam da recém-terminada Guerra da Secessão.
Esse acidente, provocado pela explosão de uma das caldeiras do navio, é considerado um dos maiores naufrágios da História em termos de vidas perdidas, inclusive superando a tragédia do Titanic.
dezembro, 1865Estados UnidosUm grupo de sulistas racistas funda, no Tennessee, a organização Ku Klux Klan voltada para manter a supremacia dos brancos protestantes e impedir a ascensão social dos negros recém-libertados após o fim da Guerra Civil Americana.
Inicialmente, a Ku Klux Klan tinha como alvo os negros, contudo, com o tempo, passou também a considerar "inimigos" os judeus, os católicos e os imigrantes. Suas ações violentas fizeram com que fosse banida em 1872. Em 1915, surgiu um novo grupo utilizando o mesmo nome que chegou a ter mais de quatro milhões de adeptos na década de 1920. Após a Grande Depressão dos anos 30 e a Segunda Guerra Mundial, a organização entrou em franca decadência. 
junho a julho, 1866AlemanhaGuerra Austro-Prussiana: a vitória dos prussianos sobre os austríacos na Batalha de Sadowa (ou Batalha de Königgrätz) em 3 de julho de 1866 marcou o fim desta guerra, também conhecida como Guerra das Sete Semanas.
Essa vitória transformou a Prússia na principal potência da Europa central. Os estados alemães do norte foram então reorganizados em uma nova confederação, sob liderança da Prússia: a Confederação Germânica do Norte. Mas, a anexação dos estados do sul encontrava forte objeção da França que temia uma Alemanha unificada desequilibrando o equilíbrio de forças na Europa. Assim, Bismarck concluiu que a unificação alemã somente seria possível se a Prussia vencesse os franceses.
1866LiteraturaPublicação de "Crime e Castigo", um dos mais famosos romances do escritor russo Fiódor Dostoievski (1821-1881). Em 1879, seria publicado outro importante livro do autor: "Os Irmãos Karamazov".
1866Ciência e TecnologiaPrimeira comunicação transatlântica através de cabo submarino.
1867Economia / FilosofiaPublicação do primeiro volume de "O Capital" (Das Kapital) de Karl Marx. (obs.: os outros dois volumes seriam publicados postumamente por Friedrich Engels (1820-1895), filósofo alemão, principal colaborador de Marx).
fevereiro, 1867Império Austro-HúngaroAcordo austro-húngaro transforma o Império Austríaco em uma monarquia dual na qual a Hungria passa a ter o mesmo status que a Áustria. Esse novo Império, denominado Austro-Húngaro, iria durar até 1918 quando é dissolvido após a derrota austríaca na Primeira Guerra Mundial.
março, 1867Estados UnidosTerritório do Alaska é comprado da Rússia.
junho, 1867MéxicoImperador Maximiliano I é deposto e fuzilado. Benito Juarez, líder dos revoltosos, restabelece a república.
julho, 1867CanadáCriada a Confederação Canadense dando início ao processo de integração das províncias britânicas ao norte dos Estados Unidos.
1868 a 1912JapãoPeríodo Meiji: imperador Matsuhito restaura o poder imperial extinguindo o sistema feudal japonês, o xogunato. Com isso, encerrava-se também a importância dos samurais. O Japão se abría para o mundo e iniciava o seu processo de modernização, logo se tornando uma potência mundial com as vitórias nas Guerras Sino-Japonesa e Russo-Japonesa.
Os xoguns, senhores feudais japoneses, exerciam o poder no Japão desde o século XII. Em 1868, os mais de 270 xoguns existentes no país renunciaram aos seus poderes locais e prestaram obediência ao governo central do imperador.
Os samurais eram guerreiros aristocratas que serviam com disciplina e lealdade os seus senhores, os xoguns.
1869LiteraturaPublicação do romance "Guerra e Paz" do escritor russo Leon Tolstoi (1828-1910).
maio, 1869FerroviaInaugurada nos Estados Unidos a primeira ferrovia transcontinental ligando a rede de estradas de ferro da costa leste com a Califórnia, na costa oeste.
novembro, 1869NavegaçãoAbertura do Canal de Suez, no Egito, ligando o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e, assim, eliminando a necessidade de contorno da África nas navegações entre Europa e Ásia. A construção, conduzida pelo francês Ferdinand de Lesseps, consumiu dez anos (1859 a 1869).
1870JapãoA capital é transferida de Kioto para Tokio.
julho de 1870 a maio de 1871França / AlemanhaGuerra Franco-Prussiana: estados alemães, liderados pela Prússia, enfrentam e derrotam a França de Napoleão III.
Causas da Guerra Franco-Prussiana: o motivo principal dessa guerra, há tanto almejada pela Prússia, foi o fato de Napoleão III ter vetado a indicação de um príncipe alemão da mesma dinastia (Hohenzollern) do rei prussiano para o trono espanhol. Mas o estopim do conflito, foi o relato sobre um encontro do rei prussiano, Guilherme I, com o embaixador francês na Prússia, na cidade de Bad Ems. Bismarck, chanceler da Prússia e interessado na guerra, alterou o texto do telegrama que relatava o acontecimento de maneira tal que os franceses se sentissem afrontados pelas palavras proferidas por Guilherme I. Esse documento ficou conhecido como Despacho de Ems. Imediatamente após a sua publicação, a França declarou guerra à Prússia (19 de julho, 1870).
Consequências da Guerra: as principais foram: a conclusão da unificação alemã; o fim do Segundo Império e implantação da Terceira República na França e a perda dos territórios franceses da Alsácia e da Lorena para a Alemanha.
1 de setembro, 1870Guerra Franco-PrussianaBatalha de Sedan: derrota humilhante dos franceses com a captura do imperador Napoleão III. Embora o conflito viesse a se estender até maio de 1871, a vitória prussiana nesta batalha selou o destino da guerra em favor da Prússia.
setembro, 1870Guerra Franco-PrussianaFranceses derrubam o Segundo Império e estabelecem a Terceira República mas, mesmo assim, mantém a guerra contra os prussianos.
setembro 1870 a janeiro 1871Guerra Franco-PrussianaPrussianos sitiam Paris.
18 de janeiro, 1871AlemanhaGuilherme I, rei da Prússia, é coroado imperador (kaiser) da Alemanha unificada, em cerimônia realizada no Palácio de Versalhes, para humilhação dos franceses. Iniciava-se o Segundo Reich.
10 de maio, 1871Guerra Franco-PrussianaTratado de Frankfurt estabelece o fim da guerra, impondo à França uma pesada indenização e a perda da rica região da Alsácia e da Lorena.
18 de março, 1871FrançaComuna de Paris: povo toma conta da cidade, após o levantamento do cerco prussiano, e instaura um governo revolucionário formado por operários, membros de organizações socialistas e anarquistas, artistas, escritores.
As causas principais dessa revolta popular foram a frustração pela derrota na guerra, o ódio aos prussianos e o repúdio ao armistício assinado pelo governo provisório que substituiu Napoleão III.
A Comuna de Paris, considerada o primeiro governo popular da História, atraiu a atenção de muitos pensadores famosos, como Karl Marx, Louis Blanc (socialista utópico francês), Mikhail Bakunin (anarquista russo) e seguidores de Pierre Joseph Proudhon (anarquista francês), entre outros.
21 a 28 de maio, 1871França / Comuna de ParisAdolphe Thiers, líder do governo transitório francês após a a derrota para os prussianos e a queda de Napoleão III, comanda a repressão final à Comuna de Paris. Naquela semana, denominada Semana Sangrenta, milhares de membros da Comuna (communards) ou pessoas confundidas com eles foram mortos nos confrontos nas ruas de Paris ou sumariamente executados. Calcula-se que mais de 20 mil pessoas tenham perdido a vida nesta ocasião.
Nos dias que antecederam à derrota final da Comuna, seus membros incendiaram vários prédios importantes em Paris, entre eles o famoso Palácio das Tulherias e o Hôtel de Ville (depois reconstruído).
outubro, 1871Catástrofes NaturaisGigantesco incêndio destrói um terço da cidade de Chicago. O fogo, que se espalhou durante dois dias, deixou trezentos mortos e quase 100 mil desabrigados.
dezembro, 1872NavegaçãoEnigma do Mary Celeste: embarcação encontrada abandonada e à deriva no Oceano Atlântico vem a se tornar em um dos maiores mistérios da navegação mundial.
O "Mary Celeste" era um bergantim que partira de Nova York no dia 5 de novembro de 1872 com carregamento de barris de álcool destinado a Gênova na Itália. Foi encontrado próximo ao Arquipélago dos Açores pelo navio "Dei Gratia". Estava totalmente abandonado. Não havia ninguém a bordo (além do capitão Benjamin Briggs, o navio levava sua mulher, uma filhinha de dois anos e uma tripulação de sete marinheiros), embora o interior do navio estivesse intacto e houvesse água e alimentos em bastante quantidade. Ao longo do tempo, surgiram inúmeras versões para o ocorrido, mas o mistério do "Mary Celeste" nunca foi desvendado, o que fez surgir a fama de "navio fantasma". Em 2001, mergulhadores disseram ter encontrado os destroços da embarcação em um recife, nas costas do Haiti.
abril, 1874Artes PlásticasDiante de recusas sucessivas do salão oficial de pintura de Paris (Salon de Paris) em expor quadros de jovens artistas parisienses que adotavam um novo estilo de pintura, esses decidem por organizar sua própria exposição. Surge assim a primeira exibição de quadros dos pintores que seriam chamados impressionistas: Camile Pissarro; Edouard Manet; Edgard Degas; Claude Monet; Pierre-Auguste Renoir, entre outros.
O nome "impressionismo" se originou de um dos primeiros quadros de Claude Monet denominado "Impressão: o Nascer do Sol". O movimento impressionista foi uma ruptura com a escola acadêmica de pintura. Seus pintores não buscavam a representação rigorosa da realidade, mas sim que seus quadros dessem a impressão das coisas através de contornos em pinceladas soltas. As figuras eram um pouco deformadas. Existia a preocupação em captar os efeitos fugazes da luz. A preferência era pelas cores puras, por exemplo, o verde era obtido por pinceladas de azul e amarelo lado a lado, cabendo ao olho do observador misturá-las.
1876Ciência e TecnologiaAlexander Graham Bell, inventor escocês naturalizado norte-americano, patenteia o telefone.
A invenção do telefone por Graham Bell é, atualmente, bastante questionada, visto que Antonio Meucci, um italiano teria desenvolvido um aparelho de telefonia, muito antes, em 1856.
1876MéxicoPorfirio Diaz assume o governo e, com um breve intervalo, permanece no poder até maio de 1911.
1877 - 1879Ciência e TecnologiaThomas Alva Edison, inventor norte-americano, desenvolve o primeiro gramofone (1877) e a primeira lâmpada elétrica (1879).
1877Estados UnidosGrande Greve das Estradas de Ferro paralisa todos os ferroviários do país. Foi a primeira greve desta envergadura ocorrida no mundo.
1877 a 1878EuropaGuerra Russo-Turca: vitória russa força o Império Turco-Otomano a abandonar definitivamente a região balcânica (Bulgária e Sérvia).
1878 a 1900ItáliaReinado de Umberto I, filho de Vitório Emanuel II.
1879África do SulGuerra Anglo-Zulu marca o fim da soberania dos zulus.
1879 a 1881América do SulGuerra do Pacífico: Chile derrota uma aliança formada por Peru e Bolívia. Em consequência dessa guerra, o Chile incorpora territórios desses dois países e a Bolívia perde a sua saída para o Pacífico.
A causa principal desse conflito foi a disputa sobre uma área do Deserto de Atacama rica em recursos minerais.
c. 1880 a 1920MúsicaSurge o movimento Impressionista, início do modernismo na música erudita. Seus principais expoentes foram os franceses Claude Debussy e Maurice Ravel. O compositor francês Erik Satie é considerado por alguns como o precursor do Impressionismo na música, contudo o próprio Satie discordava dessa ideia.
11 de novembro, 1880AustráliaNed Kelly, o mais famoso bandoleiro do país, é enforcado em Melbourne.
Ned Kelly, descendente de irlandeses, liderou um bando que desafiou as autoridades inglesas a partir de 1878, cometendo assaltos a bancos e matando policiais. No seu último confronto com a polícia, usava um capacete e uma placa de metal protegendo a cabeça e o peito. Dizem que, sendo o último remanescente de seu bando, acabou tendo de enfrentar sozinho cerca de 50 policiais. Após sua morte, se tornou em uma lenda local por ter tido coragem de enfrentar as autoridades coloniais e combater as injustiças. Diversos filmes e livros relatam sua vida.
dezembro 1880 a março 1881África do SulPrimeira Guerra dos Bôers: ingleses são derrotados pelos bôers, colonos sul-africanos descendentes de holandeses.
Essa guerra ocorreu após a declaração de independência do Transvaal (região no nordeste da África do Sul, colonizada pelos bôers) que havia sido anexada ao Império Britânico em 1877. Apesar da vitória sobre os ingleses, os bôers aceitaram um tratado no qual o Transvaal, embora preservado como unidade política, ficava sob protetorado da Inglaterra.
março, 1881RússiaCzar Alexandre II assassinado por um grupo revolucionário.
julho, 1881Estados UnidosPresidente James Garfield é alvejado em uma estação de trem em Washington, vindo a falecer em setembro. É o segundo presidente norte-americano assassinado. O primeiro foi Abraham Lincoln.
1882Artes PlásticasEscultor francês Auguste Rodin termina sua obra mais famosa: "O Pensador" (Le Penseur).
maio, 1882EuropaAlemanha, Império Austro-Húngaro e Itália se unem em um pacto de apoio militar formando a Tríplice Aliança.
agosto, 1882EgitoPaís é ocupado pela Inglaterra, tornando-se um protetorado britânico até 1922, quando obtém sua independência.
setembro, 1882Ciência e TecnologiaEntra em operação a primeira usina hidro-elétrica do mundo, localizada no Rio Fox em Wisconsin, Estados Unidos.
1883ArquiteturaInício da construção da Catedral da Sagrada Família em Barcelona, a mais famosa obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí (1852-1926). (obs.: essa igreja ainda se encontra em construção prevendo-se que seu término venha a ocorrer somente em 2025).
27 de agosto, 1883Catástrofes NaturaisViolenta erupção vulcânica, talvez a mais devastadora dos tempos modernos, ocorre na Ilha de Krakatoa entre Sumatra e Java, na Indonésia, matando cerca de 36 mil pessoas.
outubro, 1883FerroviaInauguração do "Expresso do Oriente", luxuoso serviço de trem ligando Paris ao leste europeu. Inicialmente, o trem ia até a cidade de Georgiu na Romênia, passando por Munique e Viena. Somente em 1889, a ligação completa entre Paris e Istambul foi concluída.
novembro 1884 a fevereiro 1885ÁfricaConferência de Berlim: chanceler alemão Otto von Bismarck reúne, durante três meses, em Berlim, representantes das potências européias e dos Estados Unidos para discutirem regras para uma nova "partilha da África". O resultado dessa conferência foi uma corrida para ocupar os territórios ainda livres no continente africano.
Muitos dos problemas enfrentados pelos países africanos na atualidade têm origem nessa divisão colonialista que não respeitou as fronteiras, a história e a cultura dos diferentes povos que lá habitavam.
1885AutomóvelEngenheiro alemão Karl Benz constrói o primeiro automóvel movido a gasolina, cuja patente foi obtida em janeiro de 1886.
1885FilosofiaPublicado o livro "Assim Falou Zaratustra", uma das obras mais importantes do filósofo alemão Friedrich Nietzsche.
1885 a 1915Artes PlásticasPeríodo denominado de Pós-Impressionismo, um elo de ligação entre o Impressionismo e as primeiras manifestações modernistas, como o Cubismo. Inaugurado por Paul Cézanne, inicialmente um pintor impressionista, a corrente pós-impressionista apresentou grandes artistas como Vincent Van Gogh; Paul Gauguin e Toulouse-Lautrec.
outubro, 1886Estados UnidosInaugurada a "Estátua da Liberdade" na entrada do porto de Nova York. Esculpida pelo escultor francês Frédéric Bartholdi, foi um presente da França aos norte-americanos.
outubro, 1887ÁsiaCriação da Indochina Francesa, colônia francesa no sudeste asiático reunindo as regiões do Vietnam (Tonkin, Annan e Cochinchina), Camboja e Laos.
maio, 1888BrasilAbolição da Escravatura.
1888 a 1918AlemanhaReinado do kaiser (imperador) Guilherme II.
31 de março, 1889FrançaInauguração da Torre Eiffel em Paris. Construída como marca da Exposição Mundial de 1889, seu nome se deve a Gustave Eiffel, engenheiro-chefe responsável pela obra.
junho, 1889FerroviaParte de Paris (Gare de l'Est) a primeira composição do "Expresso do Oriente" a fazer a viagem completa até Istambul percorrendo 2900 km em três dias.
novembro, 1889BrasilProclamação da República.
1890 a 1910MúsicaPeríodo em que surge, no sul dos Estados Unidos, principalmente na região de New Orleans, o jazz, gênero musical fortemente influenciado por estilos afro-americanos como blues e ragtime, e que ganhou notoriedade mundial a partir da década de 1920.
Blues é uma modalidade vocal e instrumental cujas raízes se encontram nos spirituals (cantos religiosos) dos escravos africanos vindos para trabalhar na América.
julho, 1890Artes PlásticasPintor holandês Vincent Van Gogh se suicida em Auvers-sur-Oise, na França.
29 de dezembro, 1890Estados UnidosMassacre de Wounded Knee, Dakota do Sul: mais de 150 índios sioux são mortos pelas tropas americanas. Foi a última batalha travada pelos americanos contra os índios.
1891LiteraturaPublicado o romance "O Retrato de Dorian Gray" do escritor inglês Oscar Wilde.
1891FerroviaAlexandre III, czar da Rússia, autoriza a construção da Transiberiana, a mais longa ferrovia do mundo ligando São Petersburgo, na época capital russa, ao porto de Vladivostok no Oceano Pacífico. A ferrovia de mais de 9 mil quilômetros de extensão somente seria totalmente inaugurada em 1916.
agosto de 1894 a abril de 1895China / JapãoPrimeira Guerra Sino-Japonesa: disputa entre a dinastia chinesa Qing chinesa e a japonesa Meiji sobre o controle da Coréia. A guerra foi ganha pelo Japão que conseguiu, assim, tirar a Coréia da área de influência chinesa.
outubro, 1894FrançaAlfred Dreyfus, oficial do exército francês, é preso sob acusação de traição a favor dos alemães. Tem início o famoso Caso Dreyfus, considerado um dos maiores erros judiciários da História, e que se estendeu até 1906, dividindo a França entre os que defendiam a inocência de Dreyfus e os que acreditavam na sua culpa. Julgado por um tribunal militar, Dreyfus foi condenado à prisão perpétua na Ilha do Diabo, Guiana Francesa.
Pelo fato de Dreyfus ser judeu, o assunto gerou uma onda de anti-semitismo que se alastrou pelo país. Em 1897, foi descoberto o verdadeiro culpado, mas Dreyfus permanecia na prisão, o que motivou o escritor francês Émile Zola a escrever, em janeiro de 1898, uma famosa carta aberta ao presidente da França, intitulada "J'accuse", expondo aquela injustiça. A reabertura do caso levou à libertação de Dreyfus em 1899, mas somente em 1906 seus direitos lhe foram restituídos.
novembro, 1895Ciência e TecnologiaFísico alemão Wilhelm Röntgen descobre os raios-X.
dezembro, 1895CinemaIrmãos franceses Auguste e Louis Lumière exibem em um café no Boulevard des Capucines em Paris os primeiros filmes da História.
Os filmes se constituíam na projeção de várias imagens animadas muito rápidas (cerca de um minuto cada) mostrando cenas do dia-a-dia. Em uma sessão mostrando uma locomotiva se aproximando de uma estação (L'Arrivée d'un Train à la Gare), a sensação transmitida aos espectadores da época pareceu tão realista que alguns, apavorados, tentaram fugir da sala!
dezembro de 1895 a março de 1896EtiópiaPrimeira Guerra Ítalo-Etíope: conflito oriundo da tentativa italiana de dominar a Etiópia. Na Batalha de Adowa, os etíopes derrotaram os italianos, venceram a guerra e garantiram a independência do país.
1896Ciência e TecnologiaFísico italiano Guglielmo Marconi anuncia a invenção do rádio, primeiro sistema de telegrafia sem fio.
abril, 1896EsportePrimeiros Jogos Olímpicos dos tempos modernos são realizados em Atenas.
A criação dos Jogos Olímpicos da era moderna, uma tentativa de se fazer renascer a experiência grega da Antiguidade (c. 776 a.C. a 393 d.C.), foi fruto do idealismo do barão francês Pierre de Coubertin.
agosto, 1896CanadáTem início a corrida do ouro em Klondike, no noroeste canadense.
1898Estados Unidos / EspanhaGuerra Hispano-Americana: Estados Unidos vencem a Espanha e assumem colônias espanholas no Caribe (Cuba e Porto Rico) e no Pacífico (Filipinas e Guam). Esse conflito marcou o fim do domínio espanhol na América.
novembro de 1899 a setembro de 1901ChinaRevolta dos Boxers (ou Guerra dos Boxers): movimento nacionalista chinês contra as intervenções e os privilégios estrangeiros no país. Inúmeros atentados ocorrem em várias regiões da China. Muitos missionários cristãos são mortos. Uma coligação de oito países (Japão, Rússia, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Império Austro-Húngaro e Estados Unidos) derrota os rebeldes. A China é obrigada a fazer novas concessões econômicas às potências estrangeiras.
1899 a 1902ColômbiaGuerra dos Mil Dias entre liberais e conservadores.
outubro de 1899 a maio de 1902África do SulSegunda Guerra dos Bôers: ingleses derrotam os bôers (colonos descendentes de holandeses) do Orange e do Transvaal e incorporam os dois estados ao Império Britânico.
1900 a 1920MúsicaPeríodo áureo do gênero musical denominado ragtime que, juntamente com o blues, muito influenciou o jazz.
1900MedicinaSigmund Freud, médico neurologista austríaco e criador da Psicanálise, publica "A Interpretação dos Sonhos".
maio a outubro, 1900EsporteII Jogos Olímpicos dos tempos modernos realizados em Paris.
29 de julho, 1900ItáliaRei Humberto I é assassinado em Monza, cidade próxima a Milão, pelo anarquista italiano residente nos Estados Unidos, Gaetano Bresci.