Período (d.C.)TemaEvento
1 de janeiro, 1901AustráliaAs seis colônias inglesas na região - New South Wales (Nova Gales do Sul), Victoria, Queensland, South Australia, Western Australia e Tasmânia - se reúnem em uma federação denominada Commonwealth of Australia.
22 de janeiro, 1901InglaterraFalecimento da rainha Vitória. Assume o trono seu filho, Eduardo VII que reina de 1901 a 1910.
setembro, 1901ChinaTermina a Revolta dos Boxers.
setembro, 1901Estados UnidosWilliam McKinley, 25º presidente norte-americano, é alvejado por um anarquista de origem polonesa, Leon Czolgosz, ao visitar uma exposição na cidade de Buffalo, NY, vindo a falecer oito dias depois. Foi o terceiro presidente assassinado. Os dois primeiros foram Abraham Lincoln em 1865 e James Garfield em 1881.
dezembro, 1901Prêmio NobelEntrega dos primeiros prêmios Nobel em Estocolmo, na Suécia (Física, Química, Medicina e Literatura) e em Oslo, na Noruega (Paz). O primeiro ganhador do Nobel da Paz foi o suíço Jean Henri Dunant fundador da Cruz Vermelha Internacional.
O químico sueco Alfred Nobel (1833 a 1896), inventor da dinamite, expressou em seu testamento o desejo de que, após a sua morte, fosse criada uma fundação para administrar sua fortuna e premiar, anualmente, aqueles que mais tivessem contribuído para a Paz, Física, Química, Medicina e Literatura.
abril, 1902Catástrofes NaturaisErupção do vulcão Mont Pelée na ilha caribenha da Martinica destrói a cidade de Saint Pierre e causa mais de 30 mil mortes. Considerada uma das mais devastadoras catástrofes vulcânicas dos últimos séculos, rivalizando com a de Krakatoa em 1883.
maio, 1902África do SulTermina a Segunda Guerra dos Bôers.
novembro, 1902ColômbiaTermina a Guerra dos Mil Dias.
novembro, 1903América CentralPanamá se torna independente da Colômbia.
novembro, 1903RússiaNo segundo congresso do partido socialista russo (nome oficial era partido operário social-democrata russo), realizado na Bélgica, ocorre uma cisão que divide o partido em duas facções irreconciliáveis: os bolcheviques (palavra russa para "maioria"), de linha mais dura, liderados por Vladimir Ilitch Lenin e os mencheviques (palavra russa para "minoria"), mais moderados, liderados por Julius Martov.
dezembro, 1903Prêmio NobelCasal de físicos franceses Pierre Curie (1859-1906) e Marie Curie (1867-1934) recebem o Prêmio Nobel de Física pelas suas descobertas no campo da radioatividade.
dezembro, 1903AviaçãoOrville e Wilbur Wright, conhecidos como Irmãos Wright, realizam, na Carolina do Norte, Estados Unidos, o primeiro vôo em um aparelho mais pesado que o ar.
O feito dos Irmãos Wright é contestado em várias partes do mundo, principalmente porque o aparelho utilizado não alçou vôo por recursos próprios, havendo sido lançado por uma catapulta. Esse feito somente foi conseguido pelo brasileiro Alberto Santos Dumont em Paris no ano de 1906.
fevereiro de 1904 a setembro de 1905Rússia / JapãoGuerra Russo-Japonesa: o conflito começou com a Batalha de Port Arthur (8 e 9 de fevereiro, 1904), quando os japoneses atacaram a frota russa ancorada em Port Arthur na Manchúria, (região do nordeste da China), na época dominada pelo Império Russo. A guerra durou um ano e foi vencida pelos japoneses que, além de vantagens econômicas, obtiveram o controle do sul da Ilha de Sacalina e o protetorado sobre a Coréia e Manchúria.
Causa da Guerra: a expansão colonialista das grandes potências europeias estimulou também a Rússia a buscar novos mercados. Com a conclusão da Ferrovia Transiberiana, os russos voltaram sua atenção para territórios localizados na orla do Pacífico, o que veio a esbarrar com interesses japoneses na região. Essa disputa pela supremacia nos mercados asiáticos foi o motivo que desencadeou a guerra.
abril, 1904EuropaInglaterra e França assinam um tratado de paz e cooperação militar chamado "Entente Cordiale" que, em 1907, se transformaria na "Triplice Entente" com a entrada da Rússia.
julho a novembro, 1904EsporteIII Jogos Olímpicos realizados em Saint Louis, Estados Unidos.
dezembro, 1904Ciência e TecnologiaMédico russo Ivan Pavlov recebe o Prêmio Nobel de Fisiologia (Medicina) pelas suas pesquisas sobre "reflexo condicionado", origem do "Behaviorismo" ou Psicologia Comportamental.
1905 a 1910Artes PlásticasPeríodo em que predominou a Escola Fauvista, cujo expoente máximo foi o pintor francês Henri Matisse.
Os pintores dessa escola se utilizavam intensamente de cores vibrantes em suas telas, não havendo nenhum compromisso com a realidade. O nome provém da palavra francesa "fauves" (feras; animais selvagens), como foram chamados, pejorativamente, os artistas dessa corrente.
22 de janeiro, 1905RússiaRevolução de 1905: uma manifestação pacífica em São Petersburgo termina em massacre da multidão pelo exército czarista. O "domingo sangrento", como passou a ser conhecido esse episódio, foi o estopim para uma revolta popular que abalou o país e obrigou o czar a permitir o funcionamento de um parlamento (Duma), que tinha como objetivo a elaboração de uma constituição para o país.
Um dos fatos mais conhecidos dessa revolução foi o motim ocorrido no porto de Odessa no Mar Negro, eternizado através do filme "Encouraçado Potemkin" (1925) do cineasta russo Sergei Eisenstein.
1905Ciência e TecnologiaAlbert Einstein (1879-1955), físico alemão, propõe a Teoria da Relatividade, revolucionando os conceitos de tempo e espaço estabelecidos por Isaac Newton.
Essa teoria ficou conhecida como Teoria da Relatividade Restrita. Em 1915, Einstein apresentou a Teoria da Relatividade Geral.
outubro, 1905Suécia e NoruegaOscar II, rei da Suécia e também da Noruega, abdica ao trono norueguês pondo fim à união dos dois países sob um mesmo monarca.
18 de abril, 1906Catástrofes NaturaisViolento terremoto na Califórnia, destrói grande parte da cidade de San Francisco e provoca cerca de três mil mortes.
23 de outubro, 1906AviaçãoAlberto Santos Dumont, inventor brasileiro, voa perante uma multidão em Paris com o seu aeroplano denominado "14-Bis".
A controvérsia sobre quem é o inventor do avião decorre do fato de que os Irmãos Wright, reconhecidos pelos norte-americanos como os primeiros a voar em um aparelho mais pesado que o ar, necessitavam de recursos externos (trilhos e catapulta) para que seu avião alçasse voo ao passo que o "14-Bis" de Santos Dumont ergueu-se no ar por seus próprios recursos.
1907Artes PlásticasPablo Picasso, pintor espanhol residente em Paris, inaugura, com o quadro "Demoiselles d'Avignon", uma nova escola de pintura: o Cubismo.
Uma das características do Escola Cubista é a representação dos objetos da natureza através de seus elementos geométricos fundamentais, sem qualquer compromisso com a realidade.
agosto, 1907EuropaEntente Cordiale se transforma na Tríplice Entente com a adesão da Rússia. Este acordo entre Inglaterra, França e Rússia faz frente à Tríplice Aliança, pacto firmado em 1882, entre Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália.
O posicionamento das potências europeias nesses dois sistemas de alianças foi um dos fatores que levaria à eclosão da Grande Guerra, sete anos mais tarde (1914).
13 de novembro, 1907AviaçãoPaul Cornu, engenheiro francês, realiza o primeiro voo de helicóptero na cidade francesa de Lisieux.
1908 a 1912ChinaReinado do último imperador chinês, Puyi, que seria forçado a abdicar em 1912 com a instalação da república. Puyi (1906-1967) assumiu o trono com apenas dois anos de idade e governou até os seis anos.
1 de fevereiro, 1908PortugalRei Carlos I e o príncipe herdeiro D. Luis Felipe são assassinados em Lisboa por partidários do movimento republicano. D. Manuel, o segundo filho de D. Carlos I, assume o trono como D. Manuel II.
abril a outubro, 1908EsporteIV Jogos Olímpicos realizados em Londres.
30 de junho, 1908Catástrofes NaturaisViolenta explosão na região do Rio Tunguska na Sibéria provocada por um objeto proveniente do espaço (possivelmente, um asteroide) destrói mais de 50 mil árvores e libera energia cerca de mil vezes maior que a bomba atômica de Hiroshima.
julho, 1908Império OtomanoRevolução dos Jovens Turcos acelera o fim do Império e prepara o caminho para a criação da Turquia moderna (1923).
outubro, 1908EuropaImpério Austro-Húngaro anexa a Bósnia-Herzegovina aprofundando a crise européia que levaria à deflagração da Grande Guerra em 1914.
outubro, 1908AutomóvelHenry Ford apresenta o Ford Modelo T, automóvel que seria produzido até o ano de 1927 com mais de 15 milhões de unidades vendidas.
6 de abril, 1909Pólo NorteExplorador norte-americano Robert Peary atinge a região.
c. 1910MúsicaMúsica erudita deixa a fase do Impressionismo e entra no Modernismo, caracterizado pela não-adesão a nenhuma corrente musical especificamente, abrindo-se aos mais diversos tipos de experimentação. Entre os principais compositores modernistas, podem ser citados o brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); os russos Igor Stravinsky (1882-1971), Sergei Prokofiev (1891-1953) e Dmitri Shostakovich (1906-1975) e o húngaro Bela Bartok (1881-1945).
1910Cinema"In Old California" do diretor D. W. Griffith é o primeiro filme rodado em Hollywood, então um tranquilo recanto de Los Angeles. A partir de então, mais e mais estúdios se deslocam para a região.
1910ÁsiaJapão anexa a Coréia. O domínio japonês dura até o final da II Guerra Mundial (1945).
outubro, 1910PortugalRevolução republicana derruba o rei D. Manuel II, pondo fim à monarquia.
1910 a 1917MéxicoRevolução Mexicana: grande movimento popular, liderado por Pancho Villa e Emiliano Zapata, contra a ditadura de Porfírio Diaz que se perpetuava no poder desde 1876, com poucas interrupções.
A Revolução Mexicana, encerrada em 1917 com a aprovação de uma nova constituição, ocasionou a morte de cerca de 1 milhão de pessoas.
outubro, 1911ChinaDerrubada da Dinastia Qing encerra um período de mais de 2 mil anos em que a China foi governada por dinastias imperiais. Surge a República da China que dura até 1949 quando os comunistas de Mao Tsé-Tung tomam o poder e estabelecem a República Popular da China.
Cabe observar que a República da China se mantém em Taiwan (Formosa), uma ilha que a República Popular da China reivindica como parte de seu território.
setembro de 1911 a outubro de 1912Itália / Império OtomanoGuerra Ítalo-Turca (ou Guerra da Líbia): conflito entre a Itália e o Império Turco-Otomano pelo controle das províncias da Tripolitânia e Cirenaica (atualmente, Líbia) termina com a vitória italiana.
14 de dezembro, 1911Pólo SulExplorador norueguês Roald Amundsen atinge o Pólo Sul 35 dias antes da expedição rival do inglês Robert Scott, que lá chegou em 17 de janeiro de 1912.
1912JapãoMorre o imperador Meiji. Tem início o Período Taisho do imperador Yoshihito. Economia japonesa começa a se expandir pela Ásia e região do Pacífico.
14 e 15 de abril, 1912NavegaçãoNaufrágio do Titanic: em sua viagem inaugural, o transatlântico inglês "Titanic", fazendo a rota Southampton-Nova York, se choca com iceberg no Atlântico Norte e afunda. No naufrágio, morrem 1517 das 2240 pessoas a bordo.
maio a julho, 1912EsporteV Jogos Olímpicos realizados em Estocolmo, Suécia.
outubro de 1912 a maio de 1913EuropaPrimeira Guerra dos Bálcãs: conflito entre a Liga Balcânica formada por Sérvia, Bulgária, Montenegro e Grécia e o Império Turco-Otomano com objetivo principal de libertar a região da Macedônia do domínio otomano. Após a vitória da Liga, foi assinado um tratado de paz em Londres que deixou, contudo, muitas insatisfações no que tange à partilha dos territórios turcos conquistados. Em virtude disto, pouco tempo depois, eclodiu a Segunda Guerra dos Bálcãs.
Ao fim dessa guerra, quase não restava mais nenhum domínio otomano na Europa.
1913LiteraturaPublicado o primeiro volume de "Em Busca do Tempo Perdido" do escritor francês Marcel Proust (1871-1922). O sétimo e último volume da obra só foi publicado, postumamente, em 1927.
1913MedicinaCarl Gustav Jung, médico psiquiatra suiço, dá o nome de "Psicologia Analítica" aos seus estudos sobre a mente humana.
junho a julho, 1913EuropaSegunda Guerra dos Bálcãs: conflito que colocou de um lado a Bulgária e do outro seus ex-aliados da Primeira Guerra dos Bálcãs (Sérvia, Montenegro e Grécia), além da Romênia. Após um mês de derrotas, os búlgaros se rendem.
O resultado dessa guerra fortaleceu a Sérvia que sonhava em libertar os povos eslavos que estavam sob o domínio do Império Austro-Húngaro e assim implantar a Grande Sérvia. Esta pretensão sérvia foi uma das principais causas da Primeira Guerra Mundial.
1913AutomóvelHenry Ford introduz a linha de montagem na fabricação do Ford Modelo T em Detroit, aumentando em muito sua produção.
agosto de 1914 a novembro de 1918I Guerra MundialPrimeira Guerra Mundial (ou Grande Guerra, como era conhecida antes da Segunda Guerra): conflito que colocou frente à frente a Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia até 1917) e a Tríplice Aliança (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano). Diversos outros países aderiram a um lado ou outro do confronto, cabendo a vitória final à Tríplice Entente.
Principais causas da guerra: a) a existência de dois sistemas de aliança antagônicos (Tríplice Entente e Tríplice Aliança); b) a ameaça que a Alemanha representava tanto para os interesses industriais e comerciais ingleses quanto para a hegemonia colonialista anglo-francesa; c) os movimentos nacionalistas dos povos subjugados pelos grandes impérios (Austro-Húngaro e Turco-Otomano); d) o sonho sérvio de anexar países balcânicos em uma Grande Sérvia; e) os sentimentos revanchistas da França pela humilhação na Guerra Franco-Prussiana e a perda da Alsácia-Lorena; f) o desejo das potências europeias em se apoderar dos despojos do combalido Império Turco-Otomano; g) o interesse do Império Austro-Húngaro em anexar povos eslavos e constituir uma monarquia tríplice.
28 de junho, 1914I Guerra MundialArquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, e sua esposa Sophie, Duquesa de Hohenberg, são assassinados em Serajevo, capital da Bósnia, por um estudante sérvio, Gavrilo Prinzip, membro de um grupo terrorista denominado "Jovem Bósnia". Esse duplo assassinato foi o estopim que desencadeou a Grande Guerra.
O grupo "Jovem Bósnia" tinha vínculos com a organização nacionalista sérvia chamada "Mão Negra" que lutava pela formação da Grande Sérvia, reunindo os povos eslavos dos Bálcãs.
28 de julho, 1914I Guerra MundialImpério Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia.
A partir desse momento, como peças de um dominó, começa a sucessão de declarações de guerra entre membros das duas alianças rivais (Tríplice Entente e Tríplice Aliança), arrastando diversos outros países no sangrento conflito.
29 de julho, 1914I Guerra MundialImpério Austro-Húngaro começa o bombardeio de Belgrado, capital da Sérvia.
30 de julho, 1914I Guerra MundialRússia inicia a mobilização geral de seu exército em apoio à Sérvia.
1 de agosto, 1914I Guerra MundialAlemanha, que tinha um acordo de apoio ao Império Austro-Húngaro, declara guerra à Rússia.
3 de agosto, 1914I Guerra MundialAlemanha declara guerra à França.
4 de agosto, 1914I Guerra MundialTropas alemãs invadem a Bélgica. Inglaterra declara guerra à Alemanha.
14 a 24 de agosto, 1914I Guerra MundialTropas alemãs invadem a França, chegando aos arredores de Paris.
17 de agosto a 2 de setembro, 1914I Guerra MundialAlemanha derrota os russos na Batalha de Tannemberg.
setembro, 1914I Guerra MundialPrimeira Batalha do Marne: franceses, sob comando do general Joseph Joffre, fazem os alemães recuar até a região do Rio Marne.
Termina nesse ponto a "guerra de movimento", em função do grande equilíbrio das forças combatentes. Começa, então, a longa e sangrenta fase chamada "guerra de trincheiras", na qual a conquista de uma pequena área acarretava milhares de mortos, em combates muitas vezes corpo a corpo.
outubro a novembro, 1914I Guerra MundialPrimeira Batalha de Ypres: aliados retomam a cidade belga de Ypres, que estava sob domínio alemão.
1915Ciência e TecnologiaAlbert Einstein publica seus estudos finais sobre a Teoria da Relatividade, no que se chamou Teoria da Relatividade Geral.
fevereiro, 1915Estados UnidosLançamento do filme "O Nascimento de uma Nação" (The Birth of a Nation) do diretor D. W. Griffith. Foi um dos mais famosos filmes do cinema mudo, contudo, devido à sua defesa da segregação racial, estimulou o surgimento de um novo grupo racista Ku Klux Klan (o primeiro existiu de 1865 a 1872).
22 de abril a 25 de maio, 1915I Guerra MundialSegunda Batalha de Ypres: tropas alemãs utilizam gás venenoso como armamento de ataque. Foi a primeira vez que armas químicas eram empregadas em guerra.
24 de abril, 1915TurquiaGenocídio Armênio: durante o governo dos chamados "Jovens Turcos", inicia-se, em Istambul, o massacre e a deportação de centenas de milhares de armênios que habitavam o território do Império Otomano.
25 de abril, 1915 a 9 de janeiro, 1916I Guerra MundialCampanha de Gallipoli: tropas britânicas, francesas, australianas e neo-zelandeses desembarcam na costa turca com objetivo de recuperar o Estreito de Dardanelos e abrir caminho para a tomada de Istambul, capital do Império Turco-Otomano. Após meses de intensos combates e enormes perdas humanas para ambos os lados, os turcos, comandados por Kemal Atatürk conseguem a vitória (dezembro de 1915).
Apesar da derrota, australianos e neo-zelandeses consideram essa campanha um marco inicial das respectivas consciências nacionais, havendo um dia especial, o ANZAC Day, em ambos os países para comemoração desse feito.
7 de maio, 1915I Guerra MundialTransatlântico inglês "Lusitania" é torpedeado por um submarino alemão próximo às costas da Irlanda, matando cerca de 1200 dos quase 2 mil passageiros.
fevereiro a dezembro, 1916I Guerra MundialBatalha de Verdun: a mais longa e uma das mais violentas batalhas da guerra, estendendo-se por dez meses com registro de mais de 250 mil mortos. Os franceses, comandados pelo marechal Philippe Pétain, saem vitoriosos.
31 de maio a 1 de junho, 1916I Guerra MundialBatalha naval da Jutlândia no Mar do Norte põe frente a frente as esquadras inglesa e alemã. O resultado desse confronto foi considerado indefinido, apesar de os ingleses terem perdido mais navios (151 contra 99).
julho a novembro, 1916I Guerra MundialBatalha do Somme: considerada a mais sangrenta da guerra e, talvez, de toda a História. Cerca de 1 milhão de combatentes, principalmente ingleses, franceses e alemães, perderam a vida neste confronto. Foi a primeira vez em que se utilizou o tanque de guerra, arma inventada pelos ingleses.
1917 a 1922Revolução RussaRevolução Russa: nome que se dá à série de convulsões sociais e econômicas que culminaram com a tomada do poder pelos bolcheviques. Inicialmente, o movimento provocou a derrubada do regime czarista, substituindo-o por um governo socialista moderado. Após alguns meses no poder, os moderados são depostos pelo Partido Bolchevista que inicia a implantação de um regime comunista baseado nos chamados sovietes, conselhos deliberativos compostos por delegados dos trabalhadores, dos camponeses e dos soldados.
março, 1917Revolução RussaRevolução de Fevereiro (ou menchevique): esta primeira fase da revolução teve início em Petrogrado, quando ocorreram violentas manifestações populares contra o racionamento de alimentos, o governo czarista e a guerra. O rigorosíssimo inverno contribuiu para tornar a massa ainda mais enfurecida. Os soldados das guarnições militares, desobedecendo a ordens superiores, se recusam a atirar no povo e logo aderem à causa revolucionária.
Petrogrado era o nome de São Petersburgo durante o período de 1914 a 1924. Neste ano, a cidade foi rebatizada de Leningrado, em homenagem a Lênin. Em 1991, com o fim da União Soviética, voltou a se denominar São Petersburgo. A cidade, fundada em 1703 pelo czar Pedro, o Grande, foi capital da Rússia até 1918, quando foi substituída por Moscou.
Esses fatos iniciais da revolução ocorreram em fevereiro pelo antigo calendário adotado na Rússia (Calendário Juliano), mas mês de março pelo Calendário Gregoriano.
15 de março, 1917Revolução RussaCzar Nicolau II assina a sua abdicação em favor de seu irmão, mas esse recusa o trono. É o fim da Dinastia Romanov, no poder desde o século XVII, e também do regime imperial da Rússia.
16 de março, 1917Revolução RussaAssume o poder um governo provisório, inicialmente, sob a liderança do príncipe Georgy Lvov e, logo depois de Aleksandr Kerenski, um socialista da facção moderada (menchevique). Um dos objetivos estabelecidos por esse governo era o de garantir uma transição gradativa para um regime parlamentar, convocando-se para isto uma Assembléia Constituinte.
Pelo fato de defender interesses mais imediatos do povo, tais como a distribuição de terras aos camponeses e o fim imediato da participação russa na guerra, o soviete de Petrogrado começa a ganhar muita força junto à população e, consequentemente, uma importância crescente na política do país. Em pouco tempo, passa a desafiar o Governo Provisório, dando origem, assim, a um "governo dualizado".
6 de abril, 1917I Guerra MundialEstados Unidos declaram guerra à Alemanha.
abril, 1917Revolução RussaLênin e outros revolucionários, que se encontravam exilados na Suiça, voltam à Rússia e desembarcam na estação Finlândia em Petrogrado.
O retorno de Lênin e seus companheiros contou com uma grande ajuda da Alemanha à qual interessava desestabilizar o governo provisório esperando com isso que a Rússia se retirasse da guerra, já que o governo de Kerensky mantinha o país na guerra, honrando os compromissos internacionais assumidos pelo czarismo.
Edmund Wilson (1895-1972), crítico literário e historiador norte-americano, publicou em 1940 um livro sobre a história do socialismo com o nome de "Rumo à Estação Finlândia".
abril, 1917Revolução RussaLênin elabora as "Teses de Abril", documento publicado no jornal Pravda e lido por ele na conferência dos sovietes de toda a Rússia. Nesse panfleto, Lênin declara que a Revolução Russa estava na transição de uma primeira etapa burguesa para uma nova fase cujo poder deveria ser dado ao proletariado. Ataca o Governo Provisório e condena a guerra. A síntese deste documento é a frase: "todo poder aos sovietes".
maio, 1917Revolução RussaLeon Trotsky, revolucionário exilado nos Estados Unidos, retorna à Rússia.
junho, 1917I Guerra MundialOfensiva militar russa contra os alemães redunda em grande fracasso, devido ao baixo moral das tropas e ao grande número de deserções.
31 de julho a 6 de novembro, 1917I Guerra MundialTerceira Batalha de Ypres: tropas inglesas, canadenses, australianas e nozelandesas lutam bravamente para tomar o vilarejo de Passchendaele sob controle alemão. Mais de 500 mil soldados são mortos ou feridos nesse confronto.
julho , 1917Revolução RussaJornadas de Julho: manifestações de revolta irrompem em toda Petrogrado com milhares de trabalhadores proferindo palavras de ordem dos bolchevistas. O governo parte para a ofensiva acusando os líderes do partido bolchevique de estarem a serviço da Alemanha. Trotsky é preso e Lênin foge para a Finlândia.
agosto, 1917Revolução RussaCaso Kornilov: após os tumultos de julho, Kerensky nomeia o general Lavr Kornilov comandante geral do exército russo. Esse declara que os sovietes deveriam ser extintos e o Governo Provisório reestruturado, o que causa sua imediata destituição, sob a alegação de que pretendia implantar uma ditadura militar. Kornilov reage com uma ordem de ataque contra Petrogrado, mas suas tropas se recusam a obedecer o comando, frustrando assim o seu plano.
Embora Kerensky tivesse afirmado que o general pretendia derrubar o Governo Provisório, muitos acreditam que a intenção de Kornilov era apenas defender o governo contra a ameaça bolchevique.
31 de agosto, 1917Revolução RussaBolcheviques exigem a entrega do poder para o proletariado, obrigando o Governo Provisório a libertar os líderes presos.
setembro, 1917Revolução RussaTrotsky assume a presidência do soviete de Petrogrado, rompe com o governo de Kerensky e convoca um congresso de todos os sovietes da Rússia.
15 de outubro, 1917EspionagemMata Hari, famosa dançarina e cortesã holandesa, é fuzilada na França sob acusação de atividades de espionagem a favor da Alemanha. Em verdade, ela atuava como agente dupla tanto a favor da Alemanha como da França.
24 de outubro, 1917Revolução RussaInicia-se o levante contra o Governo Provisório. A Fortaleza de Pedro e Paulo passa para o lado dos revolucionários, fornecendo seus armamentos para a Guarda Vermelha, guarnição militar dos bolcheviques.
25 de outubro, 1917Revolução RussaNo início da manhã, os bolcheviques invadem o Palácio de Inverno, quartel-general do Governo Provisório, não encontrando quase nenhuma resistência. Os ministros são presos. Kerensky foge. O soviete de Petrogrado emite um comunicado declarando que o Governo Provisório fora destituído e que o novo governo era o Conselho dos Comissários do Povo.
Pode-se afirmar que o ataque ao Palácio de Inverno, marco inicial da Revolução Bolchevique na Rússia, teve o mesmo valor simbólico que a Tomada da Bastilha na Revolução Francesa.
8 de janeiro, 1918I Guerra MundialPresidente Woodrow Wilson apresenta ao congresso norte-americano uma proposta de paz para a guerra composta de quatorze pontos.
3 de março, 1918I Guerra MundialTratado de Brest-Litovski: governo bolchevique russo assina um acordo de paz com a Alemanha e se retira da guerra.
Apesar de estabelecer condições amplamente desfavoráveis para a Rússia, obrigada a ceder grande parte do seu território, o tratado vinha ao encontro de uma das principais prioridades do novo governo que era a retirada russa da guerra. Devido, principalmente, ao elevado número de mortos e inválidos, a Grande Guerra era extremamente impopular entre o povo russo.
7 de março, 1918AlemanhaPequeno grupo de nacionalistas funda, em Munique, o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, que ficaria conhecido como partido nazista.
Nazismo foi a doutrina política totalitária, nacionalista e racista que viria a governar a Alemanha durante o período denominado III Reich (1933 a 1945).
23 de março a 9 de agosto, 1918I Guerra MundialBombardeios de Paris: alemães bombardeiam Paris e arredores utilizando canhões de longo alcance do tipo "Grande Bertha", capazes de atirar a mais de 120 km de distância. No dia 29 de março, ocorreu o mais sangrento desses ataques quando a igreja de Saint Gervais - Saint Protais foi atingida durante a missa de "Sexta-feira Santa" matando 91 pessoas e deixando 68 feridos.
março, 1918 a junho, 1920MedicinaSurto da "gripe espanhola" se alastra por todo o mundo na mais grave pandemia de todos os tempos. Estima-se que cerca de 500 milhões de pessoas tenham sido infectadas (um terço da população mundial na época), sendo que entre 50 (avaliação da época) e 100 milhões de pessoas (reavaliação mais recente) possam ter sido dizimadas. Só no Brasil, foram registradas cerca de 300 mil mortes, entre elas a do presidente da República Rodrigues Alves, ocorrida em janeiro de 1919.
abril de 1918 a dezembro de 1922Revolução RussaGuerra Civil Russa: conflito desencadeado logo após a assinatura do tratado de paz com a Alemanha, colocando o exército vermelho dos bolcheviques frente ao "exército branco" composto por diferentes grupos políticos que se opunham ao novo governo russo, tais como monarquistas, aristocratas, mencheviques (socialistas moderados), liberais, anarquistas.
O "exército branco" de oposição aos bolcheviques (que, em breve, passaram a se denominar "comunistas") era apoiado pelas potências européias capitalistas que, além de estarem insatisfeitas com a paz em separado que o novo governo russo assinara com a Alemanha, temiam a "contaminação" de seus países com os ideais comunistas.
17 de julho, 1918Revolução RussaO czar Nicolau II, sua esposa Alexandra, o príncipe-herdeiro Alexei e quatro filhas (Olga, Tatiana, Maria e Anastasia) são executados pelos bolcheviques na cidade de Ekaterinburgo, na Sibéria.
julho a agosto, 1918I Guerra MundialSegunda Batalha do Marne: última ofensiva alemã no front ocidental termina com a vitória dos franceses.
11 de novembro, 1918I Guerra MundialArmistício, assinado na cidade francesa de Compiègne, põe fim à guerra.
Conseqüências da Primeira Guerra Mundial: como não poderia deixar de ser, os quatro anos do conflito causaram grandes impactos nas esferas política, social e econômica dos países, direta ou indiretamente, envolvidos. O mais trágico legado foi o excessivo número de mortos e inválidos, certamente um dos mais altos da História: estima-se em 20 milhões de mortos e desaparecidos entre militares e civis, além de cerca de 30 milhões de feridos. Sob o aspecto político, a guerra, além de acarretar inúmeras modificações no mapa da Europa (devolução da Alsácia-Lorena à França, separação da província alemã da Prússia Oriental do resto do país pelo chamado "corredor polonês", criação da Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia) e a extinção de quatro impérios (Alemão, Austro-Húngaro, Russo e Turco-Otomano), mostrou a fragilidade europeia e propiciou a mudança da supremacia internacional para os Estados Unidos.
15 de janeiro, 1919AlemanhaRosa Luxemburgo, filósofa marxista e ativista revolucionária, natural da Polonia, é assassinada em Berlim, a mando dos sociais-democratas que assumiram o governo alemão após o fim da I Guerra.
fevereiro de 1919AlemanhaInstalada a República de Weimar, nome dado ao novo governo alemão de regime parlamentar que duraria até 1933, ano em que os nazistas tomaram o poder.
Weimar é uma cidade na região da Turíngia onde foi elaborada a constituição desse novo regime.
maio de 1919 a outubro de 1923TurquiaGuerra de Independência da Turquia põe fim ao Império Otomano (1922) e leva à criação da República da Turquia (1923).
28 de junho, 1919I Guerra MundialAssinatura do Tratado de Versalhes, após seis meses de negociação, estabelecendo pesadas penas à Alemanha por ter sido responsabilizada pela guerra. Outros acordos foram feitos, em separado, para o ajuste de contas com os aliados alemães.
O Tratado de Versalhes incluía , além de cláusulas territoriais (a Alemanha perdia cerca de um sétimo da sua área antes da guerra, além de suas colônias africanas: Tanzânia, Ruanda, Burundi, Togo e Namíbia), cláusulas militares (não podia ter forças armadas; entrega da frota alemã aos aliados) e cláusulas financeiras (pagamento de vultosa quantia aos países da Tríplice Entente). O rigor do tratado fez a Alemanha mergulhar na mais profunda crise econômica de sua História, despertando um violento sentimento de revanche contra os países vencedores
1919Artes PlásticasInaugurada em Weimar, a Escola Bauhaus de arquitetura, artes plásticas e design. Entre seus professores, encontravam-se nomes famosos como o pintor russo Wassily Kandinsky e o suiço Paul Klee.
c. 1920MúsicaComeça a época de sucesso do jazz que se estende até os anos 50 e 60. Ao longo desse período, principalmente nos Estados Unidos, surgem os grandes compositores e intérpretes do jazz. Entre os cantores, destacam-se Louis Armstrong; Ella Fitzgerald; Billy Holiday; Peggy Lee; Sarah Vaughn e Dinah Washington. Entre os muitos compositores, pianistas, saxofonistas, trompetistas e outros instrumentistas, sobressaem: Duke Ellington; Art Tatum; Bill Evans; Charles Mingus; Chet Baker; Joe Pass; John Coltrane; Miles Davis; Oscar Peterson; Stan Getz; Thelonious Monk.
abril a setembro, 1920EsporteVII Jogos Olímpicos realizados em Antuérpia na Bélgica.
fevereiro, 1921RússiaLênin cria um órgão para coordenar toda a economia do país, a Gosplan (Comissão Estatal de Planejamento Econômico).
1921PsicologiaPublicação do livro "Tipos Psicológicos", uma das obras mais importantes de Carl Jung.
1922LiteraturaPublicação do romance "Ulisses" do escritor irlandês James Joyce.
março a junho, 1922AviaçãoPilotos portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho fazem a primeira travessia aérea do Atlântico Sul em um hidroavião monomotor.
Os pilotos partiram de Lisboa no dia 30 de março e, após muitas escalas (Ilhas Canárias, Arquipélago de Cabo Verde, Ilhas São Pedro e São Paulo, Recife, Salvador, Porto Seguro e Vitória) e acidentes chegaram ao Rio de Janeiro em 17 de junho de 1922. Foram utilizados três aeronaves do mesmo modelo: as duas primeiras se acidentaram - Lusitânia e Pátria Brasileira - sendo o vôo completado com um terceiro avião - o Santa Cruz.
abril, 1922RússiaJoseph Stalin é nomeado secretário-geral do partido comunista, cargo que ocuparia até sua morte em março de 1953.
outubro, 1922ItáliaIntegrantes do partido fascista, os "camisas-negras", liderados por Benito Mussolini, realizam a "Marcha sobre Roma". Este ato forçou o rei Vitório Emanuel III, temeroso de uma guerra civil, a nomear Mussolini chefe do estado italiano.
Fascismo foi a doutrina política totalitária baseada na ideia de supremacia da nação ou do povo sobre o indivíduo. Ocorreu na Itália no período da ditadura de Benito Mussolini (1922-1945).
novembro, 1922Império OtomanoDeposição do último sultão otomano Mehmed VI e extinção oficial do império.
O Império Otomano, ou Turco-Otomano, criado em 1299, atingiu seu apogeu no período que se estende de 1453 (Tomada de Constantinopla) até o final do século XVI, quando começou sua lenta decadência. Sua completa extinção em 1922 foi decorrente da derrota na Grande Guerra, quando o Império lutou ao lado da Alemanha.
29 de dezembro, 1922União SoviéricaDelegações da Rússia, Ucrânia, Bielo-Rússia e República Transcaucasiana (Geórgia, Armênia e Azerbaijão) aprovam o tratado de criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
outubro, 1922RússiaVladivostok, porto no extremo leste da Sibéria, último enclave do "exército branco" na Rússia cai em poder dos comunistas, marcando o fim da Guerra Civil.
A Guerra Civil Russa se encerrou com a vitória dos comunistas, nome pelo qual os bolcheviques passaram a ser designados. As consequências dessa luta foram terríveis. Estima-se que mais de 10 milhões de russos tenham perdido a vida nos embates. As doenças bem como a fome provocada pela queda da produção agrícola dizimaram outros milhões. Milhares de pessoas fugiram do país. As indústrias paralisaram. O trabalho de reconstrução após o fim da guerra foi gigantesco.
janeiro, 1923EuropaPara garantir o pagamento das reparações de guerra que a Alemanha não estava cumprindo, a França ocupa o vale do Rio Ruhr, região produtora de carvão e aço, onde permanece até 1925.
1 de setembro, 1923JapãoTerremoto de Kanto: violento abalo sísmico causa grande devastação e mais de 140 mil vítimas nas cidades de Tokio e Yokohama.
outubro, 1923TurquiaKemal Atatürk funda a República da Turquia e inicia um processo de modernização do país.
novembro, 1923AlemanhaA hiperinflação que assolou o país no período de 1921 a 1924, uma das maiores de todos os tempos, atinge seu ponto máximo nesta ocasião.
1924Literatura / Artes PlásticasSurrealismo: André Breton, escritor francês, publica o "Manifesto Surrealista", dando início ao movimento artístico e literário surrealista que considerava qualquer arte como expressão do inconsciente, influência da psicanálise de Freud. Seus maiores expoentes foram o próprio Breton na literatura e Salvador Dali na pintura.
1924LiteraturaEscritor alemão Thomas Mann publica sua mais importante obra, o romance "A Montanha Mágica".
21 de janeiro, 1924União SoviéticaMorre Lênin, vítima de hemorragia cerebral. Começa a luta pelo poder entre Trotsky, que propunha a expansão da revolução socialista para outros países e Stalin, que defendia a tese da necessidade de consolidá-la primeiramente na URSS. Stalin sai vitorioso na disputa.
fevereiro, 1924Ciência e TecnologiaJohn Logie Baird, engenheiro escocês considerado o inventor da televisão, realiza a primeira transmissão de imagens estáticas. Em 1925, ocorre a primeira transmissão de imagens em movimento.
abril a julho, 1924EsporteVIII Jogos Olímpicos realizados em Paris pela segunda vez. A primeira vez havia sido em 1900.
1925LiteraturaPublicado o romance "O Processo" do escritor tcheco de língua alemã Franz Kafka.
1925CinemaLançado o filme russo "Encouraçado Potemkim" do diretor Sergei Eisenstein, um marco na história do cinema. O filme foi feito para comemorar o vigésimo aniversário da Revolução de 1905.