Período (d.C.)TemaEvento
fevereiro, 1951CinemaPrimeiro festival de cinema de Berlim, na Alemanha, cujo prêmio máximo é o "Urso de Ouro".
O Festival de Berlim, juntamente com o de Cannes na França e o de Veneza na Itália, são os três mais importantes da Europa.
abril, 1951EuropaSeis países europeus - França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo - assinam o Tratado de Paris criando a Comunidade Européia do Carvão e do Aço, primeiro passo rumo à União Europeia.
fevereiro, 1952InglaterraMorre o rei Jorge VI. Assume o trono sua filha Elizabeth II.
maio, 1952Ciência e TecnologiaPrimeiro vôo comercial do mundo usando um avião a jato, o Comet, fabricado pela empresa inglesa de Havilland Aircraft Company
julho a agosto, 1952EsporteXV Jogos Olímpicos realizados em Helsinque, Finlândia.
dezembro, 1952Prêmio NobelAlbert Schweitzer, médico, músico e teólogo nascido na Alsácia, recebe o Prêmio Nobel da Paz pelas suas obras na África, principalmente o Hospital de Lambarene, no Gabão.
janeiro, 1953Estados UnidosGeneral Dwight Eisenhower que fora comandante geral das tropas aliadas na II Guerra Mundial assume a presidência permanecendo no cargo até 1961.
5 de março, 1953URSSMorre o líder soviético Joseph Stalin.
março, 1953Ciência e TecnologiaBiólogo norte-americano James Watson e o bioquímico inglês Francis Crick publicam na revista "Nature" a descoberta da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), molécula responsável pela transmissão das características hereditárias dos seres vivos.
maio, 1953Monte EverestNeozelandês Edmund Hillary e o nepalês sherpa Tenzing Norgay alcançam, pela primeira vez, o topo da montanha mais alta da Terra.
19 de junho, 1953EspionagemCasal Julius e Ethel Rosenberg, condenados por espionagem a favor da União Soviética, são executados na cadeira elétrica na prisão de Sing Sing em Nova York.
setembro, 1953URSSNikita Khrushchev torna-se secretário geral do partido comunista, exercendo este cargo de líder soviético até outubro de 1964, quando foi substituído por Leonid Brezhnev.
março a maio, 1954Guerra da IndochinaBatalha de Dien Bien Phu: forças francesas são derrotadas pelas tropas vietnamitas, resultado que apressa o fim desta guerra.
A Conferência de Genebra de julho de 1954 veio a reconhecer a independência do Vietnã (dividido em dois territórios), do Laos e do Camboja.
junho a julho, 1954EsporteV Copa do Mundo de Futebol realizada na Suiça termina com a vitória da Alemanha Ocidental que derrota a Hungria na final por 3 a 2.
novembro de 1954 a março de 1962ArgéliaGuerra da Independência da Argélia: nome pelo qual ficou conhecido o período de confrontos entre os movimentos argelinos de independência, principalmente a Frente de Libertação Nacional, contra o exército francês e os descendentes de franceses residentes na Argélia (pied-noirs)
Esta guerra ocorreu muito sob forma de guerrilha e atentados terroristas, terminando pela independência da Argélia, reconhecida pela França através dos Acordos de Evian (março de 1962).
29 de maio, 1955Política InternacionalUnião Soviética e países comunistas do leste europeu assinam o Pacto de Varsóvia, um acordo militar criado para fazer frente à OTAN, criada em 1949.
30 de setembro, 1955CinemaAtor James Dean morre de acidente de carro na Califórnia.
outubro, 1956EgitoCrise do Canal de Suez: devido à nacionalização do canal pelo presidente egípcio, Gamal Abdel Nasser, tropas inglesas, francesas e israelenses atacam o Egito. A ONU intervém exigindo a retirada das tropas invasoras e propondo uma força de paz para garantir o acesso de todas as nações ao canal.
outubro a novembro, 1956HungriaTropas russas, componentes do Pacto de Varsóvia, invadem o país e põem fim a uma revolta popular contra o governo comunista.
novembro a dezembro, 1956EsporteXVI Jogos Olímpicos realizados em Melbourne, Austrália.
dezembro, 1956CubaFidel Castro, Che Guevara e outros membros do movimento revolucionário cubano MR-26, que estavam exilados no México, retornam a Cuba e se dirigem à Sierra Maestra onde montam base para as operações de guerrilha destinada a lutar contra o ditador Fulgêncio Batista. Tem início a Revolução Cubana.
1957Ciência e TecnologiaComeça a ser usada em larga escala a vacina contra a poliomielite, descoberta pelo médico e pesquisador norte-americano Albert Sabin.
março, 1957EuropaTratado de Roma cria a Comunidade Econômica Européia, um mercado comum entre França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, que entraria em vigor a partir de 1 de janeiro de 1958. Este foi um passo importante rumo à União Européia que iria ocorrer a partir de 1992.
4 de outubro, 1957Ciência e TecnologiaUnião Soviética lança o "Sputnik", primeiro satélite artificial da Terra, dando início à Era Espacial.
3 de novembro, 1957Ciência e TecnologiaCadela "Laika" se torna o primeiro ser vivo a orbitar a Terra a bordo da nave soviética "Sputnik II".
1958 -1959CinemaTem início o movimento francês denominado "nouvelle vague" caracterizado por filmes de baixo custo e sem compromisso com as convenções então existentes. Os diretores que representaram esta corrente eram jovens oriundos da revista "Cahiers du Cinéma". Entre os principais citam-se: Jean-Luc Goddard; François Truffaut; Claude Chabrol e Alain Resnais.
janeiro, 1958Ciência e TecnologiaEstados Unidos lançam seu primeiro satélite espacial, o "Explorer".
fevreiro, 1958Egito / SiriaCriada a República Árabe Unida (RAU), um estado resultante da união do Egito e da Síria e que pretendia ser o embrião de uma futura nação que abrangesse todos os árabes. Esta república foi desfeita em 1961.
junho a julho, 1958EsporteVI Copa do Mundo de Futebol realizada na Suécia consagra o Brasil derrotando a seleção anfitriã na partida final por 5 a 2.
31 de dezembro, 1958Revolução CubanaTropas de Fidel Castro tomam o último reduto do exército de Fulgêncio Batista.
1 de janeiro, 1959Revolução CubanaDitador Fulgêncio Batista foge do país e os revolucionários cubanos assumem o governo.
janeiro, 1959FrançaGeneral Charles de Gaulle assume a presidência inaugurando a V República Francesa. Ficaria no cargo até abril de 1969.
A I República Francesa ocorreu durante a Revolução Francesa nos períodos da Convenção, Diretório e Consulado (1792 a 1804); a II República durou da deposição do rei Luis Felipe (1848) até o início do II Império de Napoleão III: a III República se estendeu de 1875 a 1940 e a IV República de 1946 até 1958.
janeiro, 1960LiteraturaMorre em desastre automobilístico o escritor e filósofo francês, nascido na Argélia, Albert Camus, autor de "O Estrangeiro" e "A Peste" entre outros. Camus havia recebido o Prêmio Nobel de Literatura em 1957.
agosto a setembro, 1960EsporteXVII Jogos Olímpicos realizados em Roma.
janeiro, 1961Estados UnidosJohn Kennedy assume a presidência.
12 de abril, 1961Ciência e TecnologiaCosmonauta soviético Yuri Gagarin, a bordo da nave "Vostok I", se torna o primeiro homem a viajar no espaço e a orbitar a Terra.
17 a 21 de abril, 1961CubaCerca de 1200 exilados cubanos patrocinados pelos Estados Unidos tentam invadir o país pela Baía dos Porcos para derrubar o governo de Fidel Castro e são derrotados.
julho, 1961LiteraturaSuicídio do escritor norte-americano Ernest Hemingway, autor de romances famosos como "Adeus às Armas", "Por quem os Sinos Dobram" e "O Velho e o Mar", entre outros. Ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1954.
1 de agosto, 1961AlemanhaGoverno da Alemanha Oriental (RDA) ordena a construção do Muro de Berlim para evitar a fuga de alemães orientais para o lado ocidental.
18 de setembro, 1961ONUDiplomata sueco e secretário geral da ONU Dag Hammarskjöld morre em desastre aéreo na África, em região da atual Zâmbia. Ao falecer, ele já tinha sido indicado para o Prêmio Nobel da Paz que lhe foi concedido, postumamente, em dezembro de 1961.
novembro, 1961ONUBirmanês U Thant é escolhido para secretário geral, permanecendo neste cargo até janeiro de 1972.
março, 1962França / ArgéliaAcordos de Evian estabelecem o fim da Guerra da Independência da Argélia. O governo francês reconhece a independência do país após oito anos de conflitos que custaram a vida de cerca de 400 mil argelinos e 25 mil franceses.
maio a junho, 1962EsporteVII Copa do Mundo de Futebol realizada no Chile. Brasil se torna bicampeão do mundo ao vencer a Tchecoslováquia na final por 3 a 1.
5 de agosto, 1962África do SulNelson Mandela, líder do movimento de oposição ao apartheid (regime de segregação racial existente no país), é preso. Ficaria mais de 27 anos na prisão, somente sendo libertado em fevereiro de 1990.
5 de agosto, 1962CinemaAtriz Marilyn Monroe é encontrada morta em sua residência em Los Angeles. Oficialmente, seu falecimento foi atribuído a uma overdose de drogas, contudo ainda pairam muitas dúvidas sobre o que realmente teria acontecido.
16 a 28 de outubro, 1962CubaCrise dos Mísseis: presidente norte-americano John Kennedy ordena o bloqueio naval de Cuba para obrigar os soviéticos a retirar seus mísseis nucleares instalados na ilha.
setembro, 1962MúsicaLançado o primeiro disco da banda "The Beatles", originária de Liverpool, que viria a ser tornar no mais famoso conjunto de rock do mundo. Esse primeiro disco era um compacto com as músicas "Love me Do" e "P.S. I Love You".
O conjunto "The Beatles", formado por John Lennon; Paul McCartney; George Harrison e Ringo Starr duraria até abril de 1970. Outros conjuntos de rock famosos da década de 60 foram os britânicos "The Animals"; "Pink Floyd"; "The Rolling Stones"; "The Who"; e os norte-americanos "The Mamas and the Papas" e "The Doors".
dezembro, 1962Prêmio NobelLinus Pauling, químico norte-americano que já havia recebido o Prêmio Nobel de Química em 1954, recebe o Prêmio Nobel da Paz pela sua campanha contra os testes atômicos.
28 de agosto, 1963Estados UnidosMarcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade: manifestação pelos direitos civis em Washington, DC, liderada pelo pastor batista e ativista dos direitos humanos Martin Luther King.
Foi nesta ocasião que Martin Luther King pronunciou a célebre frase: "I have a dream".
22 de novembro, 1963Estados UnidosPresidente John Kennedy assassinado em Dallas, Texas. Todos os indícios indicam que o autor dos dois disparos tenha sido Lee Oswald. Kennedy foi o quarto presidente norte-americano assasinado durante o seu mandato; os outros foram Abraham Lincoln (1865); James Garfield (1881) e William McKinley (1901).
Com a morte de John Kennedy, assume o governo seu vice-presidente Lyndon Johnson.
24 de novembro, 1963Estados UnidosLee Oswald, provável assassino de Kennedy, é morto por Jack Ruby.
31 de março, 1964BrasilGolpe militar derruba o presidente João Goulart e instala uma ditadura que dura até 1985.
agosto, 1964VietnãIncidente do Golfo de Tonkim: ataque ao destróier "USS Maddox" leva o presidente norte-americano Lyndon Johnson a ordenar a intervenção dos Estados Unidos dando início à Guerra do Vietnã.
agosto de 1964 a abril de 1975Guerra do VietnãGuerra do Vietnã: conflito que opôs os comunistas do Vietnã do Norte juntamente com os vietcongs (guerrilheiros da denominada Frente Nacional para a Libertação do Vietnã) contra o Vietnã do Sul apoiado pelos Estados Unidos e por mais alguns países ocidentais. A guerra terminou com a vitória dos comunistas que reunificaram o país em 1975.
Estimativas indicam que nesta guerra morreram mais de 1 milhão de combatentes dos dois lados e cerca de 4 milhões de civis. Os Estados Unidos, que enviaram mais de 2 milhões de militares para o conflito e se retiraram em 1973, perderam em torno de 60 mil soldados. A participação na guerra e a derrota militar trouxeram profundos efeitos para a sociedade norte-americana no pós-guerra, sendo tema de centenas de artigos na mídia, livros e filmes.
outubro, 1964EsporteXVIII Jogos Olímpicos realizados em Tóquio.
outubro, 1964URSSLeonid Brezhnev é escolhido secretário geral do partido comunista em lugar de Nikita Khrushchev. Governaria o país até sua morte em novembro de 1982.
dezembro, 1964Prêmio NobelMartin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz por sua atuação em favor dos direitos humanos.
fevereiro, 1965MúsicaMorre de câncer o cantor norte-americano Nat King Cole, um dos grandes intérpretes da música internacional.
junho, 1965MúsicaRainha Elizabeth II condecora os quatro componentes do conjunto "The Beatles" como membros da Ordem do Império Britânico.
maio de 1966 a setembro de 1976ChinaRevolução Cultural: movimento lançado por Mao Tse-Tung com o objetivo declarado de reavivar o espírito da revolução comunista, combater o revisionismo e livrar o país de costumes considerados "burgueses e liberais". Essa campanha durou até a morte de Mao em 1976.
A Revolução Cultural Chinesa é vista, hoje em dia, como uma forma encontrada por Mao Tse-Tung para restabelecer sua posição de força dentro do partido comunista chinês depois do seu fracassado plano de industrialização chamado "Grande Salto Adiante". Em nome desta Revolução Cultural, Mao eliminou seus opositores e promoveu o culto à sua figura. Seu "Livro Vermelho" foi adotado como padrão de comportamento para a população. Certamente, esse período trouxe graves consequências para o país, principalmente, na vida cultural e no campo tecnológico.
julho, 1966FrançaInício dos testes nucleares franceses no Atol de Moruroa, na região da Polinésia, no Oceano Pacífico.
julho, 1966EsporteVIII Copa do Mundo de Futebol realizada na Inglaterra teve como vencedor o país anfitrião que derrotou a Alemanha Ocidental na final por 4 a 2.
5 a 10 de junho, 1967Oriente MédioGuerra dos Seis Dias: ataques de surpresa da força aérea israelense arrasam uma frente árabe formada por Egito, Síria e Jordânia que preparavam uma ofensiva conjunta contra Israel. Nesta guerra relâmpago, Israel ocupou a região da Cisjordânia, a Faixa de Gaza, o norte da Península do Sinai, as Colinas de Golã e Jerusalém Oriental. A vitória de Israel foi comandada pelo seu Ministro da Defesa, general Moshe Dayan.
julho, 1967CanadáPresidente francês Charles de Gaulle discursando em Montreal pronuncia a célebre frase "Vive Quebec libre" que despertou severas críticas por parte do Canadá anglofóno e, em contrapartida, despertou o nacionalismo separatista da província canadense de Quebec, predominantemente francófona.
outubro, 1967BolíviaErnesto Che Guevara, um dos principais líderes da Revolução Cubana, é morto por um soldado do exército boliviano.
Após a sua morte, Che Guevara se tornou uma figura mítica, principalmente na América Latina, onde sua imagem reproduzida em cartazes e camisetas foi amplamente difundida.
dezembro, 1967Ciência e TecnologiaCirurgião sul-africano Christian Barnard realiza o primeiro transplante de coração do mundo.
30 de janeiro, 1968Guerra do VietnãTem início a Ofensiva do Tet, uma série de ataques desferidos pelos vietcongs e norte-vietnamitas contra cidades e alvos sul-vietnamitas, inclusive com a ocupação da embaixada dos Estados Unidos em Saigon. Essa campanha durou até setembro de 1968 e teve um efeito psicológico muito grande na população norte-americana que intensificou seus protestos contra a guerra.
para saber maisTet é o nome do mais importante feriado vietnamita, quando se comemora o primeiro dia do calendário lunar por eles adotado.
abril a agosto, 1968Tchecoslo-váquiaPrimavera de Praga: nome pelo qual ficou conhecido o movimento conduzido por Alexander Dubcek, líder do governo tcheco, propondo uma política mais liberal no país com menos autoritarismo. As reformas políticas e econômicas implantadas desagradaram os soviéticos que ordenaram a invasão da Tchecoslováquia por tanques do Pacto de Varsóvia em agosto de 1968, pondo fim àquela tentativa de "um socialismo mais humano".
4 de abril, 1968Estados UnidosAssassinato de Martin Luther King em Memphis, Tennessee.
maio, 1968FrançaMaio de 68: gigantesco movimento de contestação que eclodiu em Paris, tendo como origem uma série de manifestações estudantis contra o conservadorismo do meio acadêmico. Logo o movimento ganhou a adesão de trabalhadores que passaram a ocupar fábricas e realizar passeatas, culminando com uma greve geral que paralisou a França, em um enorme enorme protesto contra a situação política e social do país e contra o governo autoritário do general Charles de Gaulle. Os confrontos com a polícia duraram até o final de maio quando a situação foi controlada pelo governo.
Esta grande manifestação francesa se espalhou por outros países ocidentais. Nos Estados Unidos, estudantes e intelectuais intensificaram sua oposição à Guerra do Vietnã; no Brasil, aumentaram as manifestações contra o regime militar. Um dos slogans do movimento "é proibido proibir" incentivou a propagação da contracultura e do movimento hippie.
6 de junho, 1968Estados UnidosRobert Kennedy, senador e irmão do ex-presidente John Kennedy, é assassinado em Los Angeles, após vencer as eleições primárias na Califórnia para escolha do candidato democrata à presidência do país.
20 de agosto, 1968TchecoslováquiaTropas do Pacto de Varsóvia invadem o país e destituem Alexander Dubceck, líder do movimento Primavera de Praga.
setembro, 1968PortugalMarcello Caetano substitui Antonio Salazar na chefia do governo português, permanecendo no cargo até a "Revolução dos Cravos" em abril de 1974.
outubro, 1968EsporteXIX Jogos Olímpicos realizados na Cidade do México.
16 de janeiro, 1969TchecoslováquiaEstudante Jan Palach ateia fogo ao próprio corpo em uma praça de Praga em protesto pela supressão das liberdades que haviam sido recentemente conquistadas.
fevereiro, 1969IsraelGolda Meir é eleita primeira-ministra, ficando no poder até 1974.
20 de julho, 1969Ciência e TecnologiaAstronauta norte-americano Neil Armstrong, comandante da missão Apollo 11, se torna o primeiro homem a pisar na Lua. O segundo a realizar este feito foi o seu companheiro de tripulação e piloto do módulo lunar, Edwin Aldrin. Enquanto isso, o piloto do módulo de comando, Michael Collins, permanecia em órbita.
Ao pisar em solo lunar, Armstrong proferiu a frase que ficou célebre: "That's one small step for a man, a giant leap for mankind" ("Este é um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade" ). Depois desta missão, 5 outras pousaram na Lua, totalizando 12 o número de astronautas que lá pisaram.
agosto, 1969MúsicaFestival de Woodstock, realizado em uma fazenda no estado norte-americano de Nova York, reúne mais de 450 mil jovens e marca o auge do movimento hippie.
Movimento hippie foi uma importante manifestação da chamada contracultura surgida na década de 60. Os hippies adotavam uma filosofia que contestava os valores tradicionais da sociedade capitalista e consumista, procurando um estilo de vida alternativo. Alguns seguiam uma vida nômade; outros se agrupavam em comunidades junto à natureza. Um dos seus lemas era "make love; not war", apregoando um novo mundo de paz e amor livre. O movimento perdeu a força por volta do fim dos anos 70, mas muitas de suas ideias foram incorporadas à cultura atual como a preocupação ambiental, a maior liberação sexual, a não-discriminação das minorias, a espiritualidade mística, etc.
outubro, 1969Ciência e TecnologiaDepartamento de Defesa dos Estados Unidos inaugura a ARPANET, uma rede de computadores projetada para sobreviver a uma guerra nuclear e precursora da Internet.
anos 70MúsicaAlgumas das principais bandas de rock desta década foram as britânicas "Genesis"; "Iron Maiden"; "Led Zeppelin"; "Queen"; "Yes"; a australiana "AC-DC"; a sueca "Abba"e as norte-americanas "Aerosmith" e "Kiss". Além dessas, "Pink Floyd" continuava a fazer sucesso.
abril, 1970MúsicaPaul McCartney anuncia a dissolução dos "Beatles".
maio a junho, 1970EsporteIX Copa do Mundo de Futebol realizada no México. Brasil derrota a Itália na final por 4 a 2 e se sagra campeão mundial pela terceira vez (as duas anteriores foram em 1958 e 1962).
setembro de 1970 a julho de 1971MúsicaNeste período de menos de um ano, a música pop internacional perde três importantes jovens intérpretes, todos norte-americanos: o guitarrista, compositor e cantor Jimi Hendrix em setembro de 1970; a cantora Janis Joplin em outubro de 1970 e o compositor e vocalista do conjunto "The Doors", Jim Morrison, em julho de 1971.
março, 1971PaquistãoLado oriental do Paquistão declara sua independência e se transforma em um novo país: Bangladesh.
dezembro, 1971Prêmio NobelChanceler alemão Willy Brandt recebe o Prêmio Nobel da Paz pela sua política de melhoria de relações com a União Soviética e demais países da Cortina de Ferro.
dezembro, 1971LiteraturaPoeta chileno Pablo Neruda recebe o Prêmio Nobel de Literatura.
janeiro, 1972ONUAustríaco Kurt Waldhein sucede ao birmanês U Thant como secretário geral, ficando neste posto até 1981.
janeiro, 1972Irlanda do NorteDomingo Sangrento: exército britânico reprime com violência uma manifestação na cidade de Derry causando muitos mortos e feridos.
agosto a setembro, 1972EsporteXX Jogos Olímpicos realizados em Munique, Alemanha.
5 de setembro, 1972AlemanhaMassacre de Munique: durante os jogos olímpicos, terroristas islâmicos do grupo "Setembro Negro" invadem o alojamento onde se encontrava a delegação de Israel e matam 11 atletas israelenses.
janeiro, 1973Guerra do VietnãAcordo de Paz de Paris, assinado pelo secretário de estado norte-americano Henry Kissinger e pelo líder norte-vietnamita Le Duc Tho, estabelece a retirada dos Estados Unidos da guerra. Esse ato foi interpretado como uma "saída honrosa" para o impasse norte-americano.
Por este acordo de paz, Kissinger e Le Duc Tho foram laureados com o Prêmio Nobel da Paz de 1973, mas Le Duc Tho recusou a condecoração.
setembro, 1973ChileMilitares comandados por Augusto Pinochet derrubam o governo do marxista Salvador Allende e instauram uma ditadura que se manteria no poder até 1990. Embora não haja total comprovação, acredita-se que Allende tenha sido assassinado quando as tropas invadiram o palácio presidencial de La Moneda.
6 a 26 de outubro, 1973Oriente MédioGuerra do Yom Kippur: conflito entre Israel e uma coligação de países árabes comandados por Egito e Síria. A guerra começou com uma grande ofensiva árabe no dia santo judaico de Yom Kippur (Dia do Perdão), ocasião em que o país se encontrava totalmente paralisado. Os árabes atacaram, simultaneamente, a Península do Sinai e as Colinas de Golã, regiões ocupadas por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967). Após pesadas perdas iniciais, Israel se recuperou obrigando o recuo das tropas inimigas. A guerra terminou com um cessar-fogo imposto pelo Conselho de Segurança da ONU.
outubro, 1973EconomiaCrise do Petróleo: como consequência da Guerra de Yom Kippur, os países árabes exportadores de petróleo, liderados pela Arábia Saudita, decidiram suspender as vendas de óleo para Israel e seus aliados, como Estados Unidos, países da Europa Ocidental e Japão. Esse embargo ocasionou um forte aumento do preço do barril de petróleo e uma grave crise de energia nos países sem reservas próprias.
25 de abril, 1974PortugalRevolução de 25 de Abril ou Revolução dos Cravos: nomes pelos quais ficou conhecido o movimento militar que marcou o fim do regime ditatorial salazarista e a consequente implantação de um regime democrático. Marcello Caetano, que havia assumido o governo quando da doença de Antônio Salazar, é deposto e se exila no Brasil. Como uma das suas principais medidas, o novo governo promoveu a independência das colônias portuguesas na África.
O cravo vermelho se tornou o símbolo desta revolução pelo fato de que muitos dos soldados revoltosos colocavam essa flor no cano de suas armas. Não se sabe exatamente como teria começado este tipo de manifestação que se alastrou pelas cidades portuguesas, onde se via a população solidária com o movimento distribuindo cravos vermelhos para as tropas.
junho, 1974IsraelYitzhak Rabin substitui Golda Meir como primeiro-ministro. Esteve no poder por dois mandatos: o primeiro de 1974 a 1977 e o segundo de 1992 até seu assassinato em 1995.
junho a julho, 1974EsporteX Copa do Mundo de Futebol realizada na Alemanha. A Alemanha Ocidental se torna bicampeã do mundo (anteriormente, vencera a copa de 1954) derrotando a Holanda na final por 2 a 1.
julho, 1974ChipreTropas turcas invadem a ilha e ocupam a porção norte.
Em 1983, esta região norte da ilha se proclamaria independente com o nome de República Turca de Chipre do Norte, país só reconhecido pela Turquia.
1 de agosto, 1974Estados UnidosPresidente Richard Nixon renuncia devido ao escândalo de Watergate.
Watergate era o nome do edifício onde ficava a sede do partido democrata em Washington. Durante a campanha presidencial de 1972, esse prédio foi invadido por pessoas ligadas ao partido republicano que planejavam fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta. Esse incidente, descoberto por dois repórteres do jornal Washington Post (Bob Woodward e Carl Bernstein), se transformou num rumoroso escândalo político que acabou levando à renuncia de Richard Nixon.
janeiro, 1975Ciência e TecnologiaLançado nos Estados Unidos o primeiro microcomputador da História: o Altair 8800, baseado no microprocessador Intel 8080.
abril de 1975 a 1990Oriente MédioGuerra Civil do Líbano: luta entre as milícias armadas das diversas comunidades existentes no pequeno território libanês deixa um saldo de mais de 100 mil mortos durante os 16 anos de conflitos.
Os principais grupos nesta guerra fratricida foram, de um lado, os cristãos maronitas, organizados em um partido de direita e do outro uma coalizão de drusos e muçulmanos, apoiada pelos países árabes. Os próprios grupos se subdividiam: cristãos maronitas, cristãos ortodoxos, muçulmanos sunitas, muçulmanos xiitas, além de grande número de refugiados palestinos (a Organização para Libertação da Palestina - OLP - surgiu no seio destes refugiados no Líbano). Israel e Síria interferiram diretamente nesta Guerra Civil que devastou o país e deixou Beirute em ruínas.
abril, 1975Ciência e TecnologiaBill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft em Albuquerque, no estado norte-americano do Novo México.
17 de abril, 1975CambojaPol Pot, líder do partido comunista "Khmer Vermelho", assume o governo e inicia a implantação de um regime de terror que duraria até janeiro de 1979. Estima-se que, nesse período, cerca de 2 milhões de pessoas tenham morrido no país (cerca de 30% da população), vítimas de execuções, fome ou dos trabalhos forçados no campo. Foi um dos maiores genocídios da História.
30 de abril, 1975Guerra do VietnãQueda de Saigon: a capital sul-vietnamita é tomada pelo Vietnã do Norte, provocando a capitulação do Vietnã do Sul e o fim da guerra.
2 de novembro, 1975CinemaAssassinado o diretor italiano Pier Paolo Pasolini.
20 de novembro, 1975EspanhaMorre o general Francisco Franco, ditador desde o final da Guerra Civil Espanhola em 1939.
22 de novembro, 1975EspanhaAssume o governo o príncipe Juan Carlos, neto de Afonso XIII, que havia sido rei da Espanha até 1931.