Período (d.C.)TemaEvento
21 de janeiro, 1976Ciência e TecnologiaComeçam os vôos comerciais do avião supersônico anglo-francês Concorde, operado pelas companhias Air France e British Airways.
julho a agosto, 1976EsporteXXI Jogos Olímpicos realizados em Montreal, Canadá.
setembro, 1976ChinaMorre Mao Tse-Tung. Apesar de haver indicado Hua Guofeng como seu sucessor, começa uma luta pelo poder no seio do partido comunista chinês.
27 de março, 1977AviaçãoDois aviões Boeing 747, um da KLM e outro da Pan Am, colidem na pista do aeroporto de Santa Cruz de Tenerife, Ilhas Canárias, provocando a morte de 583 pessoas, no que é considerado o pior desastre aéreo da história.
abril, 1977Ciência e TecnologiaSteve Jobs e Steve Wozniak lançam o Apple II.
junho, 1977IsraelMenachem Begin escolhido como primeiro-ministro. Governa até outubro 1983.
16 de agosto, 1977MúsicaMorre Elvis Presley, um dos maiores ídolos do rock em sua mansão na cidade de Memphis, no estado norte-americano de Tennessee. Elvis Presley passou de ídolo a mito: milhares de fãs ainda acreditam que "Elvis não morreu".
maio, 1978ItáliaPrimeiro-ministro Aldo Moro é assassinado pelo grupo terrorista Brigadas Vermelhas, 54 dias após ser sequestrado.
junho, 1978EsporteXI Copa do Mundo de Futebol realizada na Argentina. O país anfitrião se torna campeão do mundo ao vencer a Holanda na final por 3 a 1.
julho, 1978InglaterraNasce em Londres o primeiro bebê de proveta (fertilização in vitro) do mundo, Louise Brown.
agosto, 1978PapadoMorre o papa Paulo V sendo substituído por João Paulo I que ocupa o papado por apenas 33 dias, vindo a falecer em setembro.
setembro, 1978Política InternacionalPresidente Anwar Sadat do Egito e primeiro-ministro Menachem Begin de Israel assinam o Acordo de Paz de Camp David patrocinado pelo presidente norte-americano Jimmy Carter. Por este ato, Sadat e Begin foram laureados com o Prêmio Nobel da Paz de 1978.
outubro, 1978PapadoCardeal polonês Karol Wojtila é eleito papa com o nome de João Paulo II, sendo o primeiro sumo-pontífice não-italiano desde 1522. Ocuparia o papado até sua morte em abril de 2005.
O ano de 1978 ficou conhecido como o "ano dos três papas": Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II.
18 de novembro, 1978GuianaMais de 900 pessoas morrem envenenadas em um ato de suicídio coletivo numa comunidade de fanáticos religiosos no interior do país. O líder desta seita chamada "Templo do Povo" era o norte-americano Jim Jones que foi encontrado morto junto com os outros.
dezembro, 1978ChinaDeng Xiaoping assume o poder e inicia um programa de reformas na economia e nas instituições governamentais que leva o país a uma fase de grande desenvolvimento com elevadas taxas de crescimento.
dezembro, 1978IrãMonstruosa manifestação de protesto contra o xá Reza Pahlevi em Teerã.
era a denominação dada aos soberanos iranianos (ou persas) desde os tempos do Império Persa na Antiguidade, correspondendo ao título de imperador.
janeiro, 1979IrãRevolução Iraniana: oposição ao governo de Reza Pahlevi, constituída por muçulmanos, liberais e esquerdistas, derruba a monarquia, provoca a fuga do xá e coloca o aiatolá Khomeini como líder de uma ditadura teocrática islâmica.
Aiatolá é o mais alto posto na hierarquia religiosa islâmica xiita.
maio, 1979InglaterraMargaret Thatcher do partido conservador é a primeira mulher a ser escolhida para o cargo de primeiro-ministro. A "Dama de Ferro", como ficaria posteriormente conhecida, dirigiu o país até 1990.
novembro, 1979IrãCrise dos Reféns: estudantes iranianos ocupam a embaixada norte-americana em Teerã fazendo 66 reféns. A crise duraria exatamente 444 dias, só terminando em janeiro de 1981.
dezembro de 1979 a fevereiro 1989AfeganistãoInvasão Soviética: alegando necessidade de proteger o governo comunista do país que estava sendo severamente pressionado por grupos de oposição, a União Soviética decide invadir o país. Rapidamente, as principais cidades e vias de comunicação são tomadas, contudo os russos foram incapazes de derrotar os rebeldes islâmicos que lutavam nas montanhas. Após 10 anos de ocupação, os soviéticos se retiraram do Afeganistão.
dezembro, 1979Prêmio NobelMadre Teresa de Calcutá, missionária católica na Índia, recebe o Prêmio Nobel da Paz pelos seus trabalhos humanitários durante mais de 40 anos entre os pobres da cidade indiana de Calcutá.
Madre Teresa chamava-se Anjezë Gonxhe Bojaxhiu. Filha de pais albaneses, nasceu em 1910, na cidade de Skopje, na época parte do Império Turco-Otomano e atualmente capital da República da Macedônia. Em 1929 mudou-se para a Índia, tornando-se cidadã indiana em 1948. Faleceu em Calcutá em 1997.
anos 80MúsicaOs principais intérpretes do rock nesta década são os conjuntos britânicos "Dire Straits"; "Eurythmics"; "The Clash"; "The Police"; o irlândes "U2", o norte-americano "Guns'n Roses" além dos cantores norte-americanos Michael Jackson e Maddona.
abril, 1980IrãCrise dos Reféns: operação militar de resgate dos reféns, denominada "Eagle Claw", enfrenta sérios problemas logísticos e é cancelada por ordem do presidente norte-americano Jimmy Carter.
Acredita-se que o fracasso dessa missão de resgate tenha sido um dos principais motivos da derrota de Jimmy Carter para Ronald Reagan na disputa presidencial em 1980.
29 de abril, 1980CinemaMorre o diretor britânico Alfred Hitchcock, famoso por seus filmes de suspense.
maio, 1980IugosláviaMorre o presidente Josip Broz Tito, responsável pela criação, em 1946, da República Socialista da Iugoslávia, país que reunia seis repúblicas autônomas e de igual peso político nas decisões: Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro e Macedônia. Após o fim da era Tito, o país, formado por várias etnias e religiões, entrou em crise devido às manifestações nacionalistas, começando em 1991 o seu processo de desintegração, marcado por longos e sangrentos conflitos.
Apesar do regime iugoslavo ser socialista, Tito se distanciou da orientação soviética, sendo um dos líderes do grupo de países chamados de "não-alinhados", ou seja, que exerciam uma neutralidade em relação à Guerra Fria.
julho, 1980EsporteXXII Jogos Olímpicos realizados em Moscou.
setembro, 1980PolôniaFundado o "Solidariedade", primeiro sindicato independente em um país comunista. Seu principal líder, Lech Walesa, viria a ser eleito presidente da Polônia, logo após o colapso do regime comunista, em 1990.
setembro de 1980 a agosto de 1988Guerra Irã-IraqueConflito que opôs o Iraque (apoiado pelos Estados Unidos, Arábia Saudita e União Soviética) ao Irã. O principal motivo foi a disputa por questões territoriais entre os dois países, contudo tanto o Iraque, como seus aliados árabes de maioria sunita, temiam que a revolução iraniana, fundamentada no islamismo xiita, fosse exportada para seus países. A guerra terminou sem vencedores. Um cessar-fogo da ONU, aceito pelos dois países, pôs fim às hostilidades que provocaram mais de 1 milhão de mortos entre civis e militares.
8 de dezembro, 1980MúsicaJohn Lennon, um dos principais integrantes dos "Beatles", é assassinado em frente ao prédio Dakota onde residia em Nova York.
19 de janeiro, 1981IrãAcordo de Argel entre Estados Unidos e Irã, realizado com a intermediação da Argélia, põe fim à Crise dos Reféns.
20 de janeiro, 1981Estados UnidosRonald Reagan assume a presidência, permanecendo até 1989 no cargo.
abril, 1981Ciência e Tecnologia"Columbia", primeiro ônibus espacial (space shuttle) norte-americano, realiza seu vôo inaugural.
maio, 1981MúsicaMorre de câncer, o músico jamaicano Bob Marley, considerado o maior intérprete do gênero reggae de todos os tempos.
agosto, 1981Ciência e TecnologiaIBM lança o Personal Computer (PC).
6 de outubro, 1981EgitoPresidente Anwar Sadat é assassinado na cidade do Cairo por opositores às suas negociações de paz com Israel.
janeiro, 1982ONUPeruano Javier Péres de Cuellar assume como secretário geral ficando no cargo até 1991.
junho a julho, 1982EsporteXII Copa do Mundo de Futebol realizada na Espanha. A Itália se sagrou tricampeã do mundo (anteriormente, vencera as copas de 1930 e 1934) ao derrotar na final a Alemanha Ocidental por 3 a 1.
abril a junho, 1982ArgentinaGuerra das Malvinas (ou Guerra das Falklands): conflito entre a Argentina e a Inglaterra sobre a soberania das Ilhas Malvinas (denominadas Ilhas Falklands pelos britânicos). As ilhas, sob domínio inglês desde 1833, foram tomadas pela Argentina e recuperadas pela Inglaterra após pouco mais de dois meses de confrontos militares. Cerca de 900 soldados perderam a vida nesta guerra, sendo dois terços de argentinos.
novembro, 1982URSSMorre Leonid Brezhnev. Seu substituto é Yuri Andropov que governa o país até a sua morte em fevereiro de 1984.
dezembro, 1982MúsicaMichael Jackson lança o álbum "Thriller" que viria a se tornar no mais vendido de todos os tempos.
maio, 1983MedicinaLuc Montagnier, virologista francês, e sua equipe do Instituto Pasteur em Paris declaram haver identificado o agente causador da AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), o vírus HIV.
Montagnier seria laureado com o Prêmio Nobel de Medicina, em 2008, juntamente com Françoise Barré-Sinoussi, outra virologista francesa, a quem também se credita participação na descoberta do HIV.
dezembro, 1983Prêmio NobelLech Walesa, fundador do sindicato polonês Solidariedade e ativista dos direitos humanos, recebe o Prêmio Nobel da Paz.
fevereiro, 1984URSSMorre o líder Yuri Andropov. Assume em seu lugar, Konstantin Chernenko.
julho a agosto, 1984EsporteXXIII Jogos Olímpicos realizados em Los Angeles pela segunda vez, sendo a primeira em 1932.
dezembro, 1984ÍndiaVazamento de gás em uma fábrica de pesticida da empresa Union Carbide na cidade de Bhopal, estado de Madhya Pradesh, mata cerca de 5 mil habitantes, no pior acidente industrial do mundo.
dezembro, 1984Prêmio NobelBispo anglicano Desmond Tutu recebe o Prêmio Nobel da Paz pela sua luta contra a política de segregação racial (apartheid) na África do Sul.
31 de dezembro, 1984ÍndiaPrimeira-ministra Indira Gandhi, filha de Jawaharlal Nehru, é assassinada por dois membros sikhs da sua própria guarda pessoal.
Sikhs (siques) são membros do Siquismo, uma religião monoteísta da Índia fundada no século XV e baseada num sincretismo do Hinduismo com o Sufismo (corrente do Islamismo).
março, 1985URSSMikhail Gorbachev substitui Konstantin Chernenko como líder do governo soviético e se torna o responsável pela implantação de reformas tanto na política, a Glasnot, como na economia, a Perestroika, mudanças essas que culminaram na dissolução da União Soviética em 1991.
As palavras Glasnot e Perestroika significam, em russo, respectivamente, "transparência" e "reestruturação".
novembro, 1985Ciência e TecnologiaMicrosoft lança a primeira versão do sistema operacional Windows.
28 de janeiro, 1986Estados UnidosÔnibus espacial "Challenger" explode no seu lançamento, matando os sete membros da tripulação.
abril, 1986UcrâniaExplosão da usina nuclear de Chernobyl.
maio a junho, 1986EsporteXIII Copa do Mundo de Futebol realizada no México. A equipe argentina se sagra bicampeã do mundo (havia vencido a copa de 1978) ao derrotar a Alemanha Ocidental na final por 3 a 2.
maio a junho, 1987EsporteI Copa do Mundo de Rugby realizada na Austrália e Nova Zelândia. A seleção neo-zelandesa (All-Blacks) se torna campeã ao derrotar a França na final por 29 a 9.
dezembro, 1987Oriente MédioOcorre a primeira "intifada", rebelião da população civil palestina contra a presença dos militares israelenses nos territórios ocupados.
setembro a outubro, 1988EsporteXXIV Jogos Olímpicos realizados em Seul, na Coréia do Sul.
15 de novembro, 1988Oriente MédioOrganização para a Libertação da Palestina (OLP) declara a criação do Estado da Palestina, abrangendo a Cisjordânia, a Faixa de Gaza e tendo como capital Jerusalém Oriental. Este Estado só foi reconhecido pela ONU em novembro de 2012.
21 de dezembro, 1988TerrorismoBoeing 747 da companhia norte-americana Pan American, em vôo de Londres para Nova York, é alvo de atentado terrorista, explodindo sobre a localidade de Lockerbie, na Escócia e matando 270 pessoas: todos os que estavam a bordo e onze em terra.
janeiro, 1989Estados UnidosGeorge H. W. Bush toma posse como o 41º presidente norte-americano.
janeiro, 1989JapãoMorre o imperador Hiroito. Seu filho mais velho Akihito assume o trono dando início ao Período Heisei.
março, 1989Ciência e TecnologiaTim Berners-Lee, inglês trabalhando no laboratório do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), próximo a Genebra na Suiça, desenvolve a idéia do que seria a World Wide Web (WWW).
março, 1989Estados UnidosAcidente com o petroleiro "Exxon Valdez", nas costas do Alaska, provoca um gigantesco derramamento de óleo no mar com sérias consequências ambientais para a região.
4 de junho, 1989ChinaMassacre da Praça da Paz Celestial em Pequim: enorme manifestação de estudantes, intelectuais e trabalhadores contra o repressivo governo de Deng Xiaoping e a favor da democracia é violentamente reprimida pelo exército chinês resultando em inúmeras mortes (estimativas variam de 1 mil a 3 mil).
9 de novembro, 1989AlemanhaCai o Muro de Berlim.
dezembro, 1989Prêmio NobelDalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, recebe o Prêmio Nobel da Paz pela sua busca da liberdade sem violência.
fevereiro, 1990África do SulNelson Mandela, líder sul-africano contra o regime de apartheid, é libertado após mais de 27 anos na prisão (esteve preso desde 1962).
abril, 1990Ciência e TecnologiaNASA lança o telescópio espacial "Hubble" a bordo do ônibus espacial "Discovery".
O nome Hubble foi uma homenagem ao astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble que descobriu que o Universo está em expansão.
junho a julho, 1990EsporteXIV Copa do Mundo de Futebol realizada na Itália. Na partida final, a Alemanha Ocidental derrota a Argentina por 1 a 0 e se sagra tricampeã mundial (já havia vencido as copas de 1954 e 1974).
2 de agosto, 1990Oriente MédioInvasão do Kuwait: tropas iraquianas invadem o país vizinho, sob alegação que o Kuwait estaria provocando a queda nos preços mundiais do petróleo e assim prejudicando a economia iraquiana.
Após a invasão e a declaração do presidente do Iraque, Saddam Hussein, de que o Kuwait havia se transformado numa província iraquiana, a ONU estabeleceu um prazo (15 de janeiro de 1991) para as tropas iraquianas abandonarem o país. Caso a determinação não fosse cumprida, seria permitida uma operação de guerra para desalojar o invasor.
3 de outubro, 1990AlemanhaReunificação da Alemanha: as duas Alemanhas (Ocidental e Oriental) voltam a se reunir formando um único país, tendo Berlim como capital.
dezembro, 1990Prêmio NobelMikhail Gorbachev, dirigente da União Soviética, recebe o Prêmio Nobel da Paz pelos seus esforços para pôr fim à Guerra Fria.
janeiro a fevereiro, 1991Oriente MédioGuerra do Golfo: aliança de vários países, liderada pelos Estados Unidos, dá início à operação "Tempestade no Deserto" atacando maciçamente alvos iranianos tanto no Kuwait como no próprio Iraque. O conflito termina com uma esmagadora vitória da coalizão. O Kuwait é desocupado e severas sanções econômicas são impostas ao Iraque.
março, 1991América do SulBrasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinam o Tratado de Assunção, criando o Mercosul, uma área de livre comércio entre os países signatários.
junho, 1991IugosláviaEslovênia e Croácia declaram suas respectivas independências. Começa a dissolução da Iugoslávia.
A separação da Eslovênia e da Croácia desencadeou uma forte repressão por parte dos sérvios, predominantes no governo central iugoslavo. As regiões fronteiriças da Croácia com a Sérvia (núcleo da antiga Iugoslávia) sofreram com os ataques do exército iugoslavo, constituído por maioria sérvia. Por exemplo, a cidade croata de Vukovar, sitiada durante três meses, ficou em ruínas. Apesar da intervenção da ONU, a chamada Guerra de Independência da Croácia só terminou, realmente, em dezembro de 1995, com o Tratado de Dayton assinado por sérvios, croatas e bósnios.
julho, 1991RússiaBoris Yeltsin é eleito presidente da Federação Russa ocupando o cargo até dezembro de 1999.
agosto, 1991Ciência e TecnologiaTim Berners-Lee desenvolve o primeiro site da Internet: http:// info.cern.ch
setembro, 1991URSSOs países bálticos Estônia, Letônia e Lituânia declaram suas respectivas independências.
setembro, 1991IugosláviaMacedônia declara sua independência da Iugoslávia.
outubro, 1991Ciência e TecnologiaProgramador finlandês Linus Torvalds anuncia o lançamento do sistema operacional Linux, desenvolvido originalmente por ele, a partir do Unix.
O sistema Linux deu grande impulso à filosofia de "software livre", isto é, software disponível gratuitamente para todos.
outubro, 1991IugosláviaBósnia-Herzegovina declara sua independência da Iugoslávia. Os sérvios residentes nesta república não aprovam a decisão, pois desejam permanecer como cidadãos da Iugoslávia. Começa a Guerra da Bósnia.
outubro a novembro, 1991EsporteII Copa do Mundo de Rugby realizada na Inglaterra. A seleção australiana (Wallabies) sai vitoriosa derrotando a Inglaterra na final por 12 a 6.
outubro de 1991 a dezembro de 1995IugosláviaGuerra da Bósnia: sangrento conflito que opôs a minoria sérvia residente na Bósnia contra muçulmanos e croatas. A guerra civil, que provocou a morte de mais de 250 mil pessoas, só se encerrou em dezembro de 1995 quando, por interferência da ONU, foi assinado, pelos representantes da Iugoslávia (nesta ocasião reduzida à Sérvia e ao Montenegro), Bósnia-Herzegovina e Croácia, um tratado de paz (Tratado de Dayton).
O presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic foi responsabilizado como o mentor dos inúmeros massacres praticados pelo exército contra os muçulmanos e croatas da Bósnia.
dezembro, 1991URSSUcrânia declara sua independência.
8 de dezembro, 1991URSSFim da União Soviética: dirigentes da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia decidem extinguir a União Soviética a partir de 1 de janeiro de 1992. Em seu lugar, criam a CEI (Comunidade de Estados Independentes), uma organização para abrigar as antigas repúblicas soviéticas.
Com a dissolução da União Soviética, desaparecem, automaticamente, os conceitos de Cortina de Ferro e Guerra Fria.
21 de dezembro, 1991URSSDiversas outras repúblicas soviéticas decidem fazer parte da CEI.
25 de dezembro, 1991URSSMikhail Gorbachev renuncia.
31 de dezembro, 1991URSSUnião Soviética, criada em 1922, deixa oficialmente de existir.
janeiro, 1992ONUEgípcio Boutros Boutros-Gali assume como secretário geral, permanecendo no cargo até 1996.
7 de fevereiro, 1992União EuropéiaTratado de Maastricht, assinado na cidade holandesa de mesmo nome, transforma a Comunidade Econômica Europeia em União Europeia. A integração entre os países-membros deixava de ser apenas uma união econômica, passando também a ser política.
julho a agosto, 1992EsporteXXV Jogos Olímpicos realizados em Barcelona.
janeiro, 1993Estados UnidosBill Clinton assume a presidência, permanecendo no cargo até janeiro de 2001.
13 de setembro, 1993Oriente MédioAcordo de Paz de Oslo: Yizhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, e Yasser Arafat, líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), assinam em Oslo, Noruega, um histórico acordo de paz. Por este ato, ambos receberiam o Prêmio Nobel da Paz de 1994.
31 de outubro, 1993CinemaMorre o diretor italiano Federico Fellini.
dezembro, 1993Prêmio NobelNelson Mandela e Frederik Willem de Clerk, presidente atual e anterior da África do Sul, recebem o Prêmio Nobel da Paz de 1993 pelo fim da política de apartheid no país.
1 de janeiro, 1994América do NorteEntra em vigor o NAFTA (North American Free Trade Agreement), acordo que estabelece uma zona de livre comércio entre Canadá, Estados Unidos e México.
1 de janeiro, 1994MéxicoExército Zapatista de Libertação Nacional, grupo revolucionário baseado no estado mexicano de Chiapas, dá inicio a suas ações visando a combater as opressões sofridas pelos povos indígenas no país.
abril, 1994MúsicaKurt Cobain, compositor e vocalista do conjunto "Nirvana" da cidade de Seattle, se suicida.
abril, 1994África do SulNelson Mandela vence as primeiras eleições multirraciais do país dando início a um governo de reconciliação interna entre brancos e negros.
maio, 1994EuropaInaugurado o Eurotúnel, túnel ferroviário de 50 km sob o Canal da Mancha, ligando a França à Inglaterra.
junho a julho, 1994EsporteXV Copa do Mundo de Futebol realizada nos Estados Unidos consagra o Brasil tetracampeão mundial (anteriormente, vencera as copas de 1958, 1962 e 1970). Na partida final contra a Itália, após um empate de 0 a 0 no tempo normal, os brasileiros ganham nos pênaltis por 3 a 2.
dezembro, 1994RússiaGuerra da Chechênia: tropas russas invadem a República da Chechênia para impedir a independência desta região. Esta primeira guerra da Chechênia terminaria com um tratado de paz em maio de 1997.
maio a junho, 1995EsporteIII Copa do Mundo de Rugby realizada na África do Sul. A seleção da casa (Springboks) se sagra campeã derrotando a Nova Zelândia na final por 15 a 12.
setembro, 1995FrançaReinício dos testes nucleares franceses no Pacífico provoca manifestações de protesto em todo o mundo, principalmente dos países da Oceania e de organizações não-governamentais de defesa do meio-ambiente como o Greenpeace. Em janeiro de 1996, as experiências seriam suspensas.
4 de novembro, 1995IsraelPrimeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin, em seu segundo mandato, é assassinado em Tel Aviv por um judeu ortodoxo radical que se opunha às negociações de paz com os palestinos.
1996 a 1999IugosláviaExército iugoslavo enfrenta combatentes que lutam pela independência da província de Kosovo cuja população é majoritariamente de origem albanesa.
julho a agosto, 1996EsporteXXVI Jogos Olímpicos realizados em Atlanta, Estados Unidos.
janeiro, 1997ONUGanês Kofi Annam é escolhido como secretário geral ficando no cargo até 2006.
fevereiro, 1997Ciência e TecnologiaNasce na Inglaterra a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado no mundo.
31 de agosto, 1997Princesa DianaPrincesa Diana (Lady Di), ex-esposa do príncipe Charles da Inglaterra, morre em um acidente de carro no túnel de Pont de l'Alma, às margens do rio Sena, em Paris.
abril, 1998Irlanda / Reino UnidoAcordo de Belfast assinado pelos governos da República da Irlanda e do Reino Unido objetivando pôr um fim aos conflitos entre católicos e protestantes. Esse acordo foi aprovado em referendo pela maioria da população tanto da Irlanda como da Irlanda do Norte (estado membro do Reino Unido).
maio, 1998MúsicaMorre em Los Angeles, Frank Sinatra, um dos mais famosos cantores do século XX.
junho a julho, 1998EsporteXVI Copa do Mundo de Futebol realizada na França. O país anfirião se torna campeão do mundo ao derrotar o Brasil na final por 3 a 0.
setembro, 1998Ciência e TecnologiaLarry Page e Sergei Brin, fundam a empresa Google, que em breve se tornaria no maior e mais importante site de buscas da Internet. O projeto se baseava na tese de doutorado que ambos desenvolveram na Universidade de Stanford, na California.
6 de setembro, 1998CinemaMorre o diretor japonês Akira Kurosawa.
março a junho, 1999IugosláviaGuerra de Kosovo: forças da OTAN bombardeiam Kosovo para desalojar as tropas iugoslavas que controlam a província. Após três meses de conflitos e cerca de 1200 civis mortos, o exército iugoslavo se retira. Kosovo passa a ser administrada por um governo provisório, sob tutela da ONU.
maio, 1999IugosláviaTribunal Internacional das Nações Unidas, sediado em Haia na Holanda, incrimina o presidente da Iugoslávia, Slobodan Milosevic de praticar "atos contra a humanidade" em referência à sua política de "limpeza étnica" que ocasionou os genocídios na Bósnia e em Kosovo.
outubro, 1999RússiaTropas russas invadem novamente a Chechênia, dando início à segunda guerra contra os separatistas chechenos.
outubro a novembro, 1999EsporteIV Copa do Mundo de Rugby realizada no País de Gales. A seleção australiana (Wallabies) derrota a França na final por 35 a 12 e se sagra campeã pela segunda vez.
março, 2000PapadoPapa João Paulo II faz histórica viagem a Israel.
maio, 2000RússiaVladimir Putin eleito presidente, sucedendo a Boris Yeltsin.
25 de julho, 2000AviaçãoAcidente com o avião supersônico Concorde da Air France ao decolar do aeroporto Charles de Gaulle em Paris provoca a morte de 113 pessoas.
A queda do número de passageiros devido a esse acidente e os altos custos de manutenção levaram a Air France e a British Airways, empresas aéreas que operavam o Concorde, a suspender os vôos com essa aeronave a partir de 2003.
28 de setembro, 2000IsraelLíder da oposição israelense Ariel Sharon faz visita ao Monte do Templo em Jerusalém despertando o ódio dos árabes e provocando violentos tumultos por parte dos palestinos, no que ficou conhecido como a segunda "intifada".
O Monte do Templo é um local sagrado tanto para judeus como para muçulmanos. O Judaísmo venera o monte porque lá ficava o famoso Templo de Salomão, destruído pelos romanos em 70 d.C. Já para o Islamismo o Monte seria o local de onde o profeta Maomé teria subido aos céus. Atualmente, lá se encontram duas famosas mesquitas: a Cúpula do Rochedo e a Al-Aqsa.
setembro a outubro, 2000EsporteXXVII Jogos Olímpicos realizados em Sydney, Austrália.