Período (d.C.)TemaEvento
janeiro, 2001Estados UnidosGeorge W. Bush, filho de George H. W. Bush, (Bush pai) assume a presidência.
11 de setembro, 2001TerrorismoAtaques de 11 de Setembro: atentados suicidas cometidos pela organização terrorista islâmica Al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden, destroem as torres gêmeas que compunham o World Trade Center, em Nova York.
Os ataques foram realizados através de quatro aviões comerciais desviados de suas rotas pelos terroristas e jogados contra os alvos: dois colidiram com as torres gêmeas em Nova York e um outro contra o prédio do Pentágono em Washington. Supõe-se que um quarto avião, encontrado destroçado na Pensilvânia, tenha caído devido à luta no seu interior enre os passageiros e os sequestradores, não se sabendo qual seria o alvo previsto. Nesses atentados morreram mais de 3200 pessoas.
dezembro, 2001Prêmio NobelAs Nações Unidas e seu secretário geral, o ganês Kofi Annam, recebem o Prêmio Nobel da Paz.
1 de janeiro, 2002União EuropéiaLançamento do euro, unidade monetária sob forma de notas e moedas, com o propósito de ser a moeda única da União Europeia.
Como moeda escritural, o euro já existia desde 1 de janeiro de 1999.
maio a junho, 2002EsporteXVII Copa do Mundo de Futebol realizada em dois países asiáticos: Coréia do Sul e Japão. O Brasil se sagra campeão pela quinta vez (1958, 1962, 1970 e 1994) derrotando a Alemanha na final por 2 a 0.
outubro, 2002TerrorismoAtentados terroristas na Ilha de Bali, na Indonésia, provocam a morte de mais de 200 pessoas, em sua maioria turistas estrangeiros. O ataque foi atribuído a um grupo radical islâmico.
dezembro, 2002Prêmio NobelEx-presidente norte-americano Jimmy Carter recebe o Prêmio Nobel da Paz pelo seu contínuo esforço em prol da solução de conflitos internacionais e defesa dos direitos humanos.
1 de fevereiro, 2003Viagens EspaciaisÔnibus espacial "Columbia", o pioneiro deste tipo de aeronave, se desintegra ao retornar de uma missão, matando os seus sete tripulantes.
4 de fevereiro, 2003IugosláviaPaís passa a se chamar República da Sérvia e Montenegro, marcando o fim definitivo da Iugoslávia.
20 de março, 2003Invasão do IraqueUma coalizão militar liderada por Estados Unidos e Reino Unido dá início à invasão do Iraque com pesados ataques aéreos a Bagdá.
Um dos principais motivos para esta nova intervenção no Iraque foi a acusação do presidente norte-americano George W. Bush contra o ditador iraquiano Saddam Hussein de que este estaria apoiando o terrorismo internacional, principalmente em atos contra os Estados Unidos.
outubro a novembro, 2003EsporteV Copa do Mundo de Rugby realizada na Austrália. A Inglaterra é campeã ao derrotar a seleção anfitriã na final por 20 a 17.
13 de dezembro, 2003IraqueSaddam Hussein, que estava foragido, é localizado e aprisionado por tropas norte-americanas.
11 de março, 2004TerrorismoAtentados terroristas em quatro trens do metrô de Madri deixam quase 200 mortos e mais de 1700 feridos.
junho, 2004MúsicaMorre o pianista e cantor cego Ray Charles, considerado um dos maiores intérpretes de diferentes gêneros musicais norte-americanos (soul, blues, gospel, jazz, country, R&B) de todos os tempos.
agosto, 2004EsporteXXVIII Jogos Olímpicos realizados em Atenas. Foi a segunda vez que Atenas sediou as Olimpíadas. A primeira foi em 1896, quando começaram os Jogos Olímpicos dos tempos modernos.
26 de dezembro, 2004Catástrofes NaturaisTsunami no Oceano Índico: violento maremoto com epicentro na Indonésia (costas da ilha de Sumatra) provoca devastação em diversos países do sul da Ásia com reflexos até na costa oriental da África. Quase 200 mil pessoas perderam a vida nesta catástrofe, além de milhares de feridos, desaparecidos e desabrigados. Ao todo, 11 países sofreram os efeitos deste tsunami, sendo os mais atingidos Indonésia, Índia, Sri Lanka, Tailândia e Malásia.
fevereiro, 2005Meio AmbienteEntra em vigor o chamado Protocolo de Kyoto, um tratado internacional para redução da emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global. Este acordo havia sido discutido e negociado em 1997, na cidade japonesa de Kyoto, contando com a participação de 175 países.
2 de abril, 2005PapadoFalece o papa João Paulo II.
19 de abril, 2005PapadoCardeal alemão Joseph Ratzinger é eleito papa com o nome de Bento XVI.
6 de julho, 2005EsporteComitê Olímpico Internacional, reunido em Cingapura, escolhe Londres para sediar os Jogos Olímpicos de 2012 derrotando as cidades de Paris, Madri, Nova York e Moscou.
julho, 2005Irlanda do NorteExército Republicano Irlandês, o IRA, anuncia seu desarmamento com o consequente fim de suas ações armadas.
O IRA (Irish Republican Army) é uma organização paramilitar católica que, durante quase duas décadas, promoveu a luta armada e atos terroristas contra os protestantes do país e os defensores da união da Irlanda do Norte com a Grã-Bretanha. Seu objetivo era a separação da Irlanda do Norte e sua anexação à República da Irlanda.
agosto, 2005Catástrofes NaturaisFuracão Katrina atinge o sul dos Estados Unidos causando severos danos em muitos estados. Na Louisiana, a cidade de New Orleans ficou quase totalmente inundada devido ao rompimento de diques que retinham as águas do Lago Pontchartrain.
janeiro, 2006Oriente MédioPartido político Hamas, de ideologia mais radical e considerado terrorista pelo governo israelense, vence as eleições parlamentares palestinas derrotando o partido Fatah que estava no poder e adotava uma política mais flexível em relação a Israel.
março, 2006IugosláviaEx-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, em julgamento no Tribunal Internacional de Haia, na Holanda, é encontrado morto em sua cela.
22 de março, 2006EspanhaGrupo terrorista ETA do País Basco anuncia a suspensão de suas atividades armadas.
O ETA (Euskadi Ta Askatasuna) foi uma organização terrorista, fundada no período da ditadura franquista, cujo objetivo era obter a independência das regiões bascas da Espanha e da França através da luta armada.
junho, 2006Sérvia e MontenegroReferendo popular no Montenegro declara a independência do país. Assim, a República da Sérvia e Montenegro é extinta, dando origem a dois países independentes.
Esta separação marcou o final do processo de desintegração da antiga Iugoslávia. Todas as seis repúblicas que compunham o Estado iugoslavo se tornaram países independentes.
junho a julho, 2006EsporteXVIII Copa do Mundo de Futebol realizada na Alemanha. A Itália se sagra campeã mundial pela quarta vez (1934; 1938; 1982) ao derrotar na final a França em decisão por pênaltis (5 a 3) após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar.
26 de dezembro, 2006IraqueTribunal iraquiano condena à morte o ex-ditador Saddam Hussein acusado de crimes contra a humanidade.
30 de dezembro, 2006IraqueSaddam Hussein é enforcado em Bagdá.
janeiro, 2007ONUSul-coreano Ban Ki-Moon é escolhido secretário geral substituindo a Kofi Annan.
março, 2007Crise FinanceiraTem início nos Estados Unidos a maior crise financeira desde a Grande Depressão dos anos 30. Seus reflexos se espalham rapidamente em todo o mundo durante 2007 e 2008.
A crise começou no mercado hipotecário cujas financeiras estavam, há muito tempo, emprestando grande volume de recursos sem a devida análise de crédito. A partir do momento em que milhares de pessoas deixaram de cumprir seus compromissos, principalmente devido ao aumento das taxas de juros, a crise se instaurou. Como as instituições financeiras norte-americanas vendiam títulos baseados no pagamento das prestações, rapidamente, se criou um efeito-dominó de consequências globais, devido às interligações entre os mercados. Inúmeras instituições bancárias anunciaram prejuízos bilionários sendo que muitas pediram falência ou foram adquiridas a preços irrisórios. No final de 2008, o governo dos Estados Unidos e de muitos outros países seriam obrigados a intervir na economia a fim de evitar que a derrocada se alastrasse ainda mais.
julho, 2007Sete Novas Maravilhas do MundoEm concurso promovido pela organização New Open World Foundation, através de votos por celular e Internet, os seguintes monumentos foram escolhidos como as "sete novas maravilhas do mundo": Muralha da China; ruínas de Petra na Jordânia; ruínas incas de Machu Picchu, no Peru; ruínas maias de Chichen-Itza no Yucatan, México; Estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; Taj Mahal em Agra, Índia e o Coliseu de Roma.

Vide: As Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
30 de julho, 2007CinemaMorrem neste mesmo dia dois importantes diretores: o sueco Ingmar Bergman e o italiano Michelangelo Antonioni.
setembro a outubro, 2007EsporteVI Copa do Mundo de Rugby realizada na França. A África do Sul derrota a Inglaterra na final por 15 a 6 e se torna campeã pela segunda vez.
dezembro, 2007Prêmio NobelEntrega do Prêmio Nobel da Paz ao ex-vice-presidente norte-americano Al Gore pelo seu trabalho em prol da conscientização mundial sobre a necessidade de se tomar medidas para reverter os problemas relacionados com o aquecimento global.
27 de dezembro, 2007TerrorismoEx-primeira-ministro do Paquistão Benazir Bhutto é assassinada por terroristas da organização Al-Qaeda.
17 de fevereiro, 2008KosovoProvíncia de Kosovo declara independência da Sérvia.
24 de fevereiro, 2008CubaFidel Castro renuncia à presidência após 49 anos no poder.
2 de julho, 2008ColômbiaIngrid Betancourt, ex-senadora e ex-candidata à presidência da República, é libertada após mais de seis anos em poder dos guerrilheiros das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Ela estava em cativeiro na selva colombiana desde fevereiro de 2002 quando fora sequestrada.
agosto, 2008EsporteXXIX Jogos Olímpicos realizados em Pequim, na China.
agosto, 2008CáucasoConflito entre Rússia e Geórgia: tropas georgianas penetram em território da região separatista da Ossétia do Sul, provocando forte reação russa que intervém no confronto.
setembro, 2008Ciência e TecnologiaEntra em funcionamento no laboratório do CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), fronteira da Suiça com a França, o LHC (Large Hadron Collider), gigantesco acelerador de partículas projetado para possibilitar o estudo da origem do Universo.
outubro, 2008Crise FinanceiraCongresso norte-americano aprova um pacote de 700 bilhões de dólares para socorrer o setor financeiro.
4 de novembro, 2008Est. UnidosBarack Obama, candidato democrata, é eleito 44° presidente do país. Sua eleição é histórica por ser a primeira vez que um negro vem a ocupar a Casa Branca.
26 de novembro, 2008TerrorismoDez atentados terroristas simultâneos causam a morte de quase 200 pessoas e ferimentos em mais de 300, muitas delas estrangeiras, em diversos locais da cidade de Bombaim (Mombai) na Índia.
dezembro, 2008Prêmio NobelEntrega do Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente finlandês Martii Ahtisaari pelo seu trabalho de negociador da ONU em regiões conturbadas como a Namíbia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo e com os separatistas da província de Achem na Indonésia.
dezembro, 2008 a janeiro, 2009Oriente MédioConflito na Faixa de Gaza: grupo fundamentalista palestino Hamas quebra acordo de cessar-fogo assinado em junho de 2008 e lança mísseis contra o território israelense. Em represália, Israel desencadeia violenta operação militar na região com bombardeios e ofensiva terrestre. Mais de 1000 palestinos foram mortos.
20 de janeiro, 2009Est. UnidosCerca de 2 milhões de pessoas participam em Washington, D.C., das solenidades de posse do novo presidente norte-americano Barack Obama.
7 de fevereiro, 2009Catástrofes NaturaisViolenta onda de calor na Austrália causa inúmeros incêndios florestais e a morte de quase 200 pessoas.
2 de abril, 2009Crise FinanceiraLíderes do chamado G-20 se reunem em Londres para discutir medidas visando enfrentar a recessão global. Nesse encontro, foi acertada a injeção de recursos da ordem de US$ 1 trilhão na economia, sendo parte destinada ao FMI para ajuda aos países mais afetados e outra para estimular o comércio mundial.
O G-20 é um grupo formado por 19 países economicamente fortes juntamente com a União Européia, representando cerca de 85% do PIB mundial. Os países que integram o grupo são os do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Rússia e Canadá) mais: China, Brasil, Índia, Austrália, Coréia do Sul, México, Turquia, Indonésia, Arábia Saudita, Argentina e África do Sul.
6 de abril, 2009Catástrofes NaturaisRegião de Abruzzo, na Itália Central, é atingida por forte terremoto que causa milhares de desmoronamentos e cerca de 300 mortes, principalmente na cidade medieval de Áquila.
1 de junho, 2009AviaçãoAirbus da Air France em vôo do Rio de Janeiro para Paris cai no Oceano Atlântico provocando a morte de 228 pessoas.
29 de setembro, 2009Catástrofes NaturaisTerremoto provoca tsunami no Pacífico Sul, na região das Ilhas Samoa com dezenas de mortos.
30 de setembro, 2009Catástrofes NaturaisTerremoto na costa da Ilha de Sumatra, na Indonésia causa a morte de cerca de mil pessoas.
2 de outubro, 2009EsporteComitê Olímpico Internacional, reunido em Copenhague, escolhe o Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 derrotando as cidades de Chicago, Tóquio e Madri.
dezembro, 2009Prêmio NobelEntrega do Prêmio Nobel da Paz ao presidente norte-americano Barack Obama pelos seus esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos.
dezembro, 2009Meio AmbienteConferência do Clima de Copenhague reúne na capital dinamarquesa pessoas do mundo todo (governantes, diplomatas, ativistas, cientistas, empresários, jornalistas) em busca de alternativas para solucionar o seríssimo problema do aquecimento global da Terra.
12 de janeiro, 2010Catástrofes NaturaisViolento terremoto de 7 graus na escala Richter devasta a capital do Haiti, Porto Príncipe, deixando milhões de desabrigados e cerca de 230 mil mortos.
27 de fevereiro, 2010Catástrofes NaturaisTerremoto de 8,8 graus na escala Richter, seguido de tsunami, causa grande destruição na região costeira do Chile, próximo à cidade de Concepción, a segunda mais importante do país. O número de vítimas fatais chega a 800 pessoas.
20 de abril, 2010Est. UnidosExplosão e afundamento de plataforma de petróleo "Deepwater Horizon" no Golfo do México causa uma das maiores catástrofes ambientais do país.
junho a julho, 2010EsporteXIX Copa do Mundo de Futebol realizada na África do Sul. A Espanha se sagra campeã mundial pela primeira vez ao derrotar na final a Holanda por 1 a 0.
5 de agosto, 2010ChileAcidente em mina de cobre no Deserto de Atacama deixa 33 mineiros presos a 700 m do solo.
12 de outubro, 2010ChileApós mais de dois meses de uma gigantesca operação de resgate, são içados todos os 33 mineiros soterrados na mina de cobre. Um a um, eles sobem à superficie dentro de uma cápsula de aço.
dezembro, 2010Prêmio NobelEntrega do Prêmio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo que dedicou o prêmio às vítimas da violenta repressão ocorrida em 1989 na Praça Celestial em Pequim.