gênero / formadescrição sucinta
Adágiocomposição musical de andamento lento.
Áriacomposição destinada ao canto, geralmente romântica e sentimental
Badineriedança do século XVIII, cujo nome é derivado do verbo francês badiner = brincar, gracejar.
Baladacomposição instrumental, geralmente para piano (Chopin; Brahms; Grieg; Liszt; Fauré).
Balécomposição musical orquestrada para acompanhamento de peças de ballet.
Bourréedança francesa do século XVII semelhante à gavota, mas mais animada.
Canontipo de composição polifônica em que uma melodia é contrapontada a si mesma.
Cantatacomposição vocal-instrumental, predominantemente religiosa.
Canto Gregorianomúsica sacra introduzida durante o papado de Gregório I.
Capricho (capriccio)composição leve e despretensiosa.
Chaconadança renascentista de andamento lento.
Concertopeça musical extensa, que consiste na oposição de um ou mais instrumentos solistas a uma orquestra ou a um grupo instrumental.
Fantasiacomposição instrumental em que as idéias musicais se sucedem sem grande rigor formal, sugerindo a idéia de improvisação
Fugaforma complexa de composição polifônica.
Gavotadança francesa dos séculos XVII e XVIII.
Madrigalcomposição vocal muito difundida no século XVI.
Mazurcadança tradicional polonesa, bastante utilizada por compositores clássicos românticos (Chopin).
Minuetodança da aristocracia francesa, muito popular no século XVIII.
Motetotipo de composição polifônica medieval.
Música de Câmaracomposição para pequeno número de executantes.
Música Trovadorescamúsica popular surgida na Idade Média, no sul da França (Provença) e difundida por toda a Europa ocidental.
Noturnocomposição instrumental, geralmente para piano (Chopin).
Óperaobra dramática musicada.
Operetaópera mais leve e mais curta, chamada também de ópera ligeira.
Oratóriocomposição de caráter dramático e de vastas proporções, que utiliza, predominantemente, textos bíblicos.
Partitao mesmo que Suíte; composição musical em várias partes.
Pavanadança de origem italiana, em andamento lento.
Poema Sinfônicogênero de música baseada em poemas, em grande voga no século XIX.
Polcadança e música originárias da Boêmia no início do século XIX, sendo ainda hoje muito tocadas na República Checa e Hungria. (Johann Strauss I e II, Smetana).
Prelúdiocomposição que serve como introdução para outra mais consistente formalmente (Bach) ou peça para piano (Chopin).
Quarteto de Cordascomposição para quatro executantes.
Rapsódiapeça musical que utiliza geralmente melodias e efeitos instrumentais de determinadas músicas regionais (Liszt).
Rondóna sonata e na sinfonia clássicas, peça que serve de movimento final, caracterizada pela repetição de uma frase musical (refrão).
Sarabandadança renascentista em compasso ternário de andamento vivo e que, com o tempo, se tornou nobre e majestosa.
Scherzopeça instrumentral em estilo ligeiro que substituiu o minueto em sinfonias (Beethoven; Brahms).
Serenatacomposição musical, de caráter simples e melodioso, para ser executada normalmente à noite e ao ar livre.
Sinfoniacomposição musical para orquestra que se caracteriza pela multiplicidade de executantes para cada instrumento.
Sonatacomposição instrumental geralmente para piano solo ou duo com piano.
Suítecomposição instrumental com seqüência de movimentos de caráter diverso. O mesmo que Partita.
Tocatapeça para ser tocada em instrumentos de teclado.
Valsadança surgida no final do século XVIII, derivada de uma dança austríaca chamada ländler (Johann Strauss II).
Variaçãoapresentação de um mesmo trecho melódico com modificações estruturais que o tornam, aparentemente, novo.