Adágio | composição musical de andamento lento. |
Ária | composição destinada ao canto, geralmente romântica e sentimental |
Badinerie | dança do século XVIII, cujo nome é derivado do verbo francês badiner = brincar, gracejar. |
Balada | composição instrumental, geralmente para piano (Chopin; Brahms; Grieg; Liszt; Fauré). |
Balé | composição musical orquestrada para acompanhamento de peças de ballet. |
Bourrée | dança francesa do século XVII semelhante à gavota, mas mais animada. |
Canon | tipo de composição polifônica em que uma melodia é contrapontada a si mesma. |
Cantata | composição vocal-instrumental, predominantemente religiosa. |
Canto Gregoriano | música sacra introduzida durante o papado de Gregório I. |
Capricho (capriccio) | composição leve e despretensiosa. |
Chacona | dança renascentista de andamento lento. |
Concerto | peça musical extensa, que consiste na oposição de um ou mais instrumentos solistas a uma orquestra ou a um grupo instrumental. |
Fantasia | composição instrumental em que as idéias musicais se sucedem sem grande rigor formal, sugerindo a idéia de improvisação |
Fuga | forma complexa de composição polifônica. |
Gavota | dança francesa dos séculos XVII e XVIII. |
Madrigal | composição vocal muito difundida no século XVI. |
Mazurca | dança tradicional polonesa, bastante utilizada por compositores clássicos românticos (Chopin). |
Minueto | dança da aristocracia francesa, muito popular no século XVIII. |
Moteto | tipo de composição polifônica medieval. |
Música de Câmara | composição para pequeno número de executantes. |
Música Trovadoresca | música popular surgida na Idade Média, no sul da França (Provença) e difundida por toda a Europa ocidental. |
Noturno | composição instrumental, geralmente para piano (Chopin). |
Ópera | obra dramática musicada. |
Opereta | ópera mais leve e mais curta, chamada também de ópera ligeira. |
Oratório | composição de caráter dramático e de vastas proporções, que utiliza, predominantemente, textos bíblicos. |
Partita | o mesmo que Suíte; composição musical em várias partes. |
Pavana | dança de origem italiana, em andamento lento. |
Poema Sinfônico | gênero de música baseada em poemas, em grande voga no século XIX. |
Polca | dança e música originárias da Boêmia no início do século XIX, sendo ainda hoje muito tocadas na República Checa e Hungria. (Johann Strauss I e II, Smetana). |
Prelúdio | composição que serve como introdução para outra mais consistente formalmente (Bach) ou peça para piano (Chopin). |
Quarteto de Cordas | composição para quatro executantes. |
Rapsódia | peça musical que utiliza geralmente melodias e efeitos instrumentais de determinadas músicas regionais (Liszt). |
Rondó | na sonata e na sinfonia clássicas, peça que serve de movimento final, caracterizada pela repetição de uma frase musical (refrão). |
Sarabanda | dança renascentista em compasso ternário de andamento vivo e que, com o tempo, se tornou nobre e majestosa. |
Scherzo | peça instrumentral em estilo ligeiro que substituiu o minueto em sinfonias (Beethoven; Brahms). |
Serenata | composição musical, de caráter simples e melodioso, para ser executada normalmente à noite e ao ar livre. |
Sinfonia | composição musical para orquestra que se caracteriza pela multiplicidade de executantes para cada instrumento. |
Sonata | composição instrumental geralmente para piano solo ou duo com piano. |
Suíte | composição instrumental com seqüência de movimentos de caráter diverso. O mesmo que Partita. |
Tocata | peça para ser tocada em instrumentos de teclado. |
Valsa | dança surgida no final do século XVIII, derivada de uma dança austríaca chamada ländler (Johann Strauss II). |
Variação | apresentação de um mesmo trecho melódico com modificações estruturais que o tornam, aparentemente, novo. |