GêneroDescrição sucinta
BaiãoDança e música nordestinas derivadas do lundu, muito popular nas décadas de 40 e 50, sendo seu maior disseminador o músico Luis Gonzaga.
CarnavalPeríodo tradicionalmente de três dias de festas populares que ocorre anualmente precedendo a Quaresma com folguedos, bailes e desfiles de blocos e escolas de samba. Sua origem remonta à Antiguidade tendo sido trazido para o Brasil pelos portugueses sob a forma de festejos denominados "entrudos" que entraram em declínio no final do século XIX dando então lugar ao Carnaval.
CateretêDança rural de origem indígena.
CôcoDança de roda do Nordeste, principalmente Alagoas, de origem africana.
CongadaDança surgida no Nordeste no século XVII, simbolizando a coroação de um rei do Congo.
FrevoDança surgida em Pernambuco no final do século XIX.
LunduDança trazida pelos escravos bantos vindos de Angola com meneios e requebros de forte apelo sensual, tornando-se dança de salão muito em voga no Brasil do século XVIII ao início do século XX.
MaracatuDança surgida em Pernambuco no século XVIII de origem africana.
MaxixeDança urbana brasileira, mistura de polca, habanera e tango, surgida no Rio de Janeiro no século XIX.
QuadrilhaDança de origem francesa surgida em meados do século XVIII. No Brasil, tornou-se uma dança típica dos festejos juninos.
ReisadoDança de origem portuguesa que se realiza na véspera e no Dia de Reis (Folia de Reis).
XaxadoDança do sertão nordestino, originalmente dançada apenas por homens. Foi bastante difundida através dos cangaceiros que marcavam o ritmo com pancadas dos rifles no chão.
XoteDança semelhante à polca surgida na Alemanha em meados do século XIX, com o nome Schottische e que logo se difundiu por toda a Europa. No Brasil foi muito popular, principalmente no Nordeste.